Neymar no PSG: As implicações desportivas

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Francesa

Valores à parte, é compreensível a decisão de Neymar em querer deixar Barcelona. O brasileiro tem revelado qualidade, mas por cada momento deslumbrante que faça num jogo, há outro que acontece, minutos antes ou depois, do lado oposto. Messi brilha tanto que acaba por o ofuscar, tirando os holofotes do samba dos pés de Neymar, sedentos de magia … e de uma Bola de Ouro.

Para a atingir é essencial ser o principal protagonista por onde quer que passe. Neymar sê-lo-ia em Barcelona, com o passar do tempo (tem 5 anos a menos que Messi), até porque estava num clube que ganha, frequentemente, títulos importantes, e onde já era idolatrado. Mas Neymar não quis esperar (como se comprova o seu comportamento recente), e decidiu sair, ganhando a coragem necessária para abandonar um contexto tão confortável rumo à tão desejada glória.

Bola de Ouro será objectivo para Neymar Fonte: Eurosport
Bola de Ouro será objectivo para Neymar
Fonte: Eurosport

Com Messi pelas costas, de facto, fica um obstáculo ultrapassado, mas surge outro – a visibilidade do campeonato francês, que pode vir a ser fatal caso não chegue a uma final da Champions. Ou seja, ou Neymar bate recordes em França e atinge a inédita glória europeia parisiense, ou o objectivo pode ser hipotecado, ainda por cima em ano de Mundial, e para o qual o “seu” Brasil se apresenta como forte candidato a vencer a prova.

É certo que não encontrará uma equipa qualquer (há magia por todos os cantos, entre Draxler, Di María, Cavani e Pastore, um meio-campo sólido com um Rabiot em ascensão, um incrível Matuidi e um omnipresente Verrati e uma defesa de betão alicerçada em Thiago Silva e a nova contratação Dani Alves), será bem recebido no balneário por compatriotas experientes e com muitos anos de casa, como Thiago Silva ou Thiago Motta, e até será orientado por um treinador (Unai Emery) com queda para as provas a eliminar (venceu, por três vezes seguidas, a Liga Europa ao serviço do Sevilha). Mas se o objectivo é a Bola de Ouro, a mudança para Paris tem, ainda assim, os seus riscos.

Foto de Capa: imguol.com.br

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois do apuramento do PSG para a final da Champions League

O PSG está na final da Champions League. Depois desta meia-final, França e Alemanha somaram pontos no Ranking UEFA.

Benfica define preço exigido por Sidny Cabral depois do interesse do Trabzonspor

O Benfica quer receber 10 milhões de euros com a transferência de Sidny Cabral. Ainda assim, águias pretendem esperar pelo Mundial 2026.

Hidemasa Morita a um passo do Leeds United: eis a duração do contrato do médio do Sporting no clube da Premier League

Hidemasa Morita está muito perto de rumar ao Leeds United. Médio do Sporting vai mesmo cumprir o sonho de jogar Premier League.

João Neves reage ao apuramento do PSG para a final da Champions League: «Os meus parabéns ao Bayern Munique, a seguir a nós, a...

João Neves reagiu ao empate entre PSG e Bayern Munique e à qualificação da equipa francesa para a final da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa nacional afasta Dion Beljo do FC Porto

Dion Beljo chegou a ser associado ao FC Porto, mas não entra nos planos dos azuis e brancos conforme avança a imprensa nacional.

Está definida a final da Champions League: quando e onde vai ser jogado o PSG x Arsenal?

Já é conhecida a constituição da final da Champions League. O PSG e o Arsenal vão defrontar-se em Budapeste para averiguar o vencedor.

AS Mónaco quer manter Ansu Fati e já se sabe quanto vai pagar ao Barcelona

O AS Mónaco quer contratar a título definitivo Ansu Fati, estando disposto a pagar a cláusula de opção de compra pelo jogador.