Crónica de um campeão anunciado

- Advertisement -

brasileirao

É há quase três anos que estou nesta casa e que escrevo sobre o futebol brasileiro. Curiosamente, nas duas vezes anteriores, quando me foi dada a possibilidade e a oportunidade de falar sobre o campeão brasileiro em questão, ele foi o mesmo: o Cruzeiro. Mas hoje o dia não é dos celestes de Minas Gerais. Hoje o dia é de outro gigante.

Como decerto terão reparado, caros leitores, o título deste artigo é inspirado num dos grandes livros da literatura mundial. Escrito, também o mesmo, por outro Golias dessa área: “Crónica de uma morte anunciada”, Gabriel García Marquez. Um livro que todos devem ler. E quem já o fez sabe o final. Só que, desta feita, o final de que agora falamos é bom. Relembremos.

Palavras? Para quê?  Fonte: blogs.band.com.br
Palavras? Para quê?
Fonte: blogs.band.com.br

Até há bem pouco tempo, o clube que hoje se tornou campeão do Brasil tinha tido uma hecatombe: tinha descido até à Série C (equivalente à terceira divisão) do Brasil. Em pouco tempo, o atual técnico Tite tomou as rédeas do comando técnico e levou o Sport Club Corinthians Paulista a mais um saboroso título. Isto depois de, por exemplo, o mesmo treinador ter ganho mais um título nacional em 2011 e ainda uma Libertadores e Intercontinental, em 2012, entre outros títulos. O Corinthians está, deste modo, de parabéns. Fez uma campanha sólida, através da qual depressa se percebeu que o alvinegro paulista iria levar a melhor sobre a concorrência. E este campeonato tem muito a mão de Tite, mas também de jogadores experientes que compõem o plantel dos Gaviões da Fiel. Os casos de Jadson, do renascido Wagner Love e do nosso bem conhecido Elias são disso exemplo.

Enfim, um título mais do que merecido, de uma das maiores torcidas do Brasil e também das maiores do mundo, em termos de número de adeptos. Tite revela aqui que talvez hoje em dia seja o único brasileiro capaz de comandar com pulso de ferro a seleção canarinha, que tão necessitada está de uma liderança fortalecida. O Corinthians é campeão do Brasil. Hoje a nação alvinegra pode festejar. E garanto – porque já estive em São Paulo – que o foguetório vai durar bem mais que uma noite…

 

Foto de capa: www.sportt.com.br

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sergi Altimira apresentado no Sporting: Médio assina até 2031 com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros

Depois de várias semanas de negociações, o Sporting oficializou a contratação de Sergi Altimira, proveniente do Real Bétis.

Oficial: Clément Lenglet é reforço do Benfica até 2029

O Benfica garantiu a contratação do defesa Clément Lenglet. O francês chega emprestado pelo Atlético de Madrid.

Sergio Barcia rendido ao Braga: «Não podia imaginar uma dimensão tão grande»

Sergio Barcia prestou as primeiras declarações como jogador do Braga, depois de assinar um contrato válido até 2030.

AG da Liga Portugal: Novo formato da Taça da Liga e intervenção do VAR nos cantos

A Liga anunciou as duas grandes mudanças na Assembleia Geral desta terça-feira, que decorreu na Arena Liga Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

António Miguel Cardoso junta-se ao ‘universo’ Marinakis como diretor-geral do Olympiacos

António Miguel Cardoso, antigo presidente do Vitória SC, prepara-se para assumir o cargo de diretor-geral de futebol do Olympiacos.

Fim da novela: Mateus Fernandes já tem futuro definido e vai ficar na Premier League a troco de 98 milhões de euros

David Ornstein revela que o Tottenham superou o Manchester United e garantiu a contratação de Mateus Fernandes num negócio a rondar os 98 milhões de euros.

Volley de Francisco Conceição eleito o Golo do Ano da Serie A: Revê o golaço do internacional português

A Serie A atribuiu o prémio de Golo do Ano da temporada 2025/26 a Francisco Conceição. Golaço foi apontado num empate entre Juventus e AS Roma.