Club Atlético de Madrid 0-1 FC Barcelona: Messi apareceu, correu, brilhou e gelou o Wanda Metropolitano

- Advertisement -

Noite de chuva em Madrid, mas com um duelo bem quentinho entre Atlético e Barcelona em perspetiva. Algo que passou da teoria à prática. Num jogo extremamente disputado, os catalães triunfaram por uma bola a zero, com um belo golo de Messi já na reta final do encontro.

Entrou melhor a formação da casa, mais pressionante, mais perspicaz e logo com uma bola no poste, com meia dúzia de minutos decorridos. Num lance de insistência, um cruzamento inofensivo de Hermoso quase que resultava num auto-golo de Junior Firpo, não fosse o poste a travar o desvio acidental do defesa.

Sucederam-se várias oportunidades junto da baliza de Ter Stergen. A subida dos centrais colchoneros à área era sinónimo de perigo para o guardião alemão. Primeiro, foi Felipe a cabecear por cima, de seguida foi a vez de Hermoso aparecer desmarcado junto à pequena área e obrigar o guarda-redes adversário a uma intervenção…milagrosa.

Numa primeira meia hora de jogo com vários cartões amarelos (2 para cada lado), o Barcelona ia sentido dificuldades na construção de jogo, perante um Atlético muito subido no terreno. De tal modo que só a partir do minuto 26’ é que o conjunto liderado por Valverde começou a visar a baliza adversária, com dois remates muito perigosos de Rakitic e Suárez – o primeiro à figura, o segundo a centímetros do poste.

E se é verdade que Morata, na sequência de um canto, obrigou Ter Stegen a mais uma espantosa defesa, também do outro lado – igualmente num canto – Piqué ameaçou a baliza de Oblak, com um cabeceamento à trave. Em suma, um primeiro tempo com mais Atlético, mas com um Barcelona sempre perigoso nas poucas vezes que chegou à baliza contrária.

Duelo entre Morata e Piqué dentro da grande área
Fonte: Atlético Madrid

No segundo tempo, deu-se uma inversão dos papéis. Os culés redefiniram os seus processos de transição e apareceram com outra cara no regresso dos balneários. Griezmann – de regresso ao reduto do Atlético – foi o primeiro a ameaçar, sendo que a formação de Simeone respondeu logo de seguida com um contra-ataque concluído por Koke, mas sem qualquer efeito prático.

Foi preciso esperar pela uma hora de jogo para Messi deixar o primeiro cheirinho no Metropolitano, com um remate à figura de Oblak a defender a dois tempos. Pouco depois, na sequência de dois contra-ataques – aparentemente vertiginosos – Suárez e Griezmann tiveram nos pés duas oportunidades de ouro para inaugurar o marcador.

O jogo ia subindo de ritmo, com uma espécie de “bola cá, bola lá”, com várias oportunidades de parte a parte, mas onde ficavam a faltar os golos. Na resposta às oportunidades dos catalães, só Morata – de calcanhar – conseguiu ameaçar a baliza adversária.

À medida que o jogo se aproximava do fim, a formação de Simeone subiu as linhas e foi apanhada em contra-golpe. Messo conduziu e, após combinação com Suárez, concluiu, gelando o Wanda Metropolitano. Estava feito o primeiro e único golo do jogo ao minuto 85’. O conjunto de Madrid ainda tentou reagir nos descontos com dois lances junto da baliza contrária, mas o resultado não mais se alterou.

Se é verdade que o Atlético foi mais equipa no primeiro tempo, também não é menos verdade que o Barcelona apresentou outra imagem na segunda parte e, com isso, chegou ao golo da vitória já bem perto do fim.

Com este triunfo, o Barcelona volta a colocar-se ao lado do Real Madrid na liderança do campeonato, com 31 pontos, ao passo que o Atlético é sexto, com 25 pontos – com a agravante de ter mais um jogo do que os seus dois rivais diretos.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Atlético de Madrid: Oblak, Trippier, Felipe, Hermoso, Saúl, Correa (Lemar, 73’), Herrera (Lodi, 87’), Thomas, Koke, João Félix (Vitolo, 66’) e Morata.

Barcelona: Ter Stegen, Sergi Roberto, Piqué (Umtiti, 83’), Lenglet, Junior Firpo, De Jong, Arthur (Vidal, 73’), Rakitic, Messi, Griezmann e Suárez.

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valadares Gaia escorrega em Guimarães e falha pressão ao Torreense na Primeira Liga Feminina

O Valadares Gaia empatou fora de casa com o Vitória SC (1-1) na jornada 15 da Primeira Liga Feminina. Vê quem marcou os golos.

Mikel Arteta revela conversa com avançado do Arsenal e ainda diz: «Tenho a certeza de que vai atingir a sua melhor forma em breve»

Mikel Arteta acredita que Bukayo Saka atingirá a sua «melhor forma em breve». Técnico do Arsenal revela ainda conversa com o jogador.

Bernardo Vital: «A Seleção A é algo que está longe, mas no futuro espero que esteja cada vez mais perto para um dia poder...

Bernardo Vital falou sobre vários temas em entrevista. Defesa-central, que é internacional português pelos sub-21, abordou tema Seleção.

Lembras-te de Andrea Belotti? Ex-Benfica está de volta aos treinos após grave lesão

Andrea Belotti está de volta aos treinos depois de uma grave lesão. Cagliari mostra imagens do avançado italiano com bola.

PUB

Mais Artigos Populares

Hugo Oliveira comenta renovação com o Famalicão: «Estamos a viver um período de paz e isso traz desenvolvimento e segurança»

Hugo Oliveira realizou a antevisão ao FC Porto x Famalicão. Técnico português abordou vários temas, entre eles a renovação de contrato.

Hugo Oliveira antevê FC Porto x Famalicão: «Vamos jogar em casa do candidato mais forte ao título de campeão nacional»

Hugo Oliveira realizou a antevisão ao FC Porto x Famalicão. Duelo entre dragões e famalicenses é referente à jornada 28 da Primeira Liga.

Mauro Jerónimo reflete sobre situação de Geovany Quenda e elogia-o: «É um jogador rápido e explosivo»

Mauro Jerónimo falou sobre a situação física de Geovany Quenda, que regressou aos treinos depois de lesão. Jovem do Sporting elogiado.