Manchester United FC 2-1 RSC Anderlecht: Mourinho agarra-se à boia

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

O Manchester United partia para este jogo com a condição de favorito reforçada, depois do empate a uma bola em Bruxelas. Dessa forma, os belgas sabiam que se quisessem passar às meias-finais da Liga Europa teriam de marcar no ‘teatro dos sonhos’. Mas a tarefa não se avizinhava fácil, pois é sabido que a equipa de José Mourinho olha para esta competição como a boia de salvação da época.

Depois de um início equilibrado e com a turma belga a tentar colocar em sentido os da casa, os red devils chegam ao primeiro golo num contra-ataque muito bem desenhado, a culminar com uma autêntica bomba de Mkhitaryan, já dentro da área, não dando qualquer chance ao guarda-redes belga. Aos 22’ há um revés para o treinador português, com a lesão de Marcos Rojo, que o obrigou a mexer na defesa quando não tinha centrais de raiz no banco.

A equipa de Manchester abanou um pouco com a alteração e o Anderlecht ganhou outra moral. Depois de uma oportunidade criada por Acheampong, com resposta à altura do guardião Romero, os visitantes chegaram mesmo ao golo por intermédio de Hanni numa jogada de insistência. A eliminatória estava agora empatada e com tudo em aberto, com o Manchester United a parecer meio perdido no jogo, não conseguindo ligar as jogadas de ataque e a viver de rasgos de Rashford e Ibrahimovic.

Para a segunda metade o Anderlecht baixou um pouco as suas linhas, mas com uma boa organização espreitava o contra-ataque sempre que podia, deixando os comandados de Mourinho em sentido. Duas equipas com medo de arriscar muito, pois um golo sofrido poderia deitar tudo a perder, principalmente para os da casa. À passagem do minuto 70, duas claras oportunidades desperdiçadas por Rashford e Ibrahimovic, após erros da defesa visitante.

Por esta altura era Pogba que carregava o Manchester às costas. O francês enchia o meio-campo, defensiva e ofensivamente, com constantes recuperações de bola e ainda com fulgor para aparecer na área contrária, a dar apoio aos seus avançados. Mas parecia ser o único em campo que não estava à espera do apito final. Numa segunda parte em que os ingleses até podiam ter decidido a eliminatória, chegava-se ao prolongamento e havia pelo menos mais meia hora de decisões.

Sofiane Hanni no momento do golo que igualou o jogo e a eliminatória Fonte: GettyImages
Sofiane Hanni no momento do golo que igualou o jogo e a eliminatória
Fonte: GettyImages

Para o tempo-extra mais uma contrariedade para Mourinho, que se viu privado de Ibrahimovic por lesão. Os ingleses mantinham alguma superioridade, mas não a conseguiam transformar em golo. Quando os nervos pareciam querer apoderar-se da equipa, aparece o menino Rashford a fazer o 2-1, ele que vinha subindo de produtividade no jogo e era dos que mais mostravam perigo. Relevo para a assistência de Fellaini, entretanto lançado no jogo por Mourinho, através de uma situação em que é fortíssimo o jogo aéreo.

Uma certeza a partir de agora: não haveria desempate por grande penalidade. Até ao final do jogo, os belgas a tentarem a reviravolta através de bolas longas para a área, mas o Manchester United a aguentar e a conseguir o apuramento para as meias-finais da Liga Europa.

Num jogo que a qualquer altura poderia pender para qualquer um dos lados, o resultado ajusta-se, pois foram os diabos vermelhos a ter mais oportunidades de golo e a querer mais passar à fase seguinte. Mantém-se, assim, vivo o desejo de Mourinho de vencer a competição europeia em que estava inserido esta época, amenizando de alguma forma as desilusões que tem sofrido na Premier League.

Foto de Capa: GettyImages

João Nuno Aguiar
João Nuno Aguiarhttp://www.bolanarede.pt
Deu o pontapé de partida no mundo do futebol aos 5 anos no G. D. Peniche. Com 14 anos chegou ao Boavista F.C. para integrar as camadas jovens e assistir ao primeiro e único título de campeão nacional do clube portuense. Licenciado em radiologia, trocou o futebol profissional pela saúde, mas manteve a paixão pelo desporto rei, que ainda joga por hobby e que o mantém sempre atento ao que se passa aquém e além-fronteiras.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição paga 30 milhões de euros e garante George Ilenikhena como substituto de Karim Benzema

O Al Ittihad de Sérgio Conceição oficializou a contratação de George Ilenikhena. Avançado francês chega como substituto de Karim Benzema.  

Clayton Silva oficializado como reforço do Olympiacos de Evangelos Marinakis

Clayton Silva foi apresentado como novo jogador do Olympiacos. Avançado deixa Rio Ave e junta-se ao clube grego de Evangelos Marinakis.

Fabrizio Romano: «Bernardo Silva vai deixar o Manchester City no verão»

Bernardo Silva prepara-se para encerrar o ciclo do Manchester City. Médio de 31 anos deixa clube no final da temporada.

Wolverhampton apresenta 2 reforços no último dia do mercado

O Wolverhampton oficializou dois reforços no último dia do mercado. Angel Gomes e Adam Armstrong juntam-se aos wolves.

PUB

Mais Artigos Populares

Gelson Martins renova contrato com o Olympiacos

Gelson Martins vai continuar no Olympiacos. Extremo português chegou a acordo para renovar com o conjunto grego.

Fenerbahçe explica o que aconteceu com os negócios de Kanté e En-Nesyri

Negócios de N'Golo Kanté e Youssef En-Nesyri colapsaram neste fim de mercado. Fenerbahçe emite comunicado oficial.

Benfica: Já é conhecida a duração do novo contrato de João Rego

João Rego vai renovar contrato com o Benfica até 2030. Jovem de 20 anos contou com o interesse de alguns clubes.