De volta ao futebol brasileiro, Felipão busca resgatar sua imagem vitoriosa

- Advertisement -

O consagrado treinador Luiz Felipe Scolari – o Felipão – acertou seu retorno ao futebol brasileiro para treinar a Sociedade Esportiva Palmeiras, que demitiu Roger Machado na noite da última quarta (25). Será a terceira passagem de Felipão na equipe de São Paulo. Com total respaldo da diretoria e com o apoio da maioria dos palmeirenses, Felipão terá como missão principal dar regularidade ao caro elenco alviverde, que mostrou carecer de um comandante experiente, vitorioso e com pulso firme.

O trágico revés no Campeonato Estadual e os últimos resultados do time no Campeonato Brasileiro fizeram a torcida e a diretoria palmeirense perderem a paciência com o jovem e promissor treinador Roger Machado, que mostrou não estar preparado para assumir uma equipe com alto investimento. A postura dos principais jogadores do time mostrou que Roger já havia perdido o respeito dos atletas e também da torcida. Faltou atitude, experiência, comando, ousadia. Faltou a Roger tudo aquilo que há de sobra em Felipão.

No Palmeiras a história é vitoriosa, na primeira passagem – 1997 a 2000 – foram 242 jogos, com 122 vitórias, 61 empates e 60 derrotas, o equivalente a 58,8% de aproveitamento. Nesse período foi campeão da Copa do Brasil, Copa Mercosul, Torneio Rio-São Paulo e da Libertadores da América de 1999. Na segunda passagem – 2010 a 2012 -, quando o Palmeiras sofria com uma grande crise financeira, Felipão conseguiu fazer do time Campeão da Copa do Brasil, interrompendo um jejum de 12 anos da equipe sem títulos nacionais. Nessa passagem o treinador teve um aproveitamento de 52,5% em 165 jogos, com 70 vitórias, 50 empates e 45 derrotas.

Felipão durante o treino do Palmeiras no Allianz Parque
Fonte: SE Palmeiras

Mas claro, ainda há quem veja Scolari com mágoa e desconfiança, atribuindo somente a ele o humilhante 7 x 1 sofrido pelo Brasil contra a Alemanha na semifinal da Copa de 2014. Ora, se ele é o único culpado por essa derrota também é ele o único responsável pela conquista do pentacampeonato da Seleção Brasileira em 2002. Vale lembrar que Felipão foi um dos poucos treinadores brasileiros a treinar um grande time da Europa – Chelsea em 2018 – e um dos principais responsáveis pelo melhor desempenho em copas do mundo pela seleção de Portugal, chegando às semifinais na copa da Alemanha em 2006. E mesmo após todos os sucessos e o fiasco da Copa de 2014, Felipão, aos 69 anos de idade, se reiventou e conseguiu nos últimos dois anos títulos importantíssimos pelo Guangzhou Evergrande da China – Título Chinês e Título da Liga dos Campeões da AFC de 2015 -, mostrando aos críticos que ainda pode ser o Felipão de sempre.

Luiz Felipe Scolari chega novamente ao Palmeiras com status de ídolo, em uma equipe qualificada, que com sua ajuda terá capacidade de ganhar todos os campeonatos que está disputando. O Palmeiras é talvez um dos poucos clubes que podem resgatar aos brasileiros a imagem do Felipão vencedor.

 

Foto de Capa: YouTube

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Sidny Cabral revela interesse do Sporting aborda a sua carreira: «É uma história louca»

Sidny Cabral trocou o Estrela da Amadora pelo Benfica e considerou a sua carreira como uma 'história louca'.

Portugal derrotado pela Espanha na final do Euro Futsal 2026

Portugal e Espanha enfrentaram-se durante este sábado, na final do Euro Futsal 2026. A partida terminou com um 5-3 para os espanhóis.

Olheiro BnR | Seko Fofana

Calmo com a bola nos pés, Fofana tem também no seu arsenal uma boa capacidade de drible e de remate a longa distância

Borussia Monchengladbach empata em casa frente ao Bayer Leverkusen e não vence há 5 jogos na Bundesliga

Borussia Monchengladbach e Bayer Leverkusen empataram a um golo, na jornada 21 da Bundesliga. Os golos foram apontados na primeira-parte.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: merengues preparam-se para receber 10 milhões de euros por venda do AC Milan

O Real Madrid prepara-se para receber metade da verba da venda de Álex Jiménez do AC Milan para o Bournemouth.

Estoril Praia e Tondela empatam a dois golos no Estádio António Coimbra da Mota

O Estoril Praia empatou a dois golos frente ao Tondela, na jornada 21 da Primeira Liga. Os canarinhos estavam numa série de três vitórias consecutivas.

Vitória SC com baixa de peso para a partida contra o Arouca

Alioune Ndoye encontra-se lesionado e vai falhar a partida entre o Vitória SC e o Arouca, relativa à 21.ª jornada da Primeira Liga.