📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mais um capítulo da morte no futebol brasileiro

- Advertisement -

Mas o que esse relato de uma parte que considero importante da minha vida tem relação com o a morte do futebol brasileiro? Tudo.

Após a confusão e a violência que ocorreram no último clássico entre Botafogo e Flamengo, que resultou na morte de um torcedor, o juiz Guilherme Schilling, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do Rio, decidiu que os clássicos do estado do Rio de Janeiro acontecerão com torcida única, ou seja, o mandante do jogo terá direito de ter a torcida no estádio. Acredito que o juiz fez o que era a sua obrigação, porém essa medida é paliativa e ao meu ver em nada irá resolver. Essa decisão só demonstra o quanto está falida a política de segurança pública no país – que não consegue identificar e  banir dos estádios os bandidos que vão para os jogos com a intenção de brigar e matar – e o quanto parte da nossa sociedade está apodrecida.

 

Torcedores rivais, mas jamais inimigos. Um exemplo a seguir Foto: Globo Minas
Torcedores rivais, mas jamais inimigos. Um exemplo a seguir
Foto: Globo Minas

O futebol brasileiro está fadado ao fracasso. Não me refiro a seleção brasileira ou aos campeonatos, pois mais importante que ganhar uma Copa do Mundo é ver o futebol nacional organizado e a magia das torcidas nos estádios. Justamente essa magia que mencionei em meu relato as novas gerações tendem a não saber do que se trata. Torcida única em uma partida de futebol – ou de qualquer outra modalidade – significa acabar com uma das coisas mais legais que temos no futebol brasileiro, a disputa de cânticos e de espaço entre as duas torcidas. Muitos “estudiosos” do futebol alegam que isso é uma prática comum na Europa. Aí eu me faço uma pergunta: Eu quero saber da Europa? Essa questão é cultural do nosso futebol é o verdadeiro futebol raiz brasileiro. O que devíamos tirar como exemplo dos europeus são a organização das competições, a valorização que dão aos seus campeonatos, ao sistema de divisão de quotas, a política de segurança que funciona muito melhor do que a daqui, entre vários outros exemplos. Isso sim deveríamos tirar como aprendizado e não questões que não possuem sintonia alguma com o futebol brasileiro.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol em 2025 de A a Z

Ano de Futebol em cheio, marcado a nível nacional pela vitória na Liga das Nações, que nos leva a tentar reviver os seus melhores momentos

Do renascimento no boxing day à conquista do treble: O United 1998/99

Em retrospetiva, o United de 1998/99 não era uma equipa muito tática em comparação com algumas atuais, mas era emocionalmente fortíssima

Primeira Liga: eis os árbitros da 17.ª jornada

Já foram reveladas as equipas de arbitragem dos encontros relativos à 17.ª jornada da Primeira Liga.

Benfica oficializa contratação de Sidny Lopes Cabral até junho de 2030

O Benfica confirmou a contratação de Sidny Lopes Cabral. O lateral cabo-verdiano assinou contrato até junho de 2030 com as águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica recebe notícia: jogador emprestado pelas águias deve trocar de clube e há interessados

David Jurásek deve deixar o Besiktas no mercado de transferências de inverno. O jogador encontra-se cedido pelo Benfica.

«O que mais me orgulha é ter 35 anos e conseguir manter o nível físico, ser consistente» | Entrevista Bola na Rede a Ivo...

Ivo Pinto chegou ao mundo do futebol com apenas sete anos, de mão dada com o irmão mais velho. Ainda que tenha iniciado a sua formação como médio, acabou por se destacar na lateral direita, acabando por dar os primeiros passos como profissional no FC Porto. Transformou-se em modelo a seguir nos Balcãs, onde deixou saudades em Cluj e Dínamo Zagreb, chegando à Premier League, o sonho de qualquer jogador. Pelo meio, fica a chamada à seleção, quando atuava na Croácia. Aos 35 anos, continua a ser uma referência no Fortuna Sittard, encarando o dia a dia como um desafio, mantendo uma forma física que provoca elogios nos seus adversários. O seu próximo passo? Só o futuro o dirá. Mas será seguramente no mundo do futebol. É o mais recente convidado do Entrevista Bola na Rede.

Atenção, Ruben Amorim: Manchester United deve receber oferta por ex-Sporting

O Manchester United pode perder Manuel Ugarte no mercado de transferências de inverno. O jogador interessa ao Galatasaray.