As sementes de Luís Campos em França

- Advertisement -

Luís Campos é, provavelmente, um nome desconhecido para muitos adeptos do Futebol português. Mas aqueles das gerações mais avançadas que a minha, poder-se-ão lembrar do seu percurso como treinador.

Luís Campos iniciou a sua carreira de treinador no início da década de 90, ao serviço da União Desportiva de Leiria. Prosseguiu a sua carreira na Segunda Liga, até que se estrearia pelo escalão máximo na temporada 2000/2001, ao serviço do Gil Vicente FC. Na Primeira Liga, treinou ainda o Vitória FC, o Varzim SC e o SC Beira-Mar, onde terminaria a sua carreira de treinador, na temporada 2004/2005.

Após o fim da carreira, ficou alguns anos afastado do Futebol, acabando por regressar ao activo na época 2012/2013, ao tornar-se olheiro do Real Madrid CF, até que, na temporada seguinte, viria integrar a estrutura do recém-promovido AS Mónaco, já comprado por Dimitry Rybolovlev. Aí, Luís Campos assumiu a função de coordenador técnico, sendo um dos homens por trás da aposta e valorização de jovens talentos no clube monegasco. Entre os quais, estiveram aqueles que foram pedras basilares da equipa que conquistou a Ligue 1 em 2016/2017, tais como Sidibé, Mendy, Fabinho, Bakayoko, Lemar, Bernardo Silva e Mbappé.

Xeka foi uma das contratações com o dedo de Luís Campos
Fonte: Lille OSC

Tal como vários destes elementos, Luís Campos também viria a deixar o Principado no Verão de 2017, rumando ao Lille OSC para ocupar o cargo de Director Desportivo.

Apesar da primeira temporada decepcionante sob o comando técnico de Marcelo Bielsa, o clube francês tem sido uma das grandes sensações da Ligue 1, ocupando actualmente o segundo lugar, com Christophe Galtier a treinador.

Por detrás desta campanha, Luís Campos volta a ter um papel influente pela descoberta de jovens talentos que têm sido jogadores influentes na equipa, tais como os portugueses Rafael Leão e Xeka, os brasileiros Luiz Araújo, Thiago Mendes e Thago Maia, os franceses Jonathan Bamba e Ikoné, o turco Zeki Celik e o costa-marfinense Nicolas Pépé (melhor marcador da equipa).

Saiu de Portugal pela mais pequena das portas, mas tem sido um dos homens que mais tem dado ao Futebol francês nos últimos anos. Apesar do domínio absoluto do Paris Saint-Germain FC, estes talentos que tem descoberto são motivo de interesse pela Ligue 1. E, quem sabe, se no futuro poderá desempenhar as mesmas funções em Portugal.

 

Foto de Capa: Lille OSC

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique sofre baixa de peso antes fase difícil do calendário da Bundesliga

Manuel Neuer sofreu uma lesão durante o jogo frente ao Werder Bremen. Nas próximas jornadas o Bayern Munique enfrenta o Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund.

Ainda te lembras de Kanya Fujimoto? Ex-Gil Vicente tem sido pouco utilizado em 2025/26

Kanya Fujimoto trocou o Gil Vicente pelo Birmingham City no mercado de verão, mas tem sido pouco utilizado em Inglaterra.

Fulham de Marco Silva segue em frente na Taça de Inglaterra

O Fulham foi ao terreno do Stoke City vencer por duas bolas a uma, num encontro dos 16avos de final da Taça de Inglaterra.

Mehdi Benatia abandona cargo de diretor desportivo do Marselha: «Não posso ignorar o clima atual»

Mehdi Benatia demitiu-se do cargo de diretor desportivo do Marselha, pouco tempo depois da saída do técnico Roberto De Zerbi.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid bate recorde envolvendo… grandes penalidades

O Real Madrid bateu o recorde de maior número de grandes penalidades assinaladas a favor de um clube numa temporada da La Liga.

André Villas-Boas no aniversário da morte de Pinto da Costa: «A obra permanecerá para sempre, bem como a nossa gratidão»

O FC Porto publicou uma mensagem de André Villas-Boas no aniversário da morte de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Antigo avançado do Benfica deixa elogios a Hugo Oliveira: «Não era à toa que Marco Silva sempre o ouvia»

Carlos Vinícius, avançado que passou pelo futebol português, deixou elogios a Hugo Oliveira, atual treinador do Famalicão.