Neymar no PSG: O início de uma nova jornada

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Francesa

O assunto da transferência do atacante Neymar para o PSG já foi tema aqui no Bola na Rede. No referido artigo, o amigo Pedro Machado destacou todos os valores astronômicos que envolvem a transferência do jogador e de como essa quantia poderia ser revertida de maneira mais consciente na sociedade. Vamos continuar tratando da transferência mais cara da história do futebol mundial, mas abordando outros aspectos.

O grande problema da transferência do Neymar do Barcelona para o PSG não foram apenas os valores, mas também a maneira como o atleta saiu do Barcelona. Na verdade, as duas transferências da carreira do jogador – do Santos para o Barcelona e do Barcelona para o PSG – foram conturbadas. Até hoje não se sabe o valor exato da transferência do jogador do Santos para o Barcelona e a transferência do atacante do Barcelona para o PSG foi bem complicada.

O zagueiro Leonardo Bonucci deu um exemplo de como sair de uma equipe e ir para outra. Bonucci conversou de maneira aberta com as duas equipes envolvidas na negociação, Juventus e Milan, e quando concretizado a transferência fez uma carta de despedida destinada aos torcedores da Juve. Bonucci era um dos ícones da equipe de Turim e deixar a Juventus para atuar por um rival não é algo fácil para os torcedores aceitarem. Mas algumas atitudes fizeram a negociação ser mais “suave” para o jogador.

Agora vamos abordar as expectativas em cima do jogador no PSG. É inegável que no Barcelona o Neymar teria mais dificuldade em se destacar como a maior estrela da Liga e jogar na Espanha o desgastaria mais do que jogar na França. A pressão que o Barcelona tem em não perder pontos no Campeonato Espanhol faz com que os jogadores principais joguem até três jogos em sete dias. Evidentemente que isso desgasta qualquer atleta e um jogador mais desgastado fisicamente tende a não render tanto como poderia render se estivesse descansado. Além de aumentar a possibilidade de o jogador obter alguma lesão muscular.

Na França só existe uma equipe nessa temporada, o PSG. Por mais que o Mônaco seja o atual campeão francês, não vejo a menor possibilidade do PSG perder o título nacional. Como consequência dessa possibilidade de vencer facilmente a Ligue 1, o atacante poderá ser poupado em várias rodadas. Principalmente será poupado nas rodadas que antecedem aos jogos da Champions League.

Por falar na UCL, a maior competição de clubes da Europa será o grande desafio do Neymar no PSG. A pressão sobre ele será enorme. O time francês nunca venceu a competição e cai a ele a grande responsabilidade de levar a “orelhuda” para o “Parc des Princes”. Essa pressão é absolutamente justa, afinal o jogador é o atleta mais valioso na atualidade e deve entender que não é apenas “mais um jogador” na equipe, ele é “O jogador”.

Neymar tem a pretensão de ser o maior astro de uma grande equipe europeia. No PSG ele será.  No Barcelona dificilmente seria a estrela principal devido a relevância do argentino Leonel Messi na equipe catalã. Conquistar o prêmio de melhor jogador do mundo também é uma ambição do atleta. Porém, no PSG essa conquista só será possível se levar o time de Paris a conquista da UCL – sendo o protagonista – e/ou se vencer a Copa do Mundo de 2018 com a Seleção Brasileira. Pelo desequilíbrio no nível técnico no Campeonato Francês ser o protagonista na Ligue 1 não será determinante para a conquista da Bola de Ouro. Temos como exemplo o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic. O sueco foi a grande estrela do PSG durante anos, venceu tudo na França, mas não era nem cogitado para ser o melhor jogador do mundo.

O trio MSN se desfez e agora o atacante brasileiro tentará continuar conquistando títulos no PSG Fonte: PSG
O trio MSN se desfez e agora o atacante brasileiro tentará continuar conquistando títulos no PSG
Fonte: PSG

Para a Seleção Brasileira essa transferência pode ser boa. Afinal, o Brasil teria o seu melhor jogador muito mais preparado fisicamente – pelos motivos mencionados – para a Copa do Mundo, do que teria se o atacante continuasse no Barcelona.

A decisão de ter deixado o Barcelona para jogar no PSG é particular do Neymar. Se ele considerou que foi o melhor então que siga na sua trajetória. As questões dos valores ele não tem reponsabilidade. O contrato dele com o Barça tinha uma cláusula de rescisão e essa foi paga. Se os valores foram absurdos – e realmente foram – é problema do clube que quis pagar e também da UEFA com o seu “Fair Play Financeiro” que foi colocado em “cheque”. Além disso o jogador venceu tudo que poderia vencer no clube. Claro que poderia continuar para escrever seu nome como uma das lendas do Barcelona, mas devemos respeitar se essa não era a intenção do jogador. Mesmo se o principal motivo da saída do atleta tiver sido a questão financeira. A torcida do povo brasileiro é para que a sua maior estrela se destaque e renda bem nessa última temporada antes da Copa do Mundo. Neymar é um craque e agora sem estar a “sombra” do Messi poderá mostrar ao mundo o tão grande que és.

Foto de Capa: Reuters

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Rayan Lucas e Rômulo Júnior querem convencer o Sporting até ao verão

Rayan Lucas e Rômulo Júnior pretendem continuar no Sporting e vão tentar convencer a estrutura leonina na segunda metade da época.

Tribunal espanhol rejeita recurso e médio do Sporting condenado a pagar 1 milhão de euros

Mateo Tanlongo foi condenado pelo Tribunal Supremo de Espanha ao pagamento de uma indemnização de um milhão de euros.

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.

Manchester City já tem alternativa a Amar Dedic e tenta outro lateral direito

O Manchester City quer fechar um novo lateral direito. Além de Amar Dedic, também Wesley França está na lista dos ingleses.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique reage às declarações polémicas de Lennart Karl: «Foi uma situação infeliz, e ele percebeu isso imediatamente»

Lennart Karl revelou, recentemente, que tem o sonho de um dia jogar pelo Real Madrid. O diretor desportivo do Bayern Munique comentou a situação.

Estrela da Amadora tenta fechar renovação de jogador e evitar saída a custo zero

O Estrela da Amadora colocou em cima da mesa uma oferta de renovação a Kikas. Avançado termina contrato no final da época.

Conto de fadas: Wrexham elimina Nottingham Forest da Taça de Inglaterra e avança para os 16 avos da competição

O Wrexham eliminou o Nottingham Forest nas grandes penalidades (4-3) e garantiu a passagem aos 16 avos de final da Taça de Inglaterra.