Mais um capítulo da morte no futebol brasileiro

- Advertisement -

Mas o que esse relato de uma parte que considero importante da minha vida tem relação com o a morte do futebol brasileiro? Tudo.

Após a confusão e a violência que ocorreram no último clássico entre Botafogo e Flamengo, que resultou na morte de um torcedor, o juiz Guilherme Schilling, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do Rio, decidiu que os clássicos do estado do Rio de Janeiro acontecerão com torcida única, ou seja, o mandante do jogo terá direito de ter a torcida no estádio. Acredito que o juiz fez o que era a sua obrigação, porém essa medida é paliativa e ao meu ver em nada irá resolver. Essa decisão só demonstra o quanto está falida a política de segurança pública no país – que não consegue identificar e  banir dos estádios os bandidos que vão para os jogos com a intenção de brigar e matar – e o quanto parte da nossa sociedade está apodrecida.

 

Torcedores rivais, mas jamais inimigos. Um exemplo a seguir Foto: Globo Minas
Torcedores rivais, mas jamais inimigos. Um exemplo a seguir
Foto: Globo Minas

O futebol brasileiro está fadado ao fracasso. Não me refiro a seleção brasileira ou aos campeonatos, pois mais importante que ganhar uma Copa do Mundo é ver o futebol nacional organizado e a magia das torcidas nos estádios. Justamente essa magia que mencionei em meu relato as novas gerações tendem a não saber do que se trata. Torcida única em uma partida de futebol – ou de qualquer outra modalidade – significa acabar com uma das coisas mais legais que temos no futebol brasileiro, a disputa de cânticos e de espaço entre as duas torcidas. Muitos “estudiosos” do futebol alegam que isso é uma prática comum na Europa. Aí eu me faço uma pergunta: Eu quero saber da Europa? Essa questão é cultural do nosso futebol é o verdadeiro futebol raiz brasileiro. O que devíamos tirar como exemplo dos europeus são a organização das competições, a valorização que dão aos seus campeonatos, ao sistema de divisão de quotas, a política de segurança que funciona muito melhor do que a daqui, entre vários outros exemplos. Isso sim deveríamos tirar como aprendizado e não questões que não possuem sintonia alguma com o futebol brasileiro.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli alerta para mês de fevereiro com menos jogos no FC Porto: «Haverá uma diferença nas rotinas»

Francesco Farioli projeta o Casa Pia x FC Porto. Dragões jogam esta segunda-feira contra Gansos para a Primeira Liga.

Francesco Farioli faz revelação sobre o mercado do FC Porto: «Há coisas a acontecer nos bastidores e provavelmente haverá mais uma entrada e uma...

Francesco Farioli projeta o Casa Pia x FC Porto. Dragões jogam esta segunda-feira contra Gansos para a Primeira Liga.

Francesco Farioli explica contratação de Terem Moffi: «Tem características semelhantes com o Samu, mas pode acrescentar algumas variantes diferentes»

Francesco Farioli projeta o Casa Pia x FC Porto. Dragões jogam esta segunda-feira contra Gansos para a Primeira Liga.

UFC 325: Outra masterclass do velhinho

O UFC 325 presenteou os australianos com um excelente espetáculo, a meu ver superando o UFC 324 (embora não fosse um desafio propriamente difícil), apresentando lutas mais emocionantes e melhores tecnicamente.

PUB

Mais Artigos Populares

Alex Pinto ruma ao Farense após rescindir com Arouca

Alex Pinto é reforço do Farense. O lateral-direito de 27 anos, que recentemente rescindiu contrato com o Arouca, foi oficializado pelo emblema algarvio.

Arouca confirma cedência de Nico Mantl ao Blau-Weiss Linz

O Arouca anunciou o empréstimo de Nico Mantl ao FC Blau-Weiss Linz até ao final da temporada 2025/26, num acordo que inclui opção de compra.

Guido Rodríguez deixa o West Ham e ruma ao Valência

O Valência anunciou a contratação de Guido Rodríguez, médio argentino de 31 anos, que chega do West Ham para reforçar o meio-campo da equipa de Carlos Corberán.