Sporting CP 0-1 Villarreal CF: Foi o submarino a acertar no leão – e não o cupido

- Advertisement -

Em dia dos namorados (ou para os mais formais, de São Valentim), o cenário deste encontro entre Sporting CP e Villarreal CF pode ter começado mais ou menos assim: “Amor, jantamos no intervalo ou depois do jogo…” Ele/ela provavelmente não gostou porque “só pensa na bola”, mas esses planos poderão ter ido logo por água abaixo nos minutos iniciais da partida ou, se o estimado leitor (sportinguista ou não) até jantou mais cedo, sabe o que aconteceu em Alvalade. Foi um desamor.

O “submarino amarelo” Villarreal CF, de Espanha, bateu o Sporting por 0-1. O golo surgiu nos minutos iniciais – algo que não era de todo aconselhável numa primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa em casa – e os “leões” estiveram muito aquém do esperado sobre um adversário que, pelo rendimento desta temporada, é “obrigatório” ultrapassar, mesmo que Marcel Keizer tenha dito que a qualificação aos “oitavos” não seja obrigatória.

O menu deste “jantar romântico” teve vários pratos de más decisões individuais com dificuldades em entrar na área adversária – penúltimo e último passe eram bastante previsíveis e surgiam praticamente abafados pelo conjunto espanhol, notavelmente mais experiente.

Críticas não tardaram em surgir nas bancadas dos “leões”, em que foi bem audível o pedido de “joguem à bola” misturado com alguns assobios. Mas o amor tem disto. Cada corte ou remate – maioria inofensivos – levantavam os decibéis em Alvalade.

Voltando a si, o leitor que não viu o jogo ou não esteve tão atento porque o dia era de romantismo, esta polémica reacção dos adeptos do Sporting CP, que pintou o cenário desta partida, pode ter tido logo o argumento que estava à vista de todos aqueles que estão muito, pouco ou assim-assim apaixonados. Marcel Keizer mexeu bastante no “onze” inicial, da baliza até ao ataque. Entrou Salin, Petrovic, Miguel Luís, Jovane Cabral e Raphinha.

À partida parecia ser aceite tanta mudança, até porque vem aí jogo com o SC Braga este domingo, mas o Villarreal – penúltimo classificado da liga espanhola – marcou logo aos 3’. Ataque conduzido pela faixa direita por Chukwueze que a ultrapassar Acuña (e que trabalheira deu ao argentino) cruza rasteiro para o meio da área. André Pinto aliviou mal e Alfonso Pedraza correu até dentro de área para rematar a bola para o fundo das redes de Salin (0-1).

Depois do golo, as culpas poderão ter recaído nas apostas invulgares que trazem logo à memória o que o treinador do Sporting CP disse na antevisão da partida: “não é obrigatório passar à fase seguinte.” Parecem estar em vista outras prioridades de um percurso que tem tido tantos altos e baixos depois da conquista da Taça da Liga. O Villarreal não demonstrou tanta presença ao longo do jogo e havia muito por onde o Sporting pegar, não aconteceu.

Alfonso Pedraza foi o goleador de serviço da noite
Fonte: UEFA Europa League

O segundo tempo continuou tão sereno como boa parte do primeiro. Villarreal CF apostou novamente em atacar pela ala esquerda e obrigou Salin a intervir perto do poste aos 48’ e 50’.

Uma boa jogada e muito perigo a favor do Sporting só surgiu pelos 70’ com Raphinha a (finalmente) mostrar saber o que faz na ala. O brasileiro tirou um adversário pelo caminho perto da linha de fundo e passou a bola para a entrada de Bas Dost na pequena área que rematou e teve golo negado devido a uma grande defesa de Andrés Fernandéz.

Pouco tempo depois, o Sporting estava bem mais em cima na partida, mas ainda sem saber muito bem o que fazer na zona de marcar golos. Surgiam novamente os cânticos de “joguem à bola” e a expulsão de Acuña. O argentino já estava amarelado desde o minuto 6 e viu o segundo cartão aos 77’ após uma entrada de sola sobre um adversário. A equipa do Sporting acabou com mais jogadores amarelados: Miguel Luís (6’), Raphinha (45+2’), Bruno Fernandes (90+3’) e Luiz Phellype (90+4’).

Apesar da desvantagem mínima, o Villarreal CF marcou um golo forasteiro que pode ser importante. Aguarda-se pela segunda mão no El Madrigal para conhecer a reacção do Sporting, que também pode ser vista antes, na recepção ao SC Braga para o campeonato. Em pouco tempo, os “leões” tem de mostrar mais. É já na próxima quinta-feira – a Liga Europa proporciona isto e agora não apaga a noite fria, a fraca exibição e os protestos dos pouco mais de 27 mil espectadores nas bancadas.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Sporting CP: Salin, Bruno Gaspar (27’ Ristovski), Coates, André Pinto e Acuña; Petrovic (69’ Wendel), Bruno Fernandes e Miguel Luís; Jovane Cabral (68’ Luiz Phellype), Raphinha e Bas Dost.

Villarreal CF: Andrés Fernandez, Victor Ruíz, Ramiro Funes Mori e Álvaro Gonzalez; Mario Gaspar, Manu Trigueros (62’ Santiago Cáseres), Javi Fuego, Alfonso Pedraza; Pablo Fornals (79’ Vicente Iborra), Samuel Chukwueze (74’ Daniel Raba) e Carlos Bacca.

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

Boston Celtics vão a São Francisco vencer os Golden State Warriors na NBA com Neemias Queta em destaque

Os Boston Celtics venceram os Golden State Warriors na NBA. Neemias Queta foi titular e teve contributo importante.

PUB

Mais Artigos Populares

Orkun Kokçu ainda nem é jogador do Besiktas em definitivo e já recebe propostas de transferência de 30 milhões de euros

Orkun Kokçu é alvo do Zenit, mas o Besiktas mete entraves à saída. Clube turco já recusou proposta de 30 milhões de euros dos russos.

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.