Liverpool FC 1-3 Sevilha FC: O mágico (e horrível) número 3

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

O número três tem, desde o início da História, uma importância vital na Humanidade. Passando pela religião –  Trindade Católica e Hindu – até às formas geométricas  – o triângulo é a primeira figura que se consegue fazer –, muito do que se passa no Mundo tem por base este mágico número. Ainda assim, e para os adeptos do Liverpool, este três passará a ser um número malogrado e a evitar.

Antes do início do jogo já o referido três seria o alvo a abater por parte da equipa de Liverpool. Os reds queriam evitar que o Sevilha vencesse a sua terceira final consecutiva após as vitórias do clube andaluz frente ao SL Benfica e ao FC Dnipro Dnipropetrovsk nas últimas duas edições.

A equipa de Jurgen Klopp comandou as acções durante toda a primeira parte, banalizando uma equipa sevilhana amorfa e sem qualquer argumento para assustar Mignolet. À passagem dos primeiros dez minutos valeu Carriço à equipa espanhola, evitando o golo inaugural de Sturridge.

Galvanizados pelo momento, os ingleses continuaram a pressionar, e pouco depois surgiu o primeiro – de três – momentos polémicos na área de David Soria. Roberto Firmino ultrapassa Carriço, que coloca o braço na direcção da bola. O árbitro da partida e o árbitro auxiliar nada viram, e o jogo seguiu com o internacional brasileiro a contestar veementemente a decisão do juiz da partida.

Perto da meia-hora de jogo Rami toca com a mão na bola de forma subtil, dando motivo aos reds para voltarem a pedir grande penalidade. De novo, Jonas Eriksson nada viu e mandou seguir a partida.

Cinco minutos depois, e num portentoso remate de trivela, Sturridge acaba mesmo por marcar e dar justiça ao marcador no Estádio St. Jakob-Park, em Basileia. As bancadas, completamente preenchidas de vermelho, entraram em erupção e Klopp parecia destinado a acabar em beleza a sua primeira época em Liverpool.

Mas, e como não há duas sem três, a polémica voltou a aparecer dentro da área do Sevilha com a equipa inglesa a reclamar – e com razão – uma mão na bola. De novo, Firmino na jogada, desta vez a tentar a assistência para golo, mas com Krychowiak a cortar com a sua mão esquerda. Nova grande penalidade por assinalar, novos protestos junto de Jonas Eriksson. O prenúncio do número três estava a chegar, e para fazer danos avassaladores.

Coke foi o herói improvável desta final em Basileia Fonte: UEFA
Coke foi o herói improvável desta final em Basileia
Fonte: UEFA

Ainda o apito do árbitro sueco para o início da segunda parte ecoava nas bancadas e já os adeptos do Sevilha festejavam o golo do empate espanhol, apontado por Gameiro. O internacional francês apanhou a defesa red adormecida e restabeleceu a igualdade na partida. Um golpe profundo para a formação inglesa, que acusou em demasia o golo sofrido e não mais se encontrou em campo.

O segundo golo sevilhano veio dar ainda mais ênfase à “fúria” espanhola, numa jogada em que Vitolo foi o maestro que permitiu o golo do capitão Coke. O mesmo Coke viria a completar o círculo – ou o triângulo –do número três, ao bisar na partida e aumentar para 3-1 o resultado na partida. Curiosamente, o último jogador espanhol a bisar numa final europeia tinha sido Javi Moreno, jogador do Deportivo Alavés, frente ao mesmo Liverpool FC.

Unai Emery tem que ser valorizado por ter percebido onde falhou a equipa durante o primeiro tempo, sendo perfeitamente recompensado por isso no segundo. A equipa sevilhana foi buscar forças onde não parecia tê-las e acabou por fazer uma remontada histórica. Já Klopp acaba por perder a segunda final europeia da sua carreira, naquilo que parecia ser o seu (quase destinado) primeiro grande momento à frente do histórico clube inglês.

O Sevilha é o verdadeiro dono e senhor desta Liga Europa.
Figura:

Adeptos do Liverpool – É incrível pensar que, em 45 minutos, todo um sonho desmorona, tudo cai por terra e que, ainda assim, houve força e vontade de cantar que o Liverpool will never walk alone. Há magia onde se encontrem os adeptos reds, seja no “The Kop” ou em qualquer outro lugar. Liverpool é e será sempre um clube diferente, independentemente de quantos três lhe aparecerem pela frente.

 

Fora de Jogo:

Jonas Eriksson – Mau demais para uma grande final europeia. Nunca soube serenar os ânimos e durante a primeira parte pareceu mais nervoso do que alguns dos jogadores em campo. Errar três grandes penalidades com seis árbitros em campo é demasiado mau para ser verdade.

 

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por: Mafalda Carraxis

Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Florentino Pérez discursa após vencer as eleições do Real Madrid e confirma José Mourinho: «Um dos melhores treinadores do mundo, como é José Mourinho»

Florentino Pérez já discursou para os adeptos do Real Madrid, após vencer as eleições. Antes do discurso, José Mourinho apareceu no vídeo da campanha.

José Mourinho, proposta de 150 milhões de euros e não só: as promessas que Florentino Pérez terá de cumprir

Florentino Pérez venceu as eleições do Real Madrid durante este domingo, batendo a concorrência de Enrique Riquelme.

É oficial: Florentino Pérez bate Enrique Riquelme e mantém-se na presidência do Real Madrid

Florentino Pérez levou a melhor sobre Enrique Riquelme e venceu as eleições do Real Madrid, que se realizaram este domingo.

Florentino Pérez já celebra vitória como presidente do Real Madrid: «É um dia feliz para mim e para os adeptos do Real Madrid»

Florentino Pérez já assumiu a vitória como presidente do Real Madrid. No entanto, os resultados oficiais ainda não foram divulgados pelo clube espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa do Fulham deslumbrado com Marco Silva: «Ensinou-me muitas coisas e alcançou alguns dos melhores resultados da história do clube»

Joachim Andersen recordou o impacto de Marco Silva na sua carreira. Defesa central elogiou o antigo treinador do Fulham, a caminho do Benfica.

Bruno Lage recorda pré-época pelo Benfica em 2025: «Mérito total dos jogadores que entraram na época agressivos e de cabeça»

Bruno Lage recorreu às redes sociais para relembrar o calendário apertado de pré-época pelo Benfica. Técnico realçou o pouco tempo de trabalho.

Marrocos e Noruega empatam em Nova Jérsia na preparação para o Mundial 2026

Deu em empate um dos jogos mais aguardados na preparação para o Mundial 2026. O Marrocos x Noruega terminou 1-1.