Força, Chape!

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

Parece que depois da tragédia que abalou o mundo, não faz qualquer sentido escrever sobre o que quer que seja. Perderam a vida 71 pessoas. Das quais a maioria eram integrantes da Associação Chapecoense de Futebol; mas também nossos colegas da imprensa. Seres humanos. Chapecó é uma pequena cidade do Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, que tinha o sonho de conquistar a América. Enfim, não vale a pena alongar-se mais e dizer que este clube subiu a pulso desde a quarta divisão (Série D) até ao estrelato. Sem investidores ricaços. Sem foguetes. Só com humildade. Agora é fácil dizer que a ANAC (agência de aviação local) deveria ter autorizado o voo para Medellín – obviamente que desconheciam o que viria a suceder depois… – mas sobretudo a incompetência não negligente daquela companhia aérea, cujo piloto era um dos dois proprietários. Quiseram poupar uns “trocos” no combustível e acabaram por despoletar uma tragédia.

A alegria transbordava nos corações verdes Fonte: Chapecoense
A alegria transbordava nos corações verdes
Fonte: Chapecoense

Enfim, já muito se escreveu sobre isto. Principalmente no dia seguinte ao sucedido. Até nós, do Bola na Rede, o fizemos, obviamente. Mas como foi um caso que afetou particularmente o Brasil e o futebol brasileiro, e incumbido eu de realizar a tarefa de escrever sobre ele, alguma coisa teria de falar. A todos os afetados, só posso desejar força. Toneladas dela.

P.S. – Por estes dias a Conmebol (a associação que reúne todas as federações de futebol da América do Sul) anunciou a Chapecoense como vencedora da Copa Sul-Americana. Acho isto tremendamente errado; e passo a explicar. Primeiro, esta edição deveria ser anulada. Como se nunca tivesse existido. Ou, se quiserem encontrar um vencedor, fazer os dois jogos da final com equipes juvenis, tal como fizeram, por exemplo, os adversários do Torino, no passado. Assim, a Chapecoense vai receber um título que, julgo, preferia não arrecadar, ficando, para sempre, relembrado como o título da morte. E nenhum troféu se pode sobrepor a uma vida humana. 

Foto de capa: Globo

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta e o golo de Viktor Gyokeres: «Entendo que as pessoas não consigam apreciar o que ele traz para a equipa, nós certamente...

Viktor Gyokeres voltou aos golos na vitória do Arsenal por 3-2 frente ao Chelsea. Mikel Arteta elogiou a equipa e destacou o trabalho do ex-Sporting.

Thiago Silva reage à estreia pelo FC Porto frente ao Benfica: «Obrigado por me receberem tão bem»

Thiago Silva voltou ao FC Porto e estreou-se nesta temporada frente ao Benfica. O defesa-central brasileiro assumiu a satisfação com o jogo.

Sorteio das meias-finais da Taça de Portugal realiza-se já nesta quinta-feira

O sorteio das meias-finais da Taça de Portugal vai realizar-se já nesta quinta-feira, dia 15 de janeiro. A sessão vai ter lugar às 17h.

Armando Evangelista responde a comentários de Sérgio Conceição: «Para quem tiver dúvidas, convido à consulta dos dados estatísticos da Liga. Os números falam por...

Na passada quarta-feira, Armando Evangelista respondeu a comentários feitos por Sérgio Conceição após o empate entre o Al Ittihad e o Damac.

PUB

Mais Artigos Populares

Robinio Vaz anunciado como reforço da AS Roma

Na passada quarta-feira, a AS Roma anunciou a contratação do avançado de 18 anos do Marselha, Robinio Vaz, a troco de 25 milhões de euros.

Hansi Flick aborda a estreia de João Cancelo e o despedimento de Xabi Alonso: «Ele é um treinador fantástico. O futebol é assim»

Na antevisão ao embate da Taça de Espanha desta quinta-feira frente ao Racing Santander, Hansi Flick falou sobre João Cancelo e o despedimento de Xabi Alonso.

Grémio de Luís Castro sofre primeiro desaire e Palmeiras de Abel Ferreira escapa pela margem mínima

Na madrugada desta quinta-feira, o Grémio foi batido em...