Neymar no PSG: As implicações desportivas

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Francesa

Valores à parte, é compreensível a decisão de Neymar em querer deixar Barcelona. O brasileiro tem revelado qualidade, mas por cada momento deslumbrante que faça num jogo, há outro que acontece, minutos antes ou depois, do lado oposto. Messi brilha tanto que acaba por o ofuscar, tirando os holofotes do samba dos pés de Neymar, sedentos de magia … e de uma Bola de Ouro.

Para a atingir é essencial ser o principal protagonista por onde quer que passe. Neymar sê-lo-ia em Barcelona, com o passar do tempo (tem 5 anos a menos que Messi), até porque estava num clube que ganha, frequentemente, títulos importantes, e onde já era idolatrado. Mas Neymar não quis esperar (como se comprova o seu comportamento recente), e decidiu sair, ganhando a coragem necessária para abandonar um contexto tão confortável rumo à tão desejada glória.

Bola de Ouro será objectivo para Neymar Fonte: Eurosport
Bola de Ouro será objectivo para Neymar
Fonte: Eurosport

Com Messi pelas costas, de facto, fica um obstáculo ultrapassado, mas surge outro – a visibilidade do campeonato francês, que pode vir a ser fatal caso não chegue a uma final da Champions. Ou seja, ou Neymar bate recordes em França e atinge a inédita glória europeia parisiense, ou o objectivo pode ser hipotecado, ainda por cima em ano de Mundial, e para o qual o “seu” Brasil se apresenta como forte candidato a vencer a prova.

É certo que não encontrará uma equipa qualquer (há magia por todos os cantos, entre Draxler, Di María, Cavani e Pastore, um meio-campo sólido com um Rabiot em ascensão, um incrível Matuidi e um omnipresente Verrati e uma defesa de betão alicerçada em Thiago Silva e a nova contratação Dani Alves), será bem recebido no balneário por compatriotas experientes e com muitos anos de casa, como Thiago Silva ou Thiago Motta, e até será orientado por um treinador (Unai Emery) com queda para as provas a eliminar (venceu, por três vezes seguidas, a Liga Europa ao serviço do Sevilha). Mas se o objectivo é a Bola de Ouro, a mudança para Paris tem, ainda assim, os seus riscos.

Foto de Capa: imguol.com.br

Artigo revisto por: Beatriz Silva

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Crystal Palace define preço para vender Marc Guéhi no mercado de janeiro

Marc Guéhi termina o contrato com o Crystal Palace no final da temporada e o clube já definiu o preço para o vender durante o mercado de inverno.

Vitória SC ganha o 3.º título da sua história: quais foram os outros dois?

O Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a Taça da Liga. É o terceiro título da sua história, após Supertaça e Taça de Portugal.

Beni Mukendi percorreu todo o campo de joelhos após conquistar a Taça da Liga

Depois do triunfo histórico frente ao Braga na final da Taça da Liga, o médio angolano do Vitória SC, Beni Mukendi, fez todo o campo de joelhos.

Regresso à vista: Daniel Bragança vai ter os primeiros minutos na equipa principal do Sporting ainda em janeiro

Daniel Bragança está cada vez mais perto de voltar a jogar na equipa principal do Sporting. Médio sofreu uma grave lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Enamorado assina pelo Grémio de Luís Castro

O Grémio de Luís Castro anunciou, no passado sábado, a contratação do extremo José Enamorado, proveniente do Junior Barranquilla.

Pedro Neto | O Ás de Trunfo esquecido

Nas últimas duas épocas, os números em assistências e ações decisivas acompanham o impacto visual que Pedro Neto tem em campo.

Roberto Martínez lança Mundial 2026: «Precisamos de um terceiro ponta de lança»

Roberto Martínez falou sobre vários temas em entrevista. Selecionador Nacional quer mais um ponta de lança para levar ao Mundial 2026.