O Imortal joga bonito em 2017

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

O Campeonato Brasileiro alcançou a oitava rodada nesse último fim de semana. Até o momento Corinthians e Grêmio disputam acirradamente a liderança da competição. O clube paulista é líder com 20 pontos, um ponto a mais que os gaúchos. O Corinthians do técnico Carille já foi meu destaque em um artigo publicado no Bola na Rede nesse mês. Agora chegou a vez de falar do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Se o Timão possui o futebol mais pragmático do futebol brasileiro, o Grêmio é a equipe que joga de maneira mais vistosa. Esse excelente futebol apresentado pelo Grêmio é muito supreendente, pois entre as maiores equipes do futebol nacional foi o clube que se reforçou com menos jogadores badalados. Os experientes laterais Leo Moura e Cortez (ex-Benfica) são exemplos dessas contratações. A principal contratação da equipe gremista foi o atacante paraguaio Lucas Barrios, que estava em baixa no Palmeiras. Em contrapartida outros grandes clubes brasileiros como o Atlético Mineiro, o Palmeiras, o Flamengo e o São Paulo investiram pesado na temporada e estão devendo um bom futebol para os seus torcedores.

O treinador Rentato Gaúcho herdeu o esquema tático do seu antecessor, Roger Machado. Entretanto, Renato também tem seus méritos em relação ao desempenho da equipe. Na temporada passada mesmo com o título da Copa do Brasil poderíamos até considerar que o Renato Gaúcho não teve tanta participação na organização tática da equipe – pois como pegou o clube no meio/final da temporada – e sua principal qualidade havia sido a motivação que criou dentro do vestiário gremista. Porém, esse ano é inegável o trabalho que o eterno ídolo gremista está desenvolvendo no clube. O Grêmio tem atuado no 4-2-3-1, sistema tática que deixa o Lucas Barrios como centroavante e tendo o apoio no ataque do Luan, Pedro Rocha e Ramiro. Três jovens jogadores que possuem uma qualidade de jogo muito boa, principalmente o Luan. O atacante de 24 anos é muito habilidoso e veloz. Sua presença na area adversária é constante e o atleta sabe atuar dentro e fora da grande area. Dificilmente o Grêmio conseguirá segurar o jogador nessa próxima janela de transferências do futebol europeu.

O capitão Maicon ergueu a taça do pentacampeonato do Grêmio na Copa do Brasil, em 2016 Fonte: espn.uol.com.br
O capitão Maicon ergueu a taça do pentacampeonato do Grêmio na Copa do Brasil, em 2016
Fonte: espn.uol.com.br

Talvez esse seja o trabalho mais consistente da carreira do treinador Renato Gaúcho. Considero um trabalho até melhor do que ele fez no Fluminense em 2008, quando foi vice-campeão da Libertadores. Renato Gaúcho faz o estilo de treinador “boleirão”. Por ter vivido mais de 20 anos dentro de campo, o profissional acabou herdando muitas caracaterísticas de quando atuava. Claro que agora como comandante de vários jogadores ele possue uma postura diferente de quando era atleta. Mas a sua maneira de enxergar o futebol, de lidar com os jogadores e de fazer declarações polêmicas permaneceram quase intactas. “Quem sabe, sabe… quem não sabe, vai para a Europa estudar”, disse Renato Gaúcho em uma entrevista à ESPN Brasil. Essa declaração fez referência aos vários treinadores brasileiros que fazem cursos de aperfeiçoamento no continente europeu. Renato Gaúcho ainda completou o seu pensamento de que como ele já sabe, ele pode ir à praia.

Renato Gaúcho e Grêmio sempre terão ligação eterna. O ex-atacante foi o herói do título Gremista da Libertadores e do Mundial de Clubes, em 1983. Agora essa relação continua dando bons frutos para ambos. O Grêmio desponta como forte candidato ao título brasileiro e um dos sérios candidatos ao título da Libertadores da América. Como consequência do bom trablaho realizado, Renato Gaúcho tem o seu nome fortalecido no mercado.

Agora resta-nos esperar para ver se o Grêmio terá folego para ir bem até o final da temporada. O elenco é um pouco curto para as três frentes que o time está disputando – Campeoanto Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil – porém, a determinação, a obdiência tática e a qualidade de seus principais jogadores podem ser o seu grande trunfo para novas conquistas.

Foto de Capa: foxsports.com.br

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Amar Dedic não aguentou os 120 minutos do País de Gales x Bósnia e saiu lesionado

Amar Dedic foi substituído aos aos 110 minutos com queixas físicas da vitória da Bósnia sobre o País de Gales no playoff de acesso ao Mundial 2026.

Já são conhecidas as 4 finais dos playoffs da Europa para o Mundial 2026

Com os jogos disputados nesta quinta-feira, ficaram definidas as quatro finais dos playoffs de apuramento para o Mundial 2026.

Lionel Scaloni afasta polémica com Vinícius Júnior e justifica chamada de Gianluca Prestianni: «Não sou eu quem tem de falar desse tema»

Lionel Scaloni recusou comentar a investigação da UEFA a Gianluca Prestianni. O selecionador justificou a chamada do jovem como substituto do lesionado Dybala e prometeu dar-lhe oportunidades na seleção argentina.

Vice-Presidente do Benfica reage à decisão da ERC de reprovar o projeto radiofónico: «Deliberação que revela uma atitude persecutória contra o projeto do Benfica»

José Gandarez, Vice-Presidente do Benfica, clarificou a posição do clube relativamente à reprovação do projeto 'Benfica FM' por parte da ERC.

PUB

Mais Artigos Populares

Ange Postecoglou assume arrependimento por ter assumido Nottingham Forest a meio da época: «Foi brutal»

Ange Postecoglou arrepende-se de ter assumido o Nottingham Forest e descreve o seu despedimento relâmpago como 'brutal'.

Uli Hoeness afasta saída no Bayern Munique: «Não será vendido nem por 200 milhões de euros»

Uli Hoeness garantiu que Michael Olise é inegociável. O presidente honorário do clube alemão garantiu que o Bayern Munique não venderá o extremo francês nem por 200 milhões de euros.

Hat-trick de Gyokeres no triunfo da Ucrânia frente à Suécia, Polónia elimina a Albânia com estreia especial e Itália avança: Eis os resultados de...

Esta quinta-feira, Itália bateu a Irlanda do Norte por 1-0, a Ucrânia eliminou a Suécia com um triunfo por 2-0 e a Dinamarca venceu a Macedónia do Norte por 1-0.