📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

Parece que depois da tragédia que abalou o mundo, não faz qualquer sentido escrever sobre o que quer que seja. Perderam a vida 71 pessoas. Das quais a maioria eram integrantes da Associação Chapecoense de Futebol; mas também nossos colegas da imprensa. Seres humanos. Chapecó é uma pequena cidade do Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, que tinha o sonho de conquistar a América. Enfim, não vale a pena alongar-se mais e dizer que este clube subiu a pulso desde a quarta divisão (Série D) até ao estrelato. Sem investidores ricaços. Sem foguetes. Só com humildade. Agora é fácil dizer que a ANAC (agência de aviação local) deveria ter autorizado o voo para Medellín – obviamente que desconheciam o que viria a suceder depois… – mas sobretudo a incompetência não negligente daquela companhia aérea, cujo piloto era um dos dois proprietários. Quiseram poupar uns “trocos” no combustível e acabaram por despoletar uma tragédia.

A alegria transbordava nos corações verdes Fonte: Chapecoense
A alegria transbordava nos corações verdes
Fonte: Chapecoense

Enfim, já muito se escreveu sobre isto. Principalmente no dia seguinte ao sucedido. Até nós, do Bola na Rede, o fizemos, obviamente. Mas como foi um caso que afetou particularmente o Brasil e o futebol brasileiro, e incumbido eu de realizar a tarefa de escrever sobre ele, alguma coisa teria de falar. A todos os afetados, só posso desejar força. Toneladas dela.

P.S. – Por estes dias a Conmebol (a associação que reúne todas as federações de futebol da América do Sul) anunciou a Chapecoense como vencedora da Copa Sul-Americana. Acho isto tremendamente errado; e passo a explicar. Primeiro, esta edição deveria ser anulada. Como se nunca tivesse existido. Ou, se quiserem encontrar um vencedor, fazer os dois jogos da final com equipes juvenis, tal como fizeram, por exemplo, os adversários do Torino, no passado. Assim, a Chapecoense vai receber um título que, julgo, preferia não arrecadar, ficando, para sempre, relembrado como o título da morte. E nenhum troféu se pode sobrepor a uma vida humana. 

Foto de capa: Globo

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Boston Celtics vencem em jogo que marca o regresso de Neemias Queta à titularidade

Os Boston Celtics venceram em casa os New York Knicks por 123-117 na NBA. Neemias Queta voltou a ser titular, no seu regresso.

Mirassol faz história e qualifica-se para a Taça Libertadores em ano de estreia no Brasileirão

O Mirassol qualifica-se para a Taça Libertadores 2026. Feito acontece depois da vitória sobre o Vasco da Gama no Brasileirão.

Já é oficial: eis a camisola que Portugal jogará ao Mundial 2026

Já é oficial que o novo equipamento principal que Portugal utilizará no Mundial 2026. Ligação entre o mar e o país está presente.

Sporting encontra dificuldades na renovação de Ousmane Diomande: eis a situação

O Sporting quer renovar o contrato de Ousmane Diomande. Há resistência por parte do defesa-central e da sua comitiva.

PUB

Mais Artigos Populares

Caos no Nice antes do jogo contra o Braga: 2 jogadores acusam adeptos de agressões e não querem voltar a jogar pelo clube

Terem Moffi e Jérémie Boga querem deixar o Nice e vão levar adeptos à justiça. Em causa agressões na chegada ao centro de treinos.

Getafe escapa a afastamento chocante e precisa de prolongamento para afastar clube da 4ª Divisão: eis os resultados do dia na Taça do Rei

Foi um dia imune a grandes surpresas na Taça do Rei, apesar dos sustos. O Getafe sofreu para bater o Navalcarnero da 4.ª Divisão.

Tiago Fernandes elogia internacional português: «Só Cristiano Ronaldo tinha aquele talento naquela idade»

Rafael Leão tem estado em destaque nesta temporada no AC Milan. Tiago Fernandes deixou muitos elogios ao internacional português.