FC Barcelona 2-1 Sevilha FC: Penálti falhado aos 90’ dá supertaça aos culés

- Advertisement -

O primeiro troféu da época futebolística espanhola foi disputado fora de portas. Com a supertaça a ser jogada em Tânger, no Norte de Marrocos, catalães e sevilhanos entraram em campo para se mostrar aos milhares de adeptos que se encontram no país africano e dar uma ideia do que os aficionados poderão esperar para os próximos nove meses.

A jogar a sua primeira partida oficial depois dos amigáveis estivais, o FC Barcelona aproveitou para lançar Clement Lenglet, central francês contratado precisamente ao Sevilha FC, e Arthur, médio centro brasileiro proveniente do Grémio. Do outro lado, André Silva, a mais recente aquisição dos rojiblancos, começava o jogo no banco.

E foi daí que o português assistiu a um início tipicamente dominador do Barça, que lançou uma espécie de rede sobre o adversário, instalando-se, na totalidade dos 10 jogadores de campo, no meio campo contrário. Mas esta rede tinha buracos. Tal como tubarões, perante uma defesa catalã em sangria, os sevilhanos foram para a frente e, após o passe de Luís Muriel a isolar Sarabia, fizeram o 1-0. Aos 9 minutos, o FC Barcelona sofria um golo que estava no guião.

Mas os campeões espanhóis em título não foram abaixo com este tento. Voltaram a lançar a rede, desta vez fortalecida e perante um adversário que se contentava em furá-la apenas uma vez. Retomaram as rédeas do jogo e, mesmo sem Iniesta, o meio campo foi capaz de gerir o jogo, com Messi a vir buscar a bola a áreas mais profundas e Dembelé a procurar constantemente desequilíbrios e cruzamentos. Apesar de Suarez ter sido, na primeira parte, a principal fonte de perigo do FC Barcelona, acabou por ser Gerard Piqué a fazer o golo. Aos 42 minutos, Messi bate um livre a pouco mais de 20 metros da baliza, a bola bate no poste direito, bate nas costas do guarda redes, Vaclik, e novamente no poste, para depois sobrar para o central espanhol, que encostou para o fundo das redes. Um golo afortunado, mas um empate merecido.

Sarabia festeja o primeiro golo da partida
Fonte: Sevilla FC

Antes do fim da primeira parte, Luís Muriel ainda voltou a criar problemas aos defesas catalães, mas Sarabia não conseguiu voltar a corresponder ao serviço do colombiano  e falhou o golo.

Os rojiblancos aproveitaram este embalo e ,na segunda parte, apresentaram-se com outra atitude. Passavam a ter mais bola, frente a um Barcelona que, tirando Rafinha e Arthur para lançar Rakitic e Coutinho, procurava um jogo mais agressivo, porém sem sucesso. Aos 62 minutos, Vazquez corresponde ao livre de Banega com um cabeceamento que fez estremecer a trave da baliza de Ter Stegen. O mesmo Vazquez iria, aos 68 minutos, encontrar espaço à entrada da área para desferir um remate que, caso tivesse ido uns centímetros mais para a esquerda, teria feito o 2-1.

Mas, a partir dos 75 minutos, os jogadores de Ernesto Valverde, apáticos até aqui, despertaram novamente, de modo a contrariar um Sevilha cada vez mais atrevido. A 13 minutos dos 90, Messi obriga Vaclik, a figura da sua equipa, a uma fantástica dupla defesa. Mas o guarda redes checo nada pôde fazer quando, aos 80 minutos, Dembelé encheu o pé de fora da área sevilhana e colocou o esférico, mais à força do que em jeito, no fundo das redes, fazendo o 2-1. O extremo francês, que tivera até aqui um jogo de altos e baixos, proporcionava-nos assim o momento da noite.

Quando a partida já parecia sentenciada a uma vitória culé, Ter Stegen faz falta dentro da área sobre Aleix Vidal – ex-FC Barcelona – e atira um salva vidas ao Sevilha. Quem estava encarregue de o agarrar era Ben Yedder, que entrara para o lugar de Mercado cinco minutos antes. Mas o francês acabou mesmo por deixar a sua equipa afundar, rematando para o lado direito, onde já estava o guarda redes alemão.

Esta foi a última oportunidade de um jogo cuja história se pareceu repetir nas duas partes: um início cauteloso, um desenvolvimento apático e um final frenético, com alguns rasgos de génio e ocasiões inesperadas espalhados pelos 45 minutos. Messi e companhia regressam à Catalunha com a Supertaça nas mãos e o Sevilha leva este dissabor de volta para casa, onde irá preparar a 2.ª mão da pré eliminatória da Liga Europa, frente ao Zalgiris.

 

Onzes iniciais:

FC Barcelona: M. A. Ter Stegen; N. Semedo; G. Piqué; C. Lenglet; J. Alba; S. Busquets; Arthur (P. Coutinho 52’); O. Dembelé (A. Vidal 86’); Rafinha (I. Rakitic 45’); L. Messi; L. Suaréz.

Sevilla FC: T. Vaclik; G. Mercado (W. Ben Yedder 85’); S. Kjaer; G. Sola; J. Navas; R. Mesa; E. Banega; S. Escudero; P. Sarabia (Aleix Vidal 71’); F. Vazquez; L. Muriel (A. Silva 60’).

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan alarga série invicta com vitória confortável no terreno do Bolonha

No último jogo da 23.ª jornada da Serie A, o AC Milan derrotou o Bolonha por três bolas a zero e chegou aos oito jogos consecutivos sem perder.

Oliveirense anuncia saída do técnico Jorge Pinto e confirma reforço

Esta segunda-feira, a Oliveirense anunciou a saída do treinador Jorge Pinto. Yefrei Rodríguez foi apresentado como reforço, depois de deixar o Tondela.

Já passou pelo FC Porto e está muito perto de assinar com o PAOK

Jorge Sánchez está muito perto de assinar com o PAOK, deixando o Cruz Azul. O lateral já passou pelos quadros do FC Porto.

Presente e futuro: Paris FC fecha as contratações de Ciro Immobile e Rudy Matondo

O experiente avançado, Ciro Immobile, e o jovem de apenas 17 anos, Rudy Matondo, foram anunciados como reforços do Paris FC.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho travou saída de jogador do Benfica rumo ao Mallorca

José Mourinho impediu a saída de Andreas Schjelderup no final do mercado. O extremo esteve muito perto de assinar com o Mallorca.

Damac de Armando Evangelista empata a zero e Al Qadsiah aproxima-se do pódio: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na 20.ª jornada da Liga Saudita, o Damac empatou a zero na receção ao Al Kholood e o Al Qadsiah bateu o Al Khaleej por uma bola a zero.

Barcelona quer que Camp Nou seja a sede da final da Champions League em 2029

O Barcelona quer que o Camp Nou seja o estádio escolhido para sediar a final da Champions League da temporada 2028/29.