Neville e Lim perdidos por terras espanholas

- Advertisement -

cab la liga espanha

O Valencia C.F. está em crise. São já nove os jogos consecutivos que o clube leva sem conseguir vencer no campeonato, em que ocupa a 11.ª posição. Na Europa, as coisas não estão melhores, dado que o clube “che” ficou em último lugar de um grupo que até parecia acessível, com Zenit, Gent e Lyon.

Depois de tornarem o “Nuno vete ya!” no cântico mais ouvido no Mestalla, os adeptos viram a sua vontade satisfeita pela direção e o treinador português foi despedido no final de novembro. Sabendo que cada vez mais adeptos vinham contestando o poder de Jorge Mendes dentro do clube, Chan Lay Hoon, a Presidente, anunciou logo que o novo técnico não seria indicado pelo empresário português. Dito e feito. O nome do treinador escolhido foi surpreendente: Gary Neville.

Desconfio de que Peter Lim está tão dependente de Jorge Mendes que, sem a sua ajuda, teve de se restringir à sua própria lista de contactos, e, por isso, escolheu um dos poucos treinadores que conhecia pessoalmente. Gary Neville é proprietário de um clube que atua nos escalões secundários de Inglaterra, o Salford City, juntamente com Peter Lim e alguns ex-jogadores do Manchester United (entre os quais Phil Neville, treinador adjunto de Gary). Essa parece-me ser a única razão para a aposta no antigo lateral direito do United. É que, de resto, a escolha não faz sentido nenhum.

Gary Neville apresentado por Chan Lay Hoon, Presidente do Valência
Gary Neville apresentado por Chan Lay Hoon, Presidente do Valencia CF
Fonte: Valencia CF

Neville não tem qualquer experiência como treinador principal, só como elemento da equipa técnica da seleção inglesa e como comentador televisivo. Além disso, nunca passou pelo futebol espanhol, tendo feito toda a carreira de jogador em Inglaterra, por onde continuou após pendurar as botas. E, se isto já seria uma dificuldade para qualquer treinador, para alguém que entra a meio da época ainda pior se torna. A cereja no topo do bolo é o facto de o clube ser dirigido por pessoas que também não são propriamente grandes conhecedoras do país onde estão.

Assim, não admira que Gary Neville esteja a ter dificuldades. Tem experimentado coisas diferentes, mas nada parece resultar, desde a experiência de jogar com três centrais até à última decisão, que foi… Mudar de capitão: Parejo passou a braçadeira a Paco Alcácer. Isso não resultou, claro, e o Valência empatou ontem, em casa, frente ao Las Palmas.

Ao contrário do que fizeram com Nuno, os adeptos ainda não começaram a dirigir os seus cânticos ao treinador, tendo preferido dirigir-se aos jogadores: “esta camiseta no la merecéis”, ouviu-se no Mestalla. Eu tenho dúvidas de que os jogadores sejam os principais culpados. O que sei, tal como os adeptos “che” também sabem, é que não adianta dirigir cânticos ao proprietário, Peter Lim, à Presidente, Chan Lay Hoon, ou ao treinador, Gary Neville. Afinal de contas, nenhum deles sabe falar espanhol sequer…

Foto de Capa: Valencia CF

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dinamo Tbilisi contrata Léo Santos ao Estoril Praia e Rui Monteiro ao FC Porto

O Dínamo Tbilisi oficializou a contratação de dois jogadores que competiam em Portugal, Leo Santos, proveniente do Estoril Praia, e Rui Monteiro, formado no FC Porto.

Rui Borges projeta Arouca x Sporting: «Exigência grande, mau tempo, vamos perceber o que o jogo vai pedir»

Em conferência de imprensa, Rui Borges projetou o encontro entre Arouca e Sporting, relativo à 19.ª jornada da Primeira Liga.

Rute Costa sai do Benfica e assina pelo Torreense

A guarda-redes Rute Costa, de 31 anos, deixa o Benfica após rescindir contrato e reforça o Torreense na Liga BPI.

Tiago Pinto impressiona no Bournemouth e elogia José Mourinho: «Parece-me uma situação natural: o maior clube para o maior treinador»

Tiago Pinto deixou vários elogios a José Mourinho, numa entrevista da Marca que destacou o desempenho do português como diretor do Bournemouth.

PUB

Mais Artigos Populares

Leandro Santos deixa Benfica e está a caminho do Moreirense

Leandro Santos está muito próximo de ser confirmado como reforço do Moreirense. O lateral vai deixar o Benfica e assinar um contrato válido por quatro temporadas e meia com o clube minhoto.

Tomás Esteves será emprestado ao Bari, penúltimo classificado da Serie B Italiana

O defesa-lateral formado no FC Porto, Tomás Esteves, será emprestado ao Bari até ao final da temporada, após recuperar da lesão grave no joelho.

Avaria no avião atrasa regresso do FC Porto a Portugal

O avião que ia transportar a equipa do FC Porto da Chéquia para Portugal sofreu uma avaria, atrasando o regresso da equipa ao solo nacional.