Os treinadores do Valencia CF, o Twitter e eu

- Advertisement -

Não sou especialista em Twitter. Tenho uma conta onde nunca escrevi nada, “sigo” meia dúzia de pessoas, mas nunca lá vou ver o que escrevem, e nunca entendi bem o interesse nessa rede social que nos limita a 140 caracteres. No entanto, no último ano, tornei-me especialista na análise ao twitter dos treinadores do Valencia CF. Eu explico.

Tudo começou com Nuno Espírito Santo. O treinador português criou uma conta oficial, acumulou seguidores ávidos de novidades, mas… tardava em lançar um primeiro tweet. Os dias foram passando e aquela página, ali parada, foi-se tornando um mistério que suscitou o meu interesse. Analisei cuidadosamente o seu perfil e reparei que, na descrição, dizia “Perfil oficial de Nuno Espírito Santo, entrenador del Valencia CF”. Conhecedor da realidade do clube, escrevi uma crónica em que lhe sugeria que, àquela descrição, acrescentasse: “por enquanto, por enquanto…”.

No dia seguinte, o Valencia perdeu em Sevilha e Nuno foi demitido.  Nuno talvez nunca tenha chegado a ler o meu conselho, mas o seu sucessor, Gary Neville, leu-o, certamente. A frase que se lia no perfil do antigo jogador do Manchester era “Attack the day”, que é a atitude certa para quem é treinador do Valencia. Nunca se sabe se no dia seguinte se continuará no cargo.

Ayestarán dá um autógrafo a um pequeno adepto Fonte: Valência CF
Ayestarán dá um autógrafo a um pequeno adepto
Fonte: Valência CF

Gary Neville fez uma bela carreira de futebolista, com o número dois nas costas. No Valencia, percebeu-se que ser o número 2 talvez seja algo que Neville, além de levar na camisola, leve também no sangue. É que como treinador principal foi um desastre e, poucos meses depois, foi demitido, dando lugar a Pako Ayestarán. Pako conhece bem o clube (era adjunto de Benítez quando o Valencia venceu dois campeonatos e uma Taça UEFA) e, por isso, não precisa de conselhos de ninguém.

As abordagens de Nuno e de Neville no Twitter não funcionaram, por isso, Pako nem sequer se dá ao trabalho de preencher a sua frase de perfil. Mas, algumas semanas depois de ter sido apontado treinador do clube, fez um tweet que poderá ser importante para o futuro. Citando John Carlin, jornalista e escritor britânico, Pako escreveu que “boa parte dos males do mundo vêm da insistência dos seres humanos em crer que têm toda a verdade, quando o máximo a que podem aspirar é ter um ponto de vista”. Ora, quando os adeptos começarem a cantar “Pako vete ya”, cântico que todos os treinadores do Valencia CF ouvem mais cedo ou mais tarde (e que já não deve tardar muito, dadas as três derrotas nas três primeiras jornadas do campeonato), já o imagino a responder: “Pois, pois, mas isso é só o vosso ponto de vista”.

Esta é uma estratégia original, mas tenho dúvidas de que resulte. Sei que Pako não é seguidor de Nuno nem de Neville no Twitter, mas, ainda assim, parece-me que não tardará a seguir pelo mesmo caminho que eles. É assim o Valencia, hoje em dia.

 

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.