📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vitória SC 1–0 Olympique de Marselha: Conquistadores vergam franceses no D. Afonso Henriques

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalO Vitória recebeu e venceu esta quinta-feira o Marselha, em jogo a contar para a quarta jornada do grupo I da Liga Europa. Com apenas um ponto conquistado nos primeiros três jogos, os vimaranenses procuravam a primeira vitória na fase de grupos para se manterem vivos na luta pelo apuramento.

Ainda antes do início da partida destaque para alguns desacatos no Estádio D. Afonso Henriques, com adeptos franceses a saltarem as barreiras de segurança procurando confrontar os vimaranenses. Evra, defesa do Marselha e ex-jogador de equipas como a Juventus e o Manchester United, procurou serenar os franceses, mas acabou igualmente envolvido em confrontos. O internacional francês chegou mesmo a pontapear um adepto da própria equipa, mas acabou por recolher aos balneários acompanhado por dois colegas, entre os quais o português Rolando.

Quanto ao jogo, o Vitória começou melhor, controlando a posse de bola e procurando jogar no meio-campo do Marselha. A equipa de Guimarães esteve mesmo perto do golo quando aos seis minutos de jogo Marcos Valente, já na pequena área, chegou ligeiramente atrasado a um passe na sequência de um livre de Hurtado.

A jogar no habitual 4-2-3-1, com Hurtado solto nas costas do ataque, o Vitória procurou desde cedo o jogo exterior, através das ações de Héldon e Raphinha e da projeção dos laterais. Já o Marselha, sem jogadores como Thauvin, o ex-Benfica Mitroglou ou o lesionado Payet, sentiu algumas dificuldades nos minutos iniciais. O primeiro remate à baliza dos franceses surgiu apenas aos 29 minutos, após uma jogada individual de N’jie, com o camaronês a disparar fraco e à figura de Miguel Silva

Com o avançar da primeira parte os franceses foram crescendo no jogo e equilibrando a posse de bola, sem conseguirem, contudo, criar perigo.

Por outro lado o Vitória ficou perto do golo ao minuto 39, numa grande jogada de Konan que subiu pelo corredor e assistiu Rafael Martins para o coração da área, com o remate a ser desviado por um defesa do Marselha. No minuto seguinte Rafael Martins ficou novamente perto do golo, mas chegou ligeiramente atrasado a um cruzamento largo da direita

O Marselha respondeu e o jogo entrou num ritmo frenético. N’jie rematou fraco para a defesa de Miguel Silva após um passe de cabeça de Germain e logo de seguida Sanson, sozinho na pequena área, cabeceou ao lado depois de um cruzamento do lateral Amavi.

O intervalo acabou por chegar com um nulo no marcador, após uma primeira parte em que as oportunidades surgiram apenas nos minutos finais.

A segunda parte começou com uma toada lenta, com o Marselha a procurar gerir melhor a posse de bola e marcar o ritmo do jogo, com o Vitória a não conseguir pressionar de forma eficaz. Ao minuto 56 N’jie apareceu nas costas da defensiva vimaranense, após um grande passe de Luiz Gustavo, mas não conseguiu desviar bem na cara de Miguel Silva, com a bola a sair muito devagar e a ser recuperada pela defensiva do Vitória.

À passagem da hora de jogo foi a vez do Vitória ficar à beira do golo. Boa transição da equipa de Guimarães com Rafael Martins a transportar e, à entrada da área, a rematar muito forte com a bola a bater na trave da baliza de Mandanda.

O Vitória procurava intensificar a pressão, subindo as linhas e procurando roubar a bola durante a primeira fase de construção do Marselha, respondendo o treinador dos franceses com a saída de N’jie e a entrada de Thauvin, que passou a atuar junto ao ponta-de-lança Germain.

Fonte: OM
Fonte: OM

Os vimaranenses estavam por cima e ficaram novamente perto do golo ao minuto 69, com Raphinha a ganhar uma segunda bola dentro da área do Marselha e a rematar forte para defesa de Mandanda, com Rafael Martins a não conseguir efetuar a recarga.

À procura do golo Pedro Martins lançou o jovem Hélder Ferreira para o lugar de Raphinha, refrescando o ataque. O Vitória parecia mais insatisfeito com o resultado e chegou mesmo à vantagem: cruzamento de Héldon na direita do ataque vitoriano e Hurtado a responder de forma certeira com um bom cabeceamento para a baliza de Mandanda.

Na sequência do golo ambos os técnicos mexeram na equipa, com Pedro Martins a trocar o lateral direito, fazendo entrar Víctor García, e o treinador do Marselha a esgotar as alterações ao fazer entrar o ex-benfiquista Mitroglou.

A vencer, o Vitória procurou gerir a vantagem, tentando manter o Marselha longe da sua área. Pedro Martins reforçou a defesa com a entrada de Moreno para o lugar de Hurtado e a equipa portuguesa procurou sobretudo evitar que o Marselha construísse, aproveitando depois as recuperações de bola para esticar o jogo, com Rafael Martins a fazer um bom trabalho na frente de ataque.

Até ao final o Marselha não conseguiu criar oportunidades de perigo, segurando o Vitória uma vantagem que permite à equipa portuguesa continuar a sonhar com a passagem à próxima fase da competição.

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool apresenta proposta de 74 milhões de euros por destaque da Premier League

O Liverpool está interessado em Antoine Semenyo e já terá apresentado uma proposta de 74 milhões de euros ao Bournemouth.

Atalanta vai comunicar a saída de Ivan Juric e já tem treinador fechado até 2027

Raffaele Palladino chegou a acordo com o Atalanta para assumir o comando da equipa até 2027, resta apenas o clube anunciar a saída oficial de Ivan Juric.

Aston Villa renova contrato com Morgan Rogers até 2031

O Aston Villa renovou contrato com Morgans Rogers até 2031. O avançado inglês soma um golo e três assistências na temporada.

Renato Paiva recorda passagem de Gonçalo Ramos pelo Benfica: «Era impressionante como marcava golos nos treinos e depois nos jogos»

Renato Paiva revelou algumas curiosidades sobre a formação de Gonçalo Ramos e explicou como o transformou em um avançado, nas camadas jovens.

PUB

Mais Artigos Populares

Nico González não esquece FC Porto: «Um abraço para todos os portistas, só os portistas, mais ninguém em Portugal»

Nico González recordou o FC Porto e confessou estar atento à temporada dos dragões. O médio representou os azuis e brancos entre 2023 e 2025.

João Neves após marcar o golo decisivo que deu a vitória ao PSG: «Como sou pequeno, esqueceram-se de mim»

João Neves voltou a ser decisivo, ao marcar de cabeça o golo da vitória do PSG diante do Lyon de Paulo Fonseca, já nos minutos finais do jogo.

Miguel Oliveira após o Grande Prémio de Portugal: «Estou muito grato pelo apoio e o carinho»

Miguel Oliveira emocionou-se na despedida do Moto GP em Portugal, penúltima corrida do Mundial, e agradeceu o carinho do público em Portimão.