Feijoada à brasileira

- Advertisement -

brasileirao

Bem-vindos, caros degustadores. Geração da comidinha gourmet onde um prato de “bacalhau au grão” leva apenas uma postinha fininha do peixe com bigodes das gélidas águas da Noruega, com um grão por cima. Geração do fast-food (ou fast- nothing?) que é só chegar, tirar, aquecer e já está. Mas o que aconteceu à preparação? Ao carinho? Ao convívio com os amigos? Eu explico.

Feijão preto. Deixa de molho. Mete as cervejas a gelar e ouve um samba. Pergunta como foi o dia dela. Ou como será… põe tudo em pratos limpos. Porque depois vai haver muita pratada para limpar. Serve uns aperitivos. Vai ver como está o feijão. Corta as carnes. Dá mais uma olhadela. A salada! Não esquecer os verdes. Arroz para um batalhão. Ouve um Caetano Veloso, ou Gilberto Gil ou Noel Rosa, sei lá. Convive. Como se o carpe diem ditasse as leis do condado que é a tua casa.

O Brasileirão de 2014 pode nem sair do papel. A ementa? Descida de divisão da Portuguesa de Desportos. O caldo está entornado (não o caldo do nosso feijão, mas o da legislação). Que grande confusão. Adicione a letargia da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com uma pitada de apatia do STJD (Supremo Tribunal Judicial do Desporto). Deixe ferver. Agora adicione uma turba de adeptos irritados e cansados. Para finalizar mexa bem com a FIFA. Está tudo dito. O imbróglio continua. E o órgão máximo do futebol mundial poderá intervir.

Fluminense e Portuguesa – lados opostos da moeda Fonte: Portalfluminense.com.br
Fluminense e Portuguesa – lados opostos da moeda
Fonte: Portalfluminense.com.br

Vou fazer uma confissão. Os poucos que ainda têm a paciência de ler as atrocidades que aqui são escritas, devem saber que também possuo cidadania brasileira. Pois bem, certa vez, em Roma, precisei de usar os serviços do consulado da minha segunda nação. Chegado ao local, na famosa Piazza Navona (muito bonita, visitem), dei de caras com dois conterrâneos que diziam:

– Isso virou confusão à italiana?

O outro retorquiu:

– Pelos vistos já virou foi confusão à brasileira.

É bom sentir-me em casa. Estava explicado o espírito da coisa.

Bom, conviveram? Comeram, empanturraram e alambazaram-se de amor e carinho entre os amigos? Então agora vão ver o feijão. Deve estar quase pronto. Quentinho e gostoso. Sirvam bem servido, que a comida é para ser toda dizimada. Dia de feijoada é assim: amor-com-todos, para dar e vender e convívio de Deuses; como se do próprio Baco, Deus do vinho, se tratasse.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola reage à eliminação do Sporting na Youth League: «Sem dúvida, o plano dos portugueses funcionou na perfeição»

O Sporting foi eliminado pelo Real Madrid na Youth League e a imprensa espanhola já reagiu ao encontro.

Eliminatória empatada: Florian Grillitsch marca o segundo do Braga aos 15 minutos

Em busca de uma reviravolta, o Braga enfrenta o Ferencváros na segunda mão dos oitavos-de-final da Europa League.

Braga dá início ao sonho da reviravolta com golo de Ricardo Horta aos 11 minutos

Em busca de uma reviravolta, o Braga enfrenta o Ferencváros na segunda mão dos oitavos-de-final da Europa League. Ricardo Horta abriu o marcador aos 11 minutos.

FIFA já levantou o transfer ban ao Vitória SC

A FIFA já levantou o transfer ban que tinha imposto ao Vitória SC, com o emblema minhoto a ter a situação regularizada.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United ‘ameaça’ Barcelona: ou 30 milhões de euros, ou nada

O Manchester United não está disposto a baixar o valor de Marcus Rashford, pretendendo que o Barcelona pague 30 milhões de euros.

Para Rui Borges ter debaixo de olho? Jovem lateral do Sporting em destaque

Daniel Costa foi um dos jogadores que atuou na partida entre o Sporting e o Real Madrid, relativo à Youth League.

Futuro de Martín Anselmi em aberto: dono do Botafogo tem posição bem clara

Martín Anselmi está em sério risco de ser despedido do comando técnico do Botafogo. Caso perca frente ao Palmeiras, deixará o clube.