Adeus, Neville. Hoje foi o dia!

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Já está. Gary Neville já foi despedido do Valencia C.F. Era só uma questão de tempo, como parece ser com qualquer treinador do clube nos últimos anos.

Até os técnicos que tiveram mais sucesso ao longo da última década tiveram de ouvir o cântico que os valencianistas tanto gostam de dedicar aos seus treinadores. “Quique, vete ya!”, escutou Quique Flores; “Unai, vete ya!” ouviu Unai Emery; e, claro, Nuno Espírito Santo também teve direito a ouvir o Mestalla cantar-lhe o “Nuno, vete ya!”.

E estes foram os únicos três heróis que, durante a última década, aguentaram mais de uma época completa no cargo. Os restantes nem seis meses duraram, como foi o caso de Gary Neville, contratado no início de dezembro.

Quando o ambiente em redor de Nuno já era insuportável e o seu despedimento era iminente, aproveitei uma destas crónicas  para lhe deixar uma sugestão relativamente à sua conta do Twitter: na sua descrição, onde se lia “Perfil oficial de Nuno Espírito Santo, entrenador del Valencia CF”, deveria acrescentar “Por enquanto, por enquanto…”.

Gary Neville num dos últimos treinos do Valencia Fonte: Valencia CF
Gary Neville num dos últimos treinos do Valência
Fonte: Valencia CF

Ora, a sugestão parece-me válida para quem quer que seja que treine o Valencia – estás a ouvir, Pako Ayestarán? –, mas a atitude de Gary Neville também não me parece má. No seu perfil do Twitter tinha (e tem) uma simples frase, “Attack the day”, que é a melhor maneira de encarar aquele cargo, já que nunca se sabe qual será o último dia.

Todos sabíamos como iria acabar esta aventura de Neville, mas o dia exato do desfecho acabou por ser surpreendente. É que, apesar da paragem de duas semanas para jogos das seleções, o anúncio do despedimento foi feito a apenas três dias do próximo jogo do Valência, que se desloca ao terreno do Las Palmas no próximo sábado.

Tenho um palpite sobre o que terá precipitado a decisão. Quando foi contratado pelo Valência, ficou decidido que Neville continuaria a desempenhar funções na equipa técnica da seleção inglesa. Assim, apesar de ser treinador de uma equipa que está a atravessar uma época muito difícil e em que não falta trabalho para fazer, Neville passou esta última semana com a seleção, em vez de ter aproveitado a paragem para treinar com os seus jogadores.

Há uma velha máxima segundo a qual nunca se deve faltar ao trabalho, pois é aí que o patrão se pode aperceber de que não fazemos falta. Neville aprendeu-a da pior maneira.

Foto de Capa: Valencia CF

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adeptos do Al Ahli exigem a saída de Rui Pedro Braz: Eis a razão

Os adeptos do Al Ahli exigem a demissão de Rui Pedro Braz. O português está a ser contestado após tomar algumas decisões polêmicas relativamente a transferências.

Lille garante pechincha de mercado e fecha revelação do Mundial 2026 por 3,6 milhões de euros

O Lille garantiu a contratação de Orlando Gill. Guarda-redes paraguaio chega do San Lorenzo e vai viver primeira experiência na Europa.

Tottenham lutou pela manutenção na Premier League e faz investimento histórico: apenas 5 jogadores custam mais de 400 milhões de euros

O Tottenham está a fazer um mercado de verão de forte investimento. Dois negócios iminentes elevam total investido.

Portugal bate Líbano por 90-82 em jogo de preparação: Neemias Queta e Travante Williams em destaque

Portugal venceu o Líbano por 90-82, concluindo a preparação para o Mundial com Neemias Queta e Travante em destaque.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto próximo de garantir regresso de Seko Fofana em negócio sem custos: eis os detalhes

Seko Fofana está próximo do FC Porto. Dragões negoceiam regresso do médio em novo empréstimo, sem encargos financeiros.

Tottenham continua a gastar dinheiro e fecha novo avançado do Manchester City em negócio que pode chegar aos 58 milhões de euros

Omar Marmoush vai reforçar o Tottenham. Avançado egípcio chega do Manchester City por empréstimo com opção de compra, obrigatória mediante certas condições.

Vasco Matos e Sotiris Silaidopoulos fizeram a análise à vitória do Rio Ave sobre o Estoril

O Rio Ave venceu o Estoril por dois a zero na terceira jornada da Liga. Eis o rescaldo de ambos os treinados à partida.