Verde: cor da esperança

- Advertisement -

brasileirao

O Brasileirão está prestes a começar e entre os primodivisionários há um nome que se destaca. E esse é o da Sociedade Esportiva Palmeiras. Para quem não sabe (e até poderá ficar um pouco intrigado) é o clube com mais títulos do Brasil.

Foi fundado ainda no início do século XX, nas vésperas da Primeira Guerra Mundial, e curiosamente nascido com o nome de Palestra Itália, criado que foi por imigrantes daquele país latino, radicados na já imensa cidade de São Paulo. E é vencedora a história do Palmeiras. É verdade. Falta dizer que entretanto o Palestra Itália mudou de nome para Palmeiras. E deu-se pelo meio a outra Grande Guerra. Desta vez, a Segunda Guerra Mundial. Em 1942, o Clube dos italianos era já um dos mais populares do Brasil. Vejamos.

Em 1960 as grandes equipas do Brasil eram, sem dúvida, o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha. Mas o Verdão pegou nas armas e partiu para cima do favoritismo dos adversários, conquistando quatro títulos nessa década, ou seja, antes do modelo tradicional que hoje conhecemos (que só foi iniciado em 1971). Assim, depois desse ano o Palmeiras venceu mais quatro campeonatos brasileiros: 1973, 1974, 1993 e 1994. Rima e é fácil de decorar. Octocampeão brasileiro. Copas do Brasil? Sim, claro, são duas. E ainda uma Taça dos Libertadores da América ganha pela sábia mão de Scolari, em 1999.

Mosaico alusivo à conquista da Libertadores de 1999 Fonte: imortaisdofutebol.com
Mosaico alusivo à conquista da Libertadores de 1999
Fonte: imortaisdofutebol.com

O Palmeiras está mesmo de volta. Com o sonho, quem sabe, de se sagrar novamente campeão do Brasil. Ele, que passou um ano penoso na Série B. O Porco – a anafada mascote do alviverde – está de cara lavada. Vai ter um estádio novo, com novas comodidades, como um bicho de natureza tão asseada merece. São 45 mil almas a apoiar o clube com mais títulos de terras de Vera Cruz. Com um grito em uníssono de sonho: “Vai Verdão, a cor da nossa esperança… a cor do nosso amor!”

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan de Ruben Amorim impõe condição para o futuro de Rafael Leão e imprensa internacional mete novo clube como favorito à contratação

O AC Milan só aceita uma saída de Rafael Leão em definitivo. O Besiktas é dado como o principal interessado no internacional português.

Aprendiz supera o mestre: Botafogo de Franclim Carvalho vence Cruzeiro de Artur Jorge no Brasileirão

Antigo adjunto de Artur Jorge, Franclim Carvalho venceu o antigo colega direto. Triunfo do Botafogo diante do Cruzeiro.

St. Gallen vence com reviravolta na estreia na Liga Suíça e antes da deslocação à Luz e do decisivo jogo contra o Benfica

O St. Gallen derrotou o Zurique na primeira jornada da Liga Suíça. Embate antecede as decisões da Europa League.

Luís Castro não está para brincadeiras: avançado só sai do Levante por 25 milhões de euros

O Levante deve perder Carlos Espí neste mercado de transferências. Os interessados terão de pagar 25 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Só sobram 2: remodelação do meio campo do Sporting foi quase a 100%

O Sporting realizou uma mudança quase completa do seu meio campo durante o presente mercado de transferências de verão.

Al Nassr quer Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo toma posição

O Al Nassr está interessado em contratar Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo gostaria de contar com o médio na Arábia Saudita.

Futebol Feminino: Sporting perto de perder peça importante para Inglaterra

O Sporting está perto de vender Daniela Arques neste mercado de transferências. A médio vai assinar com o London City.