📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mais um capítulo da morte no futebol brasileiro

- Advertisement -

Mas o que esse relato de uma parte que considero importante da minha vida tem relação com o a morte do futebol brasileiro? Tudo.

Após a confusão e a violência que ocorreram no último clássico entre Botafogo e Flamengo, que resultou na morte de um torcedor, o juiz Guilherme Schilling, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do Rio, decidiu que os clássicos do estado do Rio de Janeiro acontecerão com torcida única, ou seja, o mandante do jogo terá direito de ter a torcida no estádio. Acredito que o juiz fez o que era a sua obrigação, porém essa medida é paliativa e ao meu ver em nada irá resolver. Essa decisão só demonstra o quanto está falida a política de segurança pública no país – que não consegue identificar e  banir dos estádios os bandidos que vão para os jogos com a intenção de brigar e matar – e o quanto parte da nossa sociedade está apodrecida.

 

Torcedores rivais, mas jamais inimigos. Um exemplo a seguir Foto: Globo Minas
Torcedores rivais, mas jamais inimigos. Um exemplo a seguir
Foto: Globo Minas

O futebol brasileiro está fadado ao fracasso. Não me refiro a seleção brasileira ou aos campeonatos, pois mais importante que ganhar uma Copa do Mundo é ver o futebol nacional organizado e a magia das torcidas nos estádios. Justamente essa magia que mencionei em meu relato as novas gerações tendem a não saber do que se trata. Torcida única em uma partida de futebol – ou de qualquer outra modalidade – significa acabar com uma das coisas mais legais que temos no futebol brasileiro, a disputa de cânticos e de espaço entre as duas torcidas. Muitos “estudiosos” do futebol alegam que isso é uma prática comum na Europa. Aí eu me faço uma pergunta: Eu quero saber da Europa? Essa questão é cultural do nosso futebol é o verdadeiro futebol raiz brasileiro. O que devíamos tirar como exemplo dos europeus são a organização das competições, a valorização que dão aos seus campeonatos, ao sistema de divisão de quotas, a política de segurança que funciona muito melhor do que a daqui, entre vários outros exemplos. Isso sim deveríamos tirar como aprendizado e não questões que não possuem sintonia alguma com o futebol brasileiro.

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Leonardo Jardim já rejeitou uma abordagem para regressar ao Médio Oriente

Leonardo Jardim encontra-se livre no mercado, depois de deixar o Cruzeiro. O Al Wahda tentou garantir a contratação do técnico.

Barcelona contará com uma grande novidade no treino desta segunda-feira

O Barcelona vai contar com Ronald Araújo durante o treino desta segunda-feira. O jogador tem estado afastado por problemas relacionados com a saúde mental.

Sporting teve visita especial no jogo frente ao Rio Ave

O Sporting recebeu uma visita especial no encontro frente ao Rio Ave. Ricky van Wolfswinkel esteve nas bancadas e visitou o Estádio de Alvalade.

Real Madrid: Nápoles tenta empréstimo de jogador e já ouviu resposta

O Real Madrid tem nos seus quadros Franco Mastantuono. O Nápoles tentou o empréstimo da jovem promessa argentina.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto x AVS SAD: eis os onzes prováveis

O FC Porto entra em campo esta segunda-feira para bater-se com o AVS SAD, num encontro válido pela 16.ª jornada da Primeira Liga.

Boston Celtics de Neemias Queta derrotados para a NBA

Os Boston Celtics foram derrotados na última madrugada pelos Portland Trail Blazers. A partida terminou com um 114-108.

Jorge Mendes questionado sobre o regresso de Bernardo Silva ao Benfica

Jorge Mendes foi questionado sobre um possível regresso de Bernardo Silva ao Benfica. O jogador atua no Manchester City.