Allez France, Allez!

- Advertisement -

cab ligue 1 liga francesa

Fala-se pouco do futebol francês. Por volta da mesma altura, curiosamente, o futebol alemão ganhou um novo protagonismo e o gaulês, campeonato histórico, perdeu preponderância. Em Portugal, esse desvio de atenção deveu-se, em muito, à saída de Pedro Pauleta do Paris Saint-Germain, e consequente fim de carreira. Mas, na Europa, as razões foram outras.

A década de 90 foi o palco do apogeu do futebol francês. Depois do escândalo de resultados combinados do Marselha, a Ligue 1 vivia tempos quase inéditos no futebol europeu: em seis anos, foram campeãs seis equipas diferentes. Não havia continuidade, consistência ou estabilidade; ainda assim, a qualidade futebolística era acima da média, e a principal liga francesa era um verdadeiro laboratório de jogadores que, mais tarde, saltariam para campeonatos com mais destaque nas competições europeias.

Além dos feitos internos, também a selecção nacional vivia uma época auspiciosa. A geração de Thierry Henry, Zinédine Zidane, Patrick Vieira, entre outros, conquistou o Campeonato do Mundo em casa, em 1998, e, dois anos depois, o Europeu. Eram as estrelas do futebol mundial. Os bleus eram o colectivo mais temido e respeitado. Mas em 2002, aquando do Mundial da Coreia e do Japão, tudo isto foi por água abaixo. O muito antecipado favoritismo deu azar aos franceses e, tal como podemos dizer de Portugal, a campanha por terras asiáticas foi um fiasco. Os gauleses vieram embora sem uma única vitória, e nem sequer um golo marcado.

E, a partir daqui, foi sempre a descer. Depois da presença do Mónaco na final da Liga dos Campeões, frente ao Porto, não mais uma equipa francesa se fez sentir na maior competição de clubes. Daí aos desentendimentos de Nicolas Anelka com o seleccionador Raymond Domenech, às greves dos jogadores e às fracas prestações em fases finais, foi um pequeno passo. Tudo isto contribuiu para que o futebol francês deixasse de ser um dos mais afamados palcos do desporto rei.

Poucos saberão que, este sábado, o PSG conquistou um inédito quadruplé. Ao vencer o Auxerre, na final da Taça Francesa, a equipa de Laurent Blanc juntou esse troféu à Supertaça, ao Campeonato Francês e à Taça da Liga. Espero que, com o ressurgimento do PSG, este futebol que tanto aprecio volte às páginas dos jornais. Ibrahimovic e companhia irão, com certeza, mostrar que o clube está empenhado em voltar à glória europeia e estabelecer uma verdadeira hegemonia de títulos em França.

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jhon Arias pode regressar ao Brasileirão após experiência infeliz na Premier League

O Palmeiras de Abel Ferreira já entrou em contacto com os represantantes de Jhon Arias e pode trazê-lo de volta para o Brasileirão.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Fazer 30 pontos em 10 jogos fora de casa é algo realmente notável»

O FC Porto venceu o Vitória SC por 1-0 na 18.ª jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Luís Pinto responde ao Bola na Rede: «O Tony Strata tinha um papel híbrido que era criar a vantagem numérica no corredor»

O FC Porto venceu o Vitória SC por 1-0 na 18.ª jornada da Primeira Liga. Luís Pinto respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Onde ver o decisivo Juventus x Benfica da Champions League?

O Benfica vai a Itália na sétima jornada da fase de liga da Champions League. Águias defrontam a Juventus na prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Hansi Flick reflete sobre derrota na estreia de João Cancelo: «O resultado não reflete o nosso jogo»

Após a derrota por 2-1 frente à Real Sociedad no passado domingo, Hansi Flick falou sobre o desempenho da equipa e do estreante João Cancelo.

Estrela da Amadora tem mais 2 alvos e olha para a Suécia e para Itália

O Estrela da Amadora quer reforçar o meio-campo e o ataque e tem dois alvos definidos. Imam Jagne e Alessio Chiaverini na lista do clube.

Thomas Frank sob pressão no Tottenham e Mauricio Pochettino já é candidato ao lugar

Um membro da direção do Tottenham tem feito pressão para Thomas Frank ser despedido e Mauricio Pochettino surge como possível sucessor.