Liga Brasileira: Mexidas

- Advertisement -

brasileirao

Nem de propósito, ainda hoje ao almoço comi um “mexidão” de ovo, com salsichas e cebola. Ótimo para desenrascar. Não pensem que sou preguiçoso (só às vezes). Consigo fazer pratos bem mais elaborados. Mas as mexidas a que me refiro no título têm que ver com as chamadas chicotadas psicológicas no futebol brasileiro. Apenas seis (!) técnicos permaneceram na mesma posição desde o início do campeonato, que conta já com 19 jornadas. Portanto, exatamente metade. É um número muito grande de despedimentos, idas de um lado para o outro, enfim. Todos os condimentos para que estes ovos mexidos tenham consistência. Algo que no futebol português também não é propriamente novo, nem inverosímil.

Bom, vamos começar pelos treinadores sobreviventes. Tite, do Corinthians, que conta já com um currículo invejável e que é o técnico com mais anos seguidos de um clube no Brasileirão, atualmente. Desde 2011, Tite venceu um Brasileirão, uma Libertadores e um Mundial de Clubes. Fala-se muito dele para comandar a seleção principal do Brasil. Veremos, num futuro próximo.

Depois, vem Levir Culpi, do Atlético Mineiro. Vem fazendo um bom trabalho à frente do Galo. Esteve na liderança (no momento encontra-se na segunda posição) e tem o melhor ataque do campeonato, com 33 golos. Promete lutar pelo título. Logo a seguir, vêm Eduardo Baptista e Milton Mendes, de Sport Recife e Atlético Paranaense, respetivamente. Ambos estão a fazer um Brasileirão bastante decente, com aquilo que possuem. Depois ainda temos o caso do técnico da Chapecoense, Vinícius Eutrópio, que está a comandar a equipa do sul do país a uma prova discreta, mas eficiente. O clube encontra-se na nona posição. Na primeira metade da tabela, portanto. Por último, mas não menos importante, vem o treinador do Avaí. Este sim, caso mais singular, visto que os catarinenses – Estado de Santa Catarina – não estão a fazer uma prova tranquila: neste momento, encontram-se na décima sexta posição. A um ponto somente da linha de água. Porém, o clube confia nele e veremos se a união trará frutos no fim do Brasileirão 2015.

Os seis treinadores remanescentes(da esquerda para a direita): Levir Culpi, Tite, Eduardo Baptista, Milton Mendes, Vinicius Eutrópio e Gilson Kleina Fonte:  Infoesporte
Os seis treinadores remanescentes (da esquerda para a direita): Levir Culpi, Tite, Eduardo Baptista, Milton Mendes, Vinicius Eutrópio e Gilson Kleina
Fonte: Infoesporte

Portanto, à exceção destas equipas, todas as outras efetuaram mudanças de treinador. O Vasco da Gama e o Joinville, por exemplo, já vão no terceiro técnico. Algo que aconteceu no ano passado, por exemplo, com o Penafiel. Os dois últimos classificados da prova não conseguiram encontrar um caminho regular de êxitos e andam de mãos dadas na fuga – mais parece uma ida – à despromoção. O Flamengo, que tem feito alguns bons resultados, anunciou agora um novo técnico: o experientíssimo Osvaldo de Oliveira, que já foi campeão em clubes como Corinthians e Vasco e que teve passagens positivas por Santos, Botafogo e Palmeiras, por exemplo. O próprio bicampeão Cruzeiro também trocou o treinador mais vencedor dos últimos anos no Brasil: Marcelo de Oliveira não resistiu ao início tenebroso de campeonato da Raposa de Belo Horizonte e viu-se substituído no cargo pelo sempre polémico Vanderlei Luxemburgo. Só houve uma mexida, dentro destas, que não resultou em chicotada psicológica – foi a saída do nosso bem conhecido Argel Fucks do Figueirense diretamente para o Internacional de Porto Alegre.

Mexidas com razão, outras nem tanto, técnicos que nem chegam a fazer uma dezena de jogos. Parece mesmo de mente latina – e incluo, como sempre, não só Américas, mas também Portugal, Espanha, Itália e Grécia – a ideia dos resultados imediatos. Costuma dizer-se que quem está mal muda-se. Infelizmente é mais fácil trocar de treinador do que de cargos na direção. O que faz com que estes “mexidos” estejam muitas vezes fora do prazo de validade.

Foto de Capa: itatiaia.com.br

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente do Trabzonspor confirma interesse em Sidny Cabral: «Tinha a aprovação da equipa de olheiros, mas acabou por se transferir para o Benfica»

O Trabzonspor voltou a ser associado à contratação de Sidny Cabral. Presidente do clube confirmou que os turcos estão atentos.

Benfica tem no Mundial 2026 a grande esperança para o futuro de Franjo Ivanovic

O Benfica quer contratar um novo ponta de lança, mas para isso tem de vender alguém. Franjo Ivanocic é a opção preferencial para a transferência.

Victor Froholdt tem 3 interessados na Premier League e FC Porto vai viver verão de alerta

Victor Froholdt tem três interessados na Premier League. Médio do FC Porto tem atraído atração internacional, nomeadamente em Inglaterra.

Roberto Martínez anuncia os convocados para o Mundial 2026 no dia 19 de maio

Roberto Martínez vai anunciar os convocados de Portugal para o Mundial 2026 no dia 19 de maio, terça-feira, na Cidade do Futebol. A cerimónia será às 13h.

PUB

Mais Artigos Populares

Futebol de Praia: Portugal volta a vencer a Ucrânia e vence agora por 7-2

Portugal garantiu o segundo triunfo, em dois jogos, frente à Ucrânia, num estágio de preparação realizado na Foz do Lizandro.

Sporting decide futuro de jogador e quer emprestar reforço que chegou em 2025 ao clube

O Sporting já decidiu e quer emprestar Giorgi Kochorashvili. Leões procuram que cedência contemple opção de compra.

Casemiro destaca Bruno Fernandes e recorda Ruben Amorim: «Continuei a tentar mostrar ao treinador que estava equivocado quanto a mim»

Casemiro falou sobre a sua experiência no Manchester United. O médio brasileiro destacou Bruno Fernandes e recordou o momento em que teve de conquistar Ruben Amorim.