O Imortal joga bonito em 2017

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

O Campeonato Brasileiro alcançou a oitava rodada nesse último fim de semana. Até o momento Corinthians e Grêmio disputam acirradamente a liderança da competição. O clube paulista é líder com 20 pontos, um ponto a mais que os gaúchos. O Corinthians do técnico Carille já foi meu destaque em um artigo publicado no Bola na Rede nesse mês. Agora chegou a vez de falar do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Se o Timão possui o futebol mais pragmático do futebol brasileiro, o Grêmio é a equipe que joga de maneira mais vistosa. Esse excelente futebol apresentado pelo Grêmio é muito supreendente, pois entre as maiores equipes do futebol nacional foi o clube que se reforçou com menos jogadores badalados. Os experientes laterais Leo Moura e Cortez (ex-Benfica) são exemplos dessas contratações. A principal contratação da equipe gremista foi o atacante paraguaio Lucas Barrios, que estava em baixa no Palmeiras. Em contrapartida outros grandes clubes brasileiros como o Atlético Mineiro, o Palmeiras, o Flamengo e o São Paulo investiram pesado na temporada e estão devendo um bom futebol para os seus torcedores.

O treinador Rentato Gaúcho herdeu o esquema tático do seu antecessor, Roger Machado. Entretanto, Renato também tem seus méritos em relação ao desempenho da equipe. Na temporada passada mesmo com o título da Copa do Brasil poderíamos até considerar que o Renato Gaúcho não teve tanta participação na organização tática da equipe – pois como pegou o clube no meio/final da temporada – e sua principal qualidade havia sido a motivação que criou dentro do vestiário gremista. Porém, esse ano é inegável o trabalho que o eterno ídolo gremista está desenvolvendo no clube. O Grêmio tem atuado no 4-2-3-1, sistema tática que deixa o Lucas Barrios como centroavante e tendo o apoio no ataque do Luan, Pedro Rocha e Ramiro. Três jovens jogadores que possuem uma qualidade de jogo muito boa, principalmente o Luan. O atacante de 24 anos é muito habilidoso e veloz. Sua presença na area adversária é constante e o atleta sabe atuar dentro e fora da grande area. Dificilmente o Grêmio conseguirá segurar o jogador nessa próxima janela de transferências do futebol europeu.

O capitão Maicon ergueu a taça do pentacampeonato do Grêmio na Copa do Brasil, em 2016 Fonte: espn.uol.com.br
O capitão Maicon ergueu a taça do pentacampeonato do Grêmio na Copa do Brasil, em 2016
Fonte: espn.uol.com.br

Talvez esse seja o trabalho mais consistente da carreira do treinador Renato Gaúcho. Considero um trabalho até melhor do que ele fez no Fluminense em 2008, quando foi vice-campeão da Libertadores. Renato Gaúcho faz o estilo de treinador “boleirão”. Por ter vivido mais de 20 anos dentro de campo, o profissional acabou herdando muitas caracaterísticas de quando atuava. Claro que agora como comandante de vários jogadores ele possue uma postura diferente de quando era atleta. Mas a sua maneira de enxergar o futebol, de lidar com os jogadores e de fazer declarações polêmicas permaneceram quase intactas. “Quem sabe, sabe… quem não sabe, vai para a Europa estudar”, disse Renato Gaúcho em uma entrevista à ESPN Brasil. Essa declaração fez referência aos vários treinadores brasileiros que fazem cursos de aperfeiçoamento no continente europeu. Renato Gaúcho ainda completou o seu pensamento de que como ele já sabe, ele pode ir à praia.

Renato Gaúcho e Grêmio sempre terão ligação eterna. O ex-atacante foi o herói do título Gremista da Libertadores e do Mundial de Clubes, em 1983. Agora essa relação continua dando bons frutos para ambos. O Grêmio desponta como forte candidato ao título brasileiro e um dos sérios candidatos ao título da Libertadores da América. Como consequência do bom trablaho realizado, Renato Gaúcho tem o seu nome fortalecido no mercado.

Agora resta-nos esperar para ver se o Grêmio terá folego para ir bem até o final da temporada. O elenco é um pouco curto para as três frentes que o time está disputando – Campeoanto Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil – porém, a determinação, a obdiência tática e a qualidade de seus principais jogadores podem ser o seu grande trunfo para novas conquistas.

Foto de Capa: foxsports.com.br

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting já treinou: Rui Borges contou com grande novidade

O Sporting realizou esta quarta-feira mais um treino de preparação para o jogo frente ao Moreirense, relativo à 23.ª jornada da Primeira Liga.

Porque é que José Mourinho não quer Anthony Taylor no Real Madrid x Benfica? Eis o histórico entre o técnico e o árbitro

Após a derrota na primeira mão do playoff da Champions League frente ao Real Madrid, José Mourinho referiu «Vamos lá ver se não vem o Anthony Taylor».

Manchester City: Pep Guardiola fecha a porta de saída a ex-FC Porto depois do interesse do Barcelona

Pep Guardiola não tem qualquer intenção de perder Nico González. O médio espanhol foi associado a um regresso ao Barcelona.

Sporting: regresso de lateral em cima da mesa

Diogo Travassos pode regressar ao plantel principal do Sporting. O lateral encontra-se cedido ao Moreirense até ao final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

O castigo que José Mourinho espera na Champions League

José Mourinho foi expulso durante a partida entre o Benfica e o Real Madrid. o treinador vai ser suspenso por dois encontros.

Micah Richards denomina Gianluca Prestianni como um «cobarde absoluto»

O antigo jogador do Manchester City, Micah Richards, deixou fortes críticas a Gianluca Prestianni por ter tapado a boca quando se dirigiu a Vinícius Júnior.

Árbitro inglês sobre Vinícius Júnior: «Não se ajudou a si próprio»

Mark Clattenburg, famoso antigo árbitro inglês, deixou críticas ao comportamento de Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.