📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Escrete: um voo tranquilo pelos ares do Sul

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Como estamos cientes, o futebol – até esta nomenclatura o indica – é um desporto cheio de palavras britânicas. Pudera: foi inventado pelos ingleses! Porém, para quem não sabe, a seleção nacional brasileira (de futebol) é conhecida por alguns apelidos queridos. A verde e amarela; a canarinha; a Seleção; o escrete. Esta última palavra, remete para o inglês scratch, que, literalmente, significa linha de partida. Isto é, na tradução para o português, são os atletas mais bem preparados e escolhidos para representar uma equipa específica. A Seleção tem de ter os melhores. Ponto final.

O Brasil cresceu a olhos vistos. A qualidade do futebol, a magia ao serviço da equipa e, sobretudo, noções defensivas avançadas, fazem que o Brasil atinja, calmamente e sem percalços, a velocidade de cruzeiro no grupo da Conmebol de apuramento para o Mundial – as seleções da América do Sul.

É incrível como Tite fez o escrete subir a pulso. Marca muitos golos. Sofre pouquíssimos. Aliás, contra o Uruguai sofreu o seu primeiro e único até agora (desde que Tite assumiu o leme).

Brasil tem estado imparável Fonte: Bluerayvids.com
Brasil tem estado imparável
Fonte: Bluerayvids.com

Os jogadores são diferentes do Brasil de há um ou dois anos atrás? Alguns, mas não é por aí. A maioria esteve presente naquele desastre em Minas Gerais, onde um tanque alemão espezinhou a canarinha. Aliás, a maioria dos jogadores que compõem este elenco mais ou menos fixo – isto porque algumas convocatórias vão sendo algo voláteis, pela periodicidade reduzida de jogos de seleções ao longo do ano – são dessa altura. O que mudou? Tudo.

Tite é preparado. Quis estudar. Aprender. Saber mais. Questionar-se. Teve humildade. Fez um ano sabático na Europa, depois de ter vencido tudo com o Corinthians. Voltou ao gigante paulista para ainda ser campeão nacional uma última vez e partir para a seleção mais titulada do mundo. Poucos brasileiros, na minha opinião, poderiam neste momento gerir o escrete com sucesso. Felizmente, Tite é um deles. Já se começa a ver bons hábitos, igualmente, em (algumas) equipas do Brasileirão. Veremos se são sustentados e duradouros.

Quanto ao querido escrete, vai passeando calmamente. Foi, de resto, a primeira seleção a conseguir o apuramento para o Mundial. A Rússia está já ali. E, a jogar assim, algo me diz que o Brasil será mesmo um candidato.

Foto de capa: Guia do Boleiro

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ivan Lima e a estreia pelo Benfica: «Um momento que jamais irei esquecer»

Ivan Lima estreou-se com a camisola da equipa principal do Benfica. Extremo já reagiu aos primeiros minutos que somou nas águias.

Há mais um Mora a encantar o mundo: 4 clubes já fizeram propostas por Gilberto Mora

Gilberto Mora é um dos talentos mais promissores do futebol mundial. Há quatro tubarões europeus que já fizeram proposta pelo jovem mexicano.

Treinador do Crystal Palace confirma saída de internacional inglês: «Vai deixar-nos no próximo ano»

Marc Guéhi vai deixar o Crystal Palace. Olive Glasner, treinador do clube, confirmou que o defesa não quer renovar contrato.

Já é conhecido o nome do principal alvo do Manchester United de Ruben Amorim para janeiro e custa 80 milhões de euros

O Manchester United definiu a contratação de Adam Wharton como a grande prioridade de janeiro. Equipa de Ruben Amorim vai tentar contratação.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid prepara-se para atacar contratação de mais um médio da Premier League

O Real Madrid quer reforçar o plantel com um novo médio. Alexis Mac Allister, jogador do Liverpool, é alvo dos merengues.

Ruben Amorim vê pedido frustrado e defesa desejado pelo Manchester United quer renovar contrato e continuar em Itália

Ruben Amorim é um admirador de Federico Dimarco. Ainda assim, apesar do interesse do Manchester United, o lateral quer continuar no Inter Milão.

Martim Mayer dá entrevista à imprensa espanhola: «Gostaria de ultrapassar o meu avô e ter 8 campeonatos»

Martim Mayer, candidato à presidência do Benfica, quer conquistar mais campeonatos do que o seu avô Duarte Borges Coutinho.