📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pichichis & Taconazos #4: E agora, Cholo?

- Advertisement -

O “Pichichis & Taconazos” é um espaço dedicado à LaLiga, um campeonato pelo qual Pedro Castelo se apaixonou.

Escrevo estas linhas a menos a 24 horas do Barcelona receber o Granada e acertar o calendário ao fim de 33 jornadas. Os culés, em caso de vitória, assumem a liderança da LaLiga.

Quem me conhece e comigo discute este campeonato, sabe que nunca fui um adepto de Simeone. E não o digo agora, que poderá deixar de ser líder. Digo-o desde que trabalho com a LaLiga, o que aconteceu logo após a conquista do último título colchonero. Como é óbvio, não consigo deixar de reconhecer o mérito que o técnico argentino teve na recuperação do Atlético. A sua garra e determinação foram fundamentais para acompanhar a solidez financeira que o clube foi ganhando e que tem como ponto alto a construção de um estádio do melhor que há no mundo e de uma equipa digna de ali jogar.

É precisamente por aqui que vou pegar. Poucas temporadas houve em que uma equipa teve tantos fatores a seu favor para ser campeã espanhola. A começar, a qualidade que conseguiu reunir no plantel. Inegável. Desde a baliza, onde tem um dos melhores do mundo (para muitos o melhor), passando por todos os setores, há soluções de topo Depois, o estado dos adversários. Poucas épocas houve em que Real e Barça “oferecessem” uma vantagem tão grande a um rival. E finalmente, a capacidade que o Atleti teve para “cavar” esse fosso pontual para os habituais candidatos ao título.

No meio de tudo isto, abro espaço para um elogio a El Cholo. A transformação de Marcos Llorente é por demais evidente, pela positiva, e aí tem de ser dado o mérito ao treinador. “Descobriu-lhe” uma nova posição, novas características e uma forma de jogar que fazem dele um dos melhores jogadores da LaLiga.

A enorme vantagem que o Atlético já teve pode ser anulada esta quinta-feira. Como referiu Simeone no final da derrota em Bilbao, na última jornada, vai ser campeão quem for mentalmente mais forte. Mas isso só, não chega a este nível. Há que ser melhor, com e sem bola. E isso não acontece só porque uma equipa é mentalmente mais forte. Também, mas não só.

Alguém escreveu um dia que os treinadores são para uma equipa como os professores para os alunos. Há os professores da escola primária, os da preparatória, os da secundária e ainda os do ensino superior. Simeone, como todo o mérito, conseguiu levar aquela gente da escola primária ao ensino secundário. Mas está difícil de afirmar esta equipa na universidade onde só entram aqueles que ganham títulos.

Quero, a terminar, deixar uma nota. Sei que daqui a menos de um mês podem vir dizer-me que o Atlético foi campeão. Mas garanto-vos que esta opinião continuará válida.

Artigo de opinião de Pedro Castelo,
narrador ELEVEN

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Salário de Tiquinho Soares dificulta saída do Santos

O Santos quer vender o avançado Tiquinho Soares, porém não parecem existir clubes interessados devido ao salário elevado do jogador.

Luís Castro regressa ao Brasil para treinar o Grémio

Luís Castro foi oficializado como novo treinador do Grémio. O técnico português regressa ao Brasil, depois de já ter orientado o Botafogo.

Daniel Ramos eleito o Treinador do Ano da China

No seu primeiro ano no Henan FC, Daniel Ramos foi eleito o Treinador do Ano da China após levar o clube à final da Taça.

Feirense triunfa no terreno do Torreense com golo nos últimos instantes: eis os resultados do dia da Segunda Liga

O Feirense derrotou o Torreense por 3-2, em jogo da jornada 14 da Segunda Liga. Eis os resultados do dia da competição.

PUB

Mais Artigos Populares

João Pedro Sousa antevê o Sporting x AVS SAD: «Admito que não é o adversário ideal»

João Pedro Sousa fez a antevisão do Sporting x AVS SAD, da Primeira Liga. O técnico admitiu que enfrentar os leões não é ideal, nesta altura.

Óscar vai rescindir contrato com o São Paulo e terminar a carreira

Óscar decidiu terminar a carreira no futebol e rescindir contrato com o São Paulo, após ser diagnosticado com síncope vasovagal.

Golo de Gonçalo Guedes não evita nova derrota da Real Sociedad frente ao Girona

A Real Sociedad foi derrotada pelo Girona por 2-1, no jogo de abertura da 16.ª jornada da La Liga. Gonçalo Guedes foi o autor do único golo do clube de San Sebástian.