📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Barrigada de golos numa eliminatória emocionante

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Esta é, sem sombra de dúvidas, uma das mais fortes edições da Liga Europa. Da fase de grupos apuraram-se históricos como o AC Milan ou o Arsenal e da Liga dos Campeões caíram os fortíssimos Nápoles, Atlético de Madrid e Borussia Dortmund (estes dois últimos quarto-finalistas na edição passada da Liga dos Campeões e recentes finalistas da mesma, para terem bem a noção do seu poderio).

As estrelinhas alinharam-se e ditaram jogos, em perspetiva, bastante interessantes e equilibrados, nomeadamente os confrontos entre Lyon e Villareal, Borussia Dortmund e Atalanta e Nápoles e Leipzig. No entanto, o favoritismo fica só pelo papel e isso ficou provado hoje, uma vez mais.

Não faltou espetáculo nem emoção a esta primeira mão dos 16 avos-de-final e os golos só não apareceram no primeiro dos 16 jogos realizados. É precisamente por esse duelo entre Estrela Vermelha e CSKA que começamos a análise. Disputado excecionalmente a uma terça-feira (para não coincidir com o jogo do Partizan, também ele realizado em Belgrado), foi um jogo difícil devido às condições climatéricas e onde ficou mais uma vez demonstrado o fraco poder de fogo do ataque dos sérvios (marcaram apenas por três vezes em toda a fase de grupos). O 0-0 final leva a eliminatória para Moscovo, onde os russos têm tudo para garantir o acesso aos oitavos.

Nesta quinta-feira, realizaram-se os restantes quinze encontros. A meio da tarde, o Sporting conseguiu uma vitória robusta no difícil sintético do Astana, que praticamente garante a sua continuidade na prova. Menos sorte teve o outro representante português, o SC Braga que foi completamente vulgarizado por um impiedoso Marselha. Os 3-0 tornam a missão bracarense quase impossível, um resultado que até peca por escasso, tal foi o domínio e o volume de jogo dos franceses. As restantes equipas gaulesas tiveram sortes distintas: o Lyon triunfou convincentemente o sempre difícil Villareal e alimenta o objetivo de chegar à final, de que esteve tão perto na edição transata; já o Nice continua a defraudar as expectativas e, depois de estar a vencer por duas bolas a zero em casa, permitiu a reviravolta do Lokomotiv, com um hat-trick do português Manuel Fernandes.

Manuel Fernandes continua a realizar uma época memorável, que o deve levar ao Mundial 2018 Fonte: UEFA
Manuel Fernandes continua a realizar uma época memorável, que o deve levar ao Mundial 2018
Fonte: UEFA

No Signal Iduna Park, o Dortmund sentiu dificuldades perante a bem orientada Atalanta, conseguindo apenas o triunfo nos descontos pelo reforço de Inverno Michy Batshuayi. No entanto, o 3-2 apenas garante que vamos ter uma segunda mão emocionante. Outra equipa italiana que perdeu pela margem mínima foi a Lazio, que saiu de Bucareste com uma derrota algo inesperada. Também pela margem mínima, o Celtic levou de vencido o Zenit. Os empates a uma bola no AEK-Dínamo Kiev e no Partizan-Plzen e o empate a dois entre Real Sociedad e Salzburgo também prometem equilíbrio e muita emoção na segunda mão.

Estranhamente, ou talvez não, as vitórias mais expressivas foram obtidas por equipas que jogavam fora de portas. No terreno do estreante e surpreendente Ostersunds, o Arsenal aproveitou os erros defensivos dos suecos para carimbar o 0-3 no marcador. Pelo mesmo resultado, o irregular AC Milan triunfou no difícil campo do Ludogorets. Já em Copenhaga, a equipa da casa foi engolida pelo fortíssimo Atlético de Madrid (a meu ver, a equipa mais forte em competição), tendo os colchoneros goleado por 1-4. Outro Atlético, o de Bilbau, chegou ao intervalo a vencer por três golos sem resposta, tendo o Spartak ainda conseguido reduzir para 1-3 no segundo tempo. Ainda assim, estes quatro confrontos têm, praticamente, definidos os seus vencedores.

No jogo grande da noite, o Leipzig aproveitou as poupanças e o desacerto do Nápoles para triunfar no San Paolo por 1-3. Mesmo começando a perder, os alemães não desistiram e consumaram a remontada com golos de Bruma e Werner(2).

E foi assim mais uma semana europeia, mais concretamente uma quinta-feira de Liga Europa. Toda esta emoção e todo este espetáculo fazem desta uma competição em crescendo, sendo cada vez mais atraente para os clubes e, especialmente, para os adeptos.

Foto de Capa: UEFA

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.