- Advertisement -

brasileirao

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013 chegou ao seu término. Houve emoção, alegrias e tristezas. Houve também violência, que poderia ter sido evitada. E a queda de dois gigantes cariocas que dará muito que falar.

Alfred Hitchcock, um mago da realização. O mestre do suspense. Nunca venceu um Óscar da Academia. Injusto. Quem nunca ouviu essa expressão: “É um autêntico fim à Hitchcock!” Pois bem. Foi o que aconteceu.

O Cruzeiro já há muito tinha confirmado o título. Uma campanha segura e sólida da turma azul de Belo Horizonte deu o título a cinco jornadas por jogar. Empatou a uma bola no terreno do Flamengo, num desafio entre Campeão Brasileiro e Campeão da Copa do Brasil. O grupo do G-4 – aqueles que vão á Libertadores para o ano – fechou com o Grêmio a vice-campeão, o surpreendente Atlético Paranaense no bronze e com a confirmação do Botafogo, de Seedorf. Os alvinegros fizeram um bom campeonato, coroado com este feito. Coisa que, em General Severiano, já não acontecia há algum tempo. A meio da tabela não houve grandes mexidas. O Atlético Mineiro (oitavo classificado) vai partir agora para Marrocos, a fim de jogar o Mundial de Clubes. Com Ronaldinho Gaúcho recuperado, esperam-se boas exibições do Galo na competição.

Vai uma boa dose de emoção? / Fonte: portistasdebancada.blogspot.com e veja.abril.com.br
Vai uma boa dose de emoção? / Fonte: portistasdebancada.blogspot.com e veja.abril.com.br

Mas as grandes deceções foram o Fluminense e o Vasco. Este último está numa situação alarmante, que já se arrasta desde o campeonato transato. Crise diretiva, financeira e desportiva, com reflexo nos salários em atraso e no fracasso desportivo dentro de campo. O clube da Cruz de Malta, tetra campeão do país, vai agora enfrentar mais uma vez a segunda divisão. Para além de Náutico (último colocado) e Ponte Preta (penúltimo) também o campeão de 2012, Fluminense, está de saída do convívio dos deuses. O tricolor carioca fez um péssimo campeonato, quando nada o fazia prever. Continuou com o mesmo treinador vitorioso, Abel Braga, que acabou por ser despedido pouco tempo depois, e com o núcleo duro do brilhante campeonato anterior. De nada lhe valeu a vitória na Baía, por 1-2. Uma pena. Estes quatro clubes serão substituídos por Palmeiras – que bem merece estar na elite -, Chapecoense, Sport e Figueirense.

Uma pena, também, foi a violência desproporcional entre torcedores. Em imagens arrepiantes, é possível ver adeptos feridos e desmaiados durante o encontro entre o Atlético Parananse e Vasco da Gama, com 5-1 para os de Paraná. Sem polícia, o Estádio Arena Joinville virou um palco de batalha. Mais um acontecimento que pode manchar o bom nome do país irmão, em vésperas do Mundial. Tudo poderia ser evitado se o policiamento fosse o correto. O destacamento de funcionários policiais para estes jogos de fim de campeonato, onde as emoções e os nervos afloram à epiderme dos adeptos, é fulcral. Depois da queda de uma parte do Itaquerão – o Estádio para o jogo de abertura do Mundial 2014 – agora é a vez de a violência imperar sobre o bom senso. Infelizmente, este não foi o único caso onde a barbárie prevaleceu sobre a civilização. Houve e voltará a haver outros. Mas falemos de coisas bem melhores.

Cenas lamentáveis durante o Atlético e Vasco / Fonte: foxsports.com.br
Cenas lamentáveis durante o Atlético e Vasco / Fonte: foxsports.com.br

Foi, sem dúvida, um campeonato muito competitivo. Aliás, como sempre é o Brasileirão. Nos últimos campeonatos, o vencedor só havia sido descoberto na última jornada. Este ano não foi assim. Mas houve uma tendência para baixo, isto é, para os que se quiseram salvar da descida. Também é uma luta justa e digna para estar entre os melhores.

Um dos grandes mestres da sétima arte tem vários e geniais filmes. Tem “Janela Indiscreta”, “Vertigo”, “The Secret Agent”, “Jamaica Inn” ou “The 39 steps”. Mas este fim faz recordar “A Corda”, com James Stewart no papel principal. Muitos clubes andaram com a tal corda na garganta. Alguns desfizeram o nó. Outros nem por isso. Esperemos pelo próximo campeonato, onde a incerteza é garantida, e assim nem precisaremos de ver nenhum filme do nosso querido Alfred para apreciar um bom Thriller.

Subscreve!

Artigos Populares

Supresa da jornada: PSG é derrotado pelo Rennes e pode voltar a perder liderança da Ligue 1

Esta sexta-feira, o Rennes venceu por duas bolas a uma frente ao PSG, que concedeu a terceira derrota em 22 jornadas da Ligue 1.

Erro crasso de Anatoliy Trubin permite a Gonçalo Paciência estrear-se a marcar pelo Santa Clara e reabre o jogo nos Açores

Gonçalo Paciência marcou no arranque da segunda parte, aproveitando um frango de Anatoliy Trubin. O Santa Clara recebe o Benfica nos Açores.

Al Hilal mantém liderança com triunfo caseiro e Al Ittihad de Sérgio Conceição volta às vitórias: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na 22.ª jornada da Liga Saudita, o Al Hilal bateu o Al Ettifaq por 2-0 e o Al Ittihad de Sérgio Conceição venceu por 2-1 frente ao Al Fayha.

Carlos Carvalhal recusa Atlético Mineiro e define futuro no que resta da temporada

Carlos Carvalhal deu uma nega ao Atlético Mineiro. Emblema brasileiro voltou a tentar contratar o técnico português.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o motivo para a ausência de Wendel Silva da ficha de jogo do Santa Clara x Benfica

O Santa Clara recebe o Benfica nos Açores sem Wendel Silva. Avançado vai regressar ao Brasil e reforçar o Ceará.

Galatasaray goleia o Eyupspor em casa com hat-trick de Mauro Icardi

O Galatasaray chegou à terceira vitória consecutiva na Liga Turca, após bater o Eyupspor por cinco bolas a uma num encontro da 22.ª jornada.

Vangelis Pavlidis marca de cabeça e o Benfica já vence o Santa Clara nos Açores

O Santa Clara recebe o Benfica nos Açores. Vangelis Pavlidis adiantou as águias numa jogada de assistência encarnada.