A orquestra de Luka Modric

- Advertisement -

cab la liga espanha

Qualquer orquestra necessita de um maestro, é um facto. A do Real Madrid não foge à regra. Uma equipa que no plano ofensivo tem nomes como Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, Karim Benzema, Isco ou James Rodríguez necessita de um estratega a meio-campo, que possa trazer a fluidez necessária ao jogo e ajudar Toni Kroos no equilíbrio defensivo. E é aí que surge Luka Modric.

É incontestável a importância que tem na manobra, tanto ofensiva como defensiva, do Real Madrid. A cumprir a sua terceira temporada na capital espanhola, proveniente do Tottenham, o médio afirma-se como uma das figuras de destaque do plantel e a sua presença dentro das quatro linhas em muito melhora o futebol praticado pela turma de Carlo Ancelotti.

O croata é, sem dúvida, um jogador único e as suas qualidades em campo, que saltam à vista, são inegáveis. Com uma tremenda capacidade técnica, é, ainda, um trabalhador incansável a toda a largura do terreno, nunca descurando as responsabilidades defensivas que lhe tocam. A principal característica do seu jogo está assente na eficácia que demonstra no capítulo do passe, atributo ao nível de poucos jogadores e tremendamente elogiado pelo técnico italiano Ancelotti. Modric joga e faz a equipa jogar. A dupla formada com o alemão Kroos na linha média funciona como um autêntico “motor” merengue, que coopera com o poderio ofensivo dos atacantes, o que resulta numa fantástica capacidade concretizadora destes.

Modric tem sido fundamental nos títulos conquistados Fonte: Facebook de Luka Modric
Modric tem sido fundamental nos títulos conquistados
Fonte: Facebook de Luka Modric

Em meados de novembro, o plantel madridista recebeu uma nefasta notícia. O croata lesionou-se no tendão, tendo que parar por mais de quatro meses, o que desfalcou o Real Madrid, pois embora o conjunto tenha até logrado vencer a maioria dos compromissos agendados, foi bastante notória a falta que um jogador deste género faz. Continuavam os contra-ataques venenosos conduzidos por Ronaldo, Bale e James, que terminavam com a bola no fundo das redes. Durava, também, a posse de bola da equipa, primordialmente através dos pés de Isco, que tem vindo a assumir-se como o criador de jogo dos atuais campeões europeus. Porém, faltava algo. A ligação entre o meio-campo defensivo e o ataque não estava a surtir efeito da melhor forma e nas partidas capitais os madrilenos vacilaram, tanto que perderam a liderança da liga espanhola para o rival FC Barcelona e encontram-se, de momento, a quatro pontos dos blaugrana.

Assim sendo, foi com bons olhos que Ancelotti viu o médio regressar aos relvados a meio de março, frente ao Levante. E a equipa também. A produção dos jogadores mais ofensivos subiu relativamente, orquestrados pelo regresso do croata que impulsiona o jogo merengue a todo o terreno, fazendo uso do espaço do campo inteiro para circular a bola e, assim, chegar com critério, categoria e perigo à área adversária.

Modric é daqueles jogadores que todos apreciam ver jogar. Já não se consegue imaginar o Real Madrid sem o médio croata, que nos três anos que leva na capital espanhola tem conquistado os adeptos da equipa madrilena, por sinal dos mais rígidos do continente europeu, e deslumbrado o Bernabéu com o perfume do seu futebol. Um autêntico maestro da orquestra merengue.

Foto de Capa: Facebook do Real Madrid

Fernando Gamito
Fernando Gamitohttp://www.bolanarede.pt
O Fernando Gamito é um estudante de comunicação e apaixonado pelo futebol, seja a praticar ou a discuti-lo fora das “quatro linhas”, o que o faz apostar num futuro no jornalismo. Ler jornais desportivos e jogar Football Manager são outras das suas principais preferências. Em Portugal, o seu coração bate pelo Sport Lisboa e Benfica. Lá fora, torce por Barcelona e Chelsea.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jaime Faria e Henrique Rocha apuram-se para a segunda ronda de qualificação do Open da Austrália

Os portugueses Jaime Faria e Henrique Rocha garantiram o apuramento para a segunda ronda de qualificação para o Open da Austrália.

O comboio de Rúben Amorim no Manchester United

Penso que Ruben Amorim, apesar de todas as críticas e insultos de que foi alvo, pode dizer que sai de Manchester com o estatuto intocável

Benfica retoma negociações por Lorenzo Lucca: eis os detalhes

O Benfica vai retomar as negociações por Lorenzo Lucca a partir desta segunda-feira. O avançado italiano não foi utilizado por Antonio Conte no último jogo do Nápoles.

FC Porto anuncia quarto equipamento da época e é um tributo à conquista da Europa League em 2010/11

O FC Porto anunciou o quarto equipamento da temporada. A camisola está enquadrada nas comemorações do 15.º aniversário da conquista da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Alberto Costa no radar do PSG: clube francês pondera avançar para a sua contratação no mercado de verão

O PSG está a ponderar a contratação de Alberto Costa no mercado de verão para reforçar o lado direito da defesa.

Bruno Fernandes alvo de ataque informático após eliminação do Manchester United da Taça de Inglaterra

Bruno Fernandes foi alvo de um ataque informático na rede social X, após a eliminação do Manchester United na Taça de Inglaterra.

Treinador do Granada confirma negociações avançadas do Sporting por Souleymane Faye

Pacheta, treinador do Granada, confirmou as negociações do Sporting por Souleymane Faye e revelou que a operação está avançada.