Verde: cor da esperança

- Advertisement -

brasileirao

O Brasileirão está prestes a começar e entre os primodivisionários há um nome que se destaca. E esse é o da Sociedade Esportiva Palmeiras. Para quem não sabe (e até poderá ficar um pouco intrigado) é o clube com mais títulos do Brasil.

Foi fundado ainda no início do século XX, nas vésperas da Primeira Guerra Mundial, e curiosamente nascido com o nome de Palestra Itália, criado que foi por imigrantes daquele país latino, radicados na já imensa cidade de São Paulo. E é vencedora a história do Palmeiras. É verdade. Falta dizer que entretanto o Palestra Itália mudou de nome para Palmeiras. E deu-se pelo meio a outra Grande Guerra. Desta vez, a Segunda Guerra Mundial. Em 1942, o Clube dos italianos era já um dos mais populares do Brasil. Vejamos.

Em 1960 as grandes equipas do Brasil eram, sem dúvida, o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha. Mas o Verdão pegou nas armas e partiu para cima do favoritismo dos adversários, conquistando quatro títulos nessa década, ou seja, antes do modelo tradicional que hoje conhecemos (que só foi iniciado em 1971). Assim, depois desse ano o Palmeiras venceu mais quatro campeonatos brasileiros: 1973, 1974, 1993 e 1994. Rima e é fácil de decorar. Octocampeão brasileiro. Copas do Brasil? Sim, claro, são duas. E ainda uma Taça dos Libertadores da América ganha pela sábia mão de Scolari, em 1999.

Mosaico alusivo à conquista da Libertadores de 1999 Fonte: imortaisdofutebol.com
Mosaico alusivo à conquista da Libertadores de 1999
Fonte: imortaisdofutebol.com

O Palmeiras está mesmo de volta. Com o sonho, quem sabe, de se sagrar novamente campeão do Brasil. Ele, que passou um ano penoso na Série B. O Porco – a anafada mascote do alviverde – está de cara lavada. Vai ter um estádio novo, com novas comodidades, como um bicho de natureza tão asseada merece. São 45 mil almas a apoiar o clube com mais títulos de terras de Vera Cruz. Com um grito em uníssono de sonho: “Vai Verdão, a cor da nossa esperança… a cor do nosso amor!”

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Leeds United garante avançado vindo da Bundesliga por negócio de 30 milhões de euros

Jean Mattéo Bahoya vai deixar o Frankfurt e rumar ao Leeds United. Trata-se de um empréstimo com cláusula de compra obrigatória.

Enzo Fernández no Manchester City: eis quanto dinheiro o Benfica ganha com a mudança

Enzo Fernández vai trocar o Chelsea pelo Manchester City neste mercado de verão. Benfica encaixa cerca de 730 mil euros.

Chelsea cede Dário Essugo por empréstimo: Médio junta-se a treinador português

Dário Essugo aceitou rumar ao Estrasburgo por empréstimo do Chelsea até ao final da temporada. Blues não poderão ceder mais jogadores para o estrangeiro.

Já há data para o 1.º Clássico entre Barcelona e Real Madrid de José Mourinho nesta La Liga

O Barcelona vai receber o Real Madrid de José Mourinho no dia 25 de outubro de 2026. Jogo será disputado em Camp Nou.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Gonçalves descola rumo a Itália para reforçar a Fiorentina

Pedro Gonçalves foi captado no Aeroporto de Lisboa, em viagem para a Itália. Sporting vai ceder o internacional português à Fiorentina, com opção de compra.

Fabrizio Romano confirma e traz novidades: José María Giménez a caminho de novo clube na La Liga

José María Giménez vai ser emprestado pelo Atlético Madrid ao Deportivo de A Coruña. Recém-promovido à La Liga cobre parte do salário.

Chelsea vende jovem avançado ao Estrasburgo de Hugo Oliveira por 16 milhões de euros: eis os detalhes

Deivid Washington está a caminho do Estrasburgo de Hugo Oliveira. Jovem avançado brasileiro assina um contrato de cinco épocas.