Ligue 1: Luta a três pelo título

Cabeçalho Liga Francesa

Em França vivem-se por estes dias, como em quase todos os países, os dias bastante animados e entusiasmantes do final do campeonato. Especialmente neste país estes dias têm sido assim com há muito tempo não se via. Dominada há largos anos pelo Paris Saint-Germain, a Ligue 1 conta, nesta época, a três jornadas do fim, com um trio de ainda candidatos à conquista da competição, são eles o AS Mónaco, o tetracampeão Paris SG e o outsider da época Nice, que chegou a ser líder em várias jornadas.

Numa altura em que o Mónaco segue isolado no primeiro lugar e que, mesmo com um jogo a menos que os principais concorrentes, segue com três pontos de avanço sobre o segundo classificado, vale a pena olhar para o que resta da época a nível de calendário para estas três equipas e tentar perceber se as jornadas que se avizinham ameaçam alterar a ordem do pódio do campeonato ou se as faixas de campeão podem ser já encomendadas com o nome dos monegascos, naquele que seria o seu primeiro título de campeão desde 99/00.

O Paris Saint-Germain luta por aquele que seria o seu quinto título consecutivo da Ligue 1 Fonte: Ligue 1
O Paris Saint-Germain luta por aquele que seria o seu quinto título consecutivo da Ligue 1
Fonte: Ligue 1

Primeiro lugar, três pontos de avanço e menos um jogo que Paris SG e Mónaco. Até aqui tudo faz crer que os comandados de Leonardo Jardim chegarão ao tão desejado título de campeão nacional, mas será bem assim? Olhando para o que resta jogar à equipa de Moutinho e Bernardo Silva desde logo se nota algo de diferente no seu calendário em relação ao dos seus dois opositores diretos – há ainda, pelo menos, um jogo da Liga dos Campeões por disputar.

Como é habitual, esses são jogos que nunca são fáceis e exigem de cada jogador que entre em campo o máximo das suas forças e das suas capacidades, o que pode pesar ainda mais numa equipa que até ao momento já disputou 58(!) jogos e que, como já referiu Jardim, demonstra atualmente “fadiga física e mental”, como foi percetível no jogo da primeira mão das meias-finais da Champions frente à Juventus do qual, em casa, saiu derrotada por 2-0. Se tentarmos ignorar esse fator, o que não se deve fazer, e olharmos somente às equipas que o Mónaco ainda enfrentará para o campeonato até ao seu final, percebemos que a equipa do principado ainda poderá ter alguns jogos bastante exigentes. Desde logo o próximo jogo frente ao Nancy, fora de casa.

Nuno Couto
Nuno Coutohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família portista, o Nuno não podia deixar de seguir o legado e faz questão de ser um membro ativo na ação de apoiar o seu clube, sendo presença habitual no Estádio do Dragão, inserido na claque Super Dragões. Para ele, o futebol é quase uma terapia, visto que quando está a assistir a algum jogo se esquece de todos as preocupações. Foi futebolista federado, mas acabou por entender que o seu papel era fora das quatro linhas, e também para seguir os estudos em Novas Tecnologias da Comunicação.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Gonçalves deixa mensagem a Nehuén Pérez após a grave lesão

Pedro Gonçalves foi um dos jogadores que deixou uma mensagem a Nehuén Pérez. Defesa do FC Porto sofreu uma grave lesão no Tendão de Aquiles.

Simone Inzaghi lamenta saída de internacional brasileiro do Al Hilal: «Estou triste porque teve um desempenho muito bom no Mundial de Clubes»

Renan Lodi decidiu rescindir com o Al Hilal, após não ter sido inscrito pelo clube na Liga Saudita. Simone Inzaghi comentou a saída do defesa.

Benjamin Mendy estava livre no mercado e tem acordo para prosseguir a carreira na Polónia

Benjamin Mendy vai prosseguir a carreira no Pogon Szczecin. Defesa esquerdo estava livre no mercado depois de terminar contrato com o Zurique.

Mikel Arteta: «Temos muita sorte porque os jogadores preferem o Arsenal a qualquer outro clube»

O técnico espanhol Mikel Arteta abordou a capacidade do Arsenal em contratar e atrair jogadores nos últimos anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Chegou ao Manchester City no mercado de verão mas já quer ser emprestado

James Trafford pode sair do Manchester City em janeiro. Com a chegada de Gianluigi Donnarumma, o guarda-redes inglês procura mais minutos de jogo.

Bruno Fernandes descontente com decisão de Ruben Amorim para a nova temporada no Manchester United

Bruno Fernandes não gostou de ter sido recuado no terreno. Médio viu posicionamento alterado por decisão de Ruben Amorim, treinador do Manchester United.

Manchester United de Ruben Amorim recusou saída de ex-Sporting no verão… mas em 2026 pode acontecer

O Manchester United recusou uma saída de Manuel Ugarte por empréstimo no verão de 2025. Conjunto de Ruben Amorim reabre a porta a uma saída em 2026.