📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Poderá ser este o ano do PSG?

- Advertisement -

Depois de um mercado de verão atribulado por Paris, muito devido à novela Neymar (de quem se falou que queria tanto sair, que estaria até disposto a pagar parte da sua transferência para o Barcelona, pelo próprio bolso), parece que, este ano, algo mudou no Parque dos Príncipes. A equipa está mais madura, mais consistente, apresenta melhores resultados e melhores exibições, não só a nível interno – como facilmente o faz – mas também a nível externo, mais concretamente na Liga dos Campeões.

Este ano a equipa já venceu a Supertaça Francesa, no campeonato lidera, confortavelmente, com 7 pontos de avanço sobre o segundo classificado (com menos um jogo) e venceu o seu grupo na Liga dos Campeões – que contava com o Real Madrid, o Club Brugge e o Galatasaray – com cinco vitórias e um empate. Mas quais são os fatores que levaram a este upgrade nas hostes parisienses?

Primeira de muitas, esta época?                                                                              Fonte: Paris Saint-Germain

Neste mercado de verão esteve um dos maiores segredos deste PSG que, alheio à novela Neymar, foi contratando vários jogadores para várias posições, mas em vez das habituais “vedetas”, contratou jogadores de “fato-macaco”, jogadores lutadores e de raça, como por exemplo Diallo, Gueye e Sarabia. Isto levou a um melhoramento/aprofundamento geral do plantel – o que para uma equipa que joga em tantas competições poderá ser muito importante -, e, também, a uma maior consistência da equipa, pois equipas vencedoras precisam deste tipo de jogadores, que trabalham na sombra, mas que são essenciais para o sucesso.

Outro ponto, foi o empréstimo de Icardi, jogador que vivia dias difíceis por Milão e que parece retratar-se neste PSG, leva já 14 golos (5 dos quais na liga dos campeões) em 18 jogos, estando, novamente, a demonstrar tudo o que vale e a sua veia goleadora por Paris. Poderá ser fundamental a presença de Icardi nesta equipa, devido à fase decadente em que se encontra Cavani e também para suprir a ausência que por vezes acontece das grandes estrelas do clube.

Iremos ver esta imagem muitas vezes, em 2020?                                                    Fonte: Paris Saint-Germain

Um novo Neymar poderá ser também importante para a caminhada europeia deste PSG. Depois da novela deste verão acerca da sua transferência (e após recuperar de mais uma lesão que o atormentou), Neymar parece ter entrado em paz com os adeptos, com a equipa, com a direção e, principalmente, consigo mesmo.

Leva cinco golos nos últimos cinco jogos pelo Paris Saint-Germain e teve até um gesto bonito no último jogo da fase de grupos da liga dos campeões, contra o Galatasaray, “dando” um penalti a Cavani, que tem vindo a perder preponderância no clube e que precisava de ganhar confiança. Este gesto pode ser uma evidência do novo Neymar, mas teremos de esperar pela altura de fevereiro/março para perceber se assim é, ou se, como tem sido habitual nessa altura da época, desaparece mais uma vez nos momentos decisivos do ano desportivo.

A poderosíssima linha avançada do PSG, aliada a um ressurgimento do melhor Di Maria, são fundamentais para o clube francês, uma vez que não ficam tão dependentes de Neymar e Mbappé, como têm sido nos últimos anos, pois muitas vezes, numa altura em que um ou os dois se lesionam, ou não estão disponíveis, a equipa caía de rendimento e agora com o melhor Di Maria, com Icardi, com Sarabia e até com Cavani, esta “estrelasdependência” não existe tanto e pode levar mais longe este PSG, mas, e como é óbvio, a presença de Mbappé e de Neymar poderá ser crucial nos grandes jogos “milionários”.

Ressurgimento de Di Maria                                                                                      Fonte: Paris Saint-Germain

Por último, aquele que, para mim, pode ser o ponto fulcral de uma possível epopeia europeia, Keylor Navas. A contratação do guarda-redes costa-riquenho pode ser FUNDAMENTAL para o clube parisiense conseguir conquistar a orelhuda. Navas, por exemplo, só sofreu golos num jogo da liga dos campeões, contra o Real Madrid e fora, mostrando toda a qualidade e o porquê de ter ajudado o Real a conquistar três Champions seguidas. O seu papel nestas conquistas foi muito relativizado e, Keylor, é até bastante subvalorizado na sua posição, sendo, para mim, um dos melhores guarda-redes do Mundo e tendo qualidade para ajudar, quase por si só, os clubes onde joga a atingir o sucesso.

Agora, na sua caminhada europeia, o Paris Saint-Germain terá como adversário, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund. Neste momento, acho que ultrapassaria facilmente este clube alemão que tem sido bastante inconstante esta época. No entanto, até fevereiro ainda haverá pelo meio o mercado de inverno, e será preciso ter em conta a “prestação” das duas equipas neste campo, que poderá inclinar o jogo para algum dos lados. A partir daí, será preciso contar com alguma sorte no sorteio, mas também uma continuação das prestações de qualidade e consistentes que o PSG tem apresentado, para conseguir sonhar pela conquista europeia. Terá as condições? Só o tempo o dirá, mas pela primeira vez nos últimos anos, o PSG tem talvez a verdadeira primeira oportunidade de almejar deixar de ser o príncipe de França para – qual Napoleão Bonaparte -, lutar pelo trono Europeu.

Foto de Capa: PSG

Artigo revisto por Joana Mendes

Diogo Teixeira
Diogo Teixeirahttp://www.bolanarede.pt
Finalista do curso de Gestão, Diogo encontra no futebol a sua verdadeira paixão. Devido a esta, lê diariamente dezenas de artigos sobre esta modalidade, na mais variada imprensa nacional e internacional. Aliando isto com o seu gosto pela correção de erros ortográficos e gramaticais, decidiu passar para "o outro lado" e começar a não só ler, mas também a ajudar na produção de artigos desportivos. O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

6 derrotas consecutivas e 5 jogos sem marcar: o recente registo complicado de José Mourinho na Champions League

O Benfica perdeu com o Bayer Leverkusen por 1-0 na Champions League. Foi a sexta derrota consecutiva de José Mourinho na prova.

Cruzeiro de Leonardo Jardim vence e fica a 2 pontos da liderança do Brasileirão

O Cruzeiro de Leonardo Jardim venceu fora de casa o Grêmio por 1-0 na jornada 32 do Brasileirão. Golo de Fabrício Bruno.

NBA: Neemias Queta faz um dos melhores jogos da carreira e Boston Celtics vence

Os Boston Celtics venceram esta madrugada os Washington Wizards por 136-107. Neemias Queta fez um dos melhores jogos da carreira.

Portugal volta a perder lugar extra na Champions League: Há atualização no ranking

Portugal volta a perder 2.º lugar na corrida por um lugar extra na Champions League. Neste momento, não teria direito.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho e uma passagem do Benfica na Champions League: «Ninguém me vai convencer de que estamos fora»

O Benfica perdeu em casa com o Bayer Leverkusen por 1-0 na quarta jornada da Champions League. José Mourinho falou sobre as chances encarnadas.

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.