As sementes de Luís Campos em França

- Advertisement -

Luís Campos é, provavelmente, um nome desconhecido para muitos adeptos do Futebol português. Mas aqueles das gerações mais avançadas que a minha, poder-se-ão lembrar do seu percurso como treinador.

Luís Campos iniciou a sua carreira de treinador no início da década de 90, ao serviço da União Desportiva de Leiria. Prosseguiu a sua carreira na Segunda Liga, até que se estrearia pelo escalão máximo na temporada 2000/2001, ao serviço do Gil Vicente FC. Na Primeira Liga, treinou ainda o Vitória FC, o Varzim SC e o SC Beira-Mar, onde terminaria a sua carreira de treinador, na temporada 2004/2005.

Após o fim da carreira, ficou alguns anos afastado do Futebol, acabando por regressar ao activo na época 2012/2013, ao tornar-se olheiro do Real Madrid CF, até que, na temporada seguinte, viria integrar a estrutura do recém-promovido AS Mónaco, já comprado por Dimitry Rybolovlev. Aí, Luís Campos assumiu a função de coordenador técnico, sendo um dos homens por trás da aposta e valorização de jovens talentos no clube monegasco. Entre os quais, estiveram aqueles que foram pedras basilares da equipa que conquistou a Ligue 1 em 2016/2017, tais como Sidibé, Mendy, Fabinho, Bakayoko, Lemar, Bernardo Silva e Mbappé.

Xeka foi uma das contratações com o dedo de Luís Campos
Fonte: Lille OSC

Tal como vários destes elementos, Luís Campos também viria a deixar o Principado no Verão de 2017, rumando ao Lille OSC para ocupar o cargo de Director Desportivo.

Apesar da primeira temporada decepcionante sob o comando técnico de Marcelo Bielsa, o clube francês tem sido uma das grandes sensações da Ligue 1, ocupando actualmente o segundo lugar, com Christophe Galtier a treinador.

Por detrás desta campanha, Luís Campos volta a ter um papel influente pela descoberta de jovens talentos que têm sido jogadores influentes na equipa, tais como os portugueses Rafael Leão e Xeka, os brasileiros Luiz Araújo, Thiago Mendes e Thago Maia, os franceses Jonathan Bamba e Ikoné, o turco Zeki Celik e o costa-marfinense Nicolas Pépé (melhor marcador da equipa).

Saiu de Portugal pela mais pequena das portas, mas tem sido um dos homens que mais tem dado ao Futebol francês nos últimos anos. Apesar do domínio absoluto do Paris Saint-Germain FC, estes talentos que tem descoberto são motivo de interesse pela Ligue 1. E, quem sabe, se no futuro poderá desempenhar as mesmas funções em Portugal.

 

Foto de Capa: Lille OSC

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting anuncia oficialmente a saída de Hidemasa Morita

Depois de quatro temporadas ao serviço do clube, Hidemasa Morita deixou o Sporting a custo zero. Médio japonês acumulou 166 jogos pelos leões.

Tottenham e Juventus querem contratar craque do Liverpool

O Tottenham e a Juventus estão interessados em contratar Andy Robertson. Lateral de 32 anos está em final de contrato com o Liverpool.

Estoril Praia prepara-se para 2 saídas e define setor prioritário a reforçar no mercado de verão

O Estoril Praia vai ao mercado por pontas-de-lança e jogadores capazes de jogar no centro do ataque. Alejandro Marqués e Yanis Begraoui devem deixar clube.

Vitinha muito elogiado: «No grupo e no campo, é um jogador que interpreta o futebol como eu o interpretava»

Daniele De Rossi é o treinador do Genoa desde o início de temporada e deixou vários elogios ao avançado português Vitinha.

PUB

Mais Artigos Populares

Faz 22 anos que José Mourinho conquistou a Champions League pelo FC Porto: recorda o que aconteceu

O FC Porto venceu o AS Monaco por 3-0 na final da Champions League há 22 anos. Jogo aconteceu a 26 de maio de 2004.

Silas Andersen dá novidades sobre a transferência e garante-se 100% interessado no Sporting: «Pode ser um bom lugar para mim»

Saíram novas declarações de Silas Andersen. O médio confessou-se muito interessado em rumar ao Sporting.

Rafael Leão: «Foi uma época que testou o meu estado físico e psicológico ao máximo e só quem vivenciou isso comigo de perto sabe...

Rafael Leão falou sobre a temporada 2025/26. Avançado português cumpriu a sétima época pelo AC Milan e fez 31 jogos.