Athletic Club 1-0 FC Barcelona: Sofrimento recompensado com toque dramático

- Advertisement -

A CRÓNICA – ATHLETIC RESISTENTE FRENTE A UM FC BARCELONA SUPERIOR

O Athletic de Bilbau qualificou-se para as meias finais da Taça do Rei, num encontro em que o FC Barcelona foi superior. Os bascos acabaram por ver recompensado o seu enorme esforço, e concretizaram uma surpresa no Estádio San Mamés. No começo da partida, existiu um grande equilíbrio entre as duas equipas, com o Barcelona a assumir o controlo do encontro ao longo que o tempo ia passando e a instalar-se no meio campo adversário. Na segunda parte o mesmo aconteceu. Nos primeiros 45’, o Athletic limitou-se a pressionar bastante a equipa da Catalunha e a construir contra-ataques que levavam perigo, mas sem efetuar nenhum remate à baliza de ter Stegen. O Barcelona acabou a primeira parte com 67% de posse de bola, mas com o mesmo total de remates que o Athletic de Bilbau.

Na segunda parte o Barcelona apresentou-se mais dinâmico e o objetivo, muito devido à entrada de Antoine Griezmann e também ao posicionamento de Frenkie de Jong, que se instalou entre os defesas adversários. Com o baixar das linhas defensivas do Athletic, o Barcelona tornou-se ainda mais ofensivo, o que obrigou Unai Simón a efetuar um bom conjunto de intervenções. Quando já se esperava o prolongamento, aos 93’ Ibai Gómez, que estava em campo há 4 minutos, efetuou um excelente cruzamento do lado direito do ataque do Athletic, ao qual Iñaki respondeu afirmativamente. Fica a ideia de que ter Stegen podia ter feito melhor na abordagem ao lance. Apesar da superioridade do Barcelona, o Athletic venceu com um “golpe de teatro”. Ao longo que a partida se encaminhava para o fim, o golo dos catalães parecia inevitável, mas a equipa da casa não desistiu e acabou por ser premiada com um golo ao “cair do pano”.

A FIGURA

Fonte: Athletic Cluc

Iñaki Williams – O avançado espanhol não realizou uma exibição brilhante, mas o seu esforço foi recompensado com o golo que decidiu a eliminatória. Foi a “peça-chave” na excelente pressão do Athletic que causou dificuldades ao adversário, e acabou o jogo completamente esgotado.

O FORA DE JOGO

Fonte: FC Barcelona

Marc-André ter Stegen – O guarda redes alemão fez uma exibição fraca e cometeu um conjunto de erros que poderiam ter prejudicado a sua equipa ainda mais. Podia ter feito uma melhor leitura do lance do golo do Athletic, e transmitiu insegurança aos seus companheiros na construção de jogo, tendo errado alguns passes comprometedores.

 

ANÁLISE TÁTICA- ATHLETIC CLUB

O Athletic apresentou uma formação tática de 3-4-3 a atacar, e 5-3-2 a defender. Esquema de três centrais bastante dinâmico, com os dois alas bastante abertos no corredor e avançados no terreno. A equipa basca pressionou bastante a saída de bola do adversário, com o posicionamento de Iñaki, Muniaín e Raúl García a ser essencial para o sucesso desta tática. Criou dificuldades principalmente a ter Stegen, que errou alguns passes que poderiam ter um desfecho desagradável para o guarda-redes alemão.

No decorrer da segunda parte a fadiga dos jogadores do Athletic fez-se sentir, e os bascos foram recuando cada vez mais no terreno a defender. O jogo acabou por ser decidido num lance de ataque organizado dos bascos.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Unai Simón (8)

Ander Capa (6)

Yeray Álvarez (6)

Unai Núñez (7)

Iñigo Martínez (7)

Yuri Berchiche (6)

Mikel Vesga (5)

Dani García (6)

Raúl García (6)

Iker Muniaín (6)

Iñaki Williams (8)

SUBS UTILIZADOS

Mikel San José (6)

Aritz Aduriz (5)

Ibai Gómez (-)

 

ANÁLISE TÁTICA- FC BARCELONA

Organizado num esquema tático de 4-3-3, Quique Setién apostou em Messi no corredor central como “falso 9”, apoiado nas alas por Sergi Roberto e Ansu Fati. No decorrer da partida, Messi foi obrigado a recuar no terreno de jogo para apoiar na construção atacante devido à alta pressão do Athletic.

No segundo tempo, o Barcelona procurou uma construção de jogo mais objetiva, jogando um futebol mais dinâmico, contrastando com a posse de bola ineficaz da primeira parte. Perante o recuo de Messi, no segundo tempo, De Jong apareceu regularmente em zonas de finalização, desempenhando a função de “falso 9”. Os movimentos interiores de Griezmann foram importantes para um melhor desempenho ofensivo dos catalães no segundo tempo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Marc-André ter Stegen (4)

Nélson Semedo (6)

Gerard Piqué (6)

Clément Lenglet (6)

Jordi Alba (6)

Sergio Busquets (7)

Frenkie De Jong (7)

Ivan Rakitic (5)

Sergi Roberto (6)

Lionel Messi (7)

Ansu Fati (6)

SUBS UTILIZADOS

Antoine Griezmann (6)

Arthur Melo (6)

Samuel Umtiti (-)

Foto de Capa: Athletic Club

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea prepara-se para anunciar Xabi Alonso como o próximo treinador

O Chelsea está muito perto de chegar a um acordo com Xabi Alonso para o comando técnico, tendo já uma segunda reunião marcada.

Portugal já conhece os adversários no Mundial Feminino Sub-20 de 2026

Portugal já conhece os adversários para a estreia no Mundial Feminino de Sub-20. A equipa das quinas vai defrontar a Coreia do Norte, a Colômbia e a Costa Rica.

Está fechado no Sporting e ficou fora dos convocados para a última jornada da Primeira Liga

Pedro Lima vai falhar o Moreirense x AVS SAD na última jornada da Primeira Liga. Médio brasileiro está a caminho do Sporting.

À atenção de José Mourinho? Definidas as meias-finais da Supertaça de Espanha 2027

A Supertaça de Espanha 2027, que se vai disputar no Catar, terá um Barcelona x Atlético Madrid e um Real Madrid x Real Sociedad nas meias-finais.

PUB

Mais Artigos Populares

Eliza Turner renova com o FC Porto até 2028

Eliza Turner, a terceira melhor marcadora da equipa de Futebol Feminino, prolongou o vínculo com o FC Porto até 2028, após ter estado em destaque na primeira época.

Stephan El Shaarawy despede-se da AS Roma após dez anos de ligação

O avançado Stephan El Shaarawy vai deixar a AS Roma no final da temporada, depois de uma década em que se tornou capitão e uma das figuras mais queridas dos adeptos.

Francesco Farioli faz mudanças para o FC Porto x Santa Clara: eis as 5 alterações

Francesco Farioli fez 5 alterações relativamente ao 11 inicial contra o AVS SAD. FC Porto joga este sábado contra o Santa Clara.