Burnley FC: ‘Sweet’ Turf Moor

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

Minuto 90: Courtouis, depois de um ataque inconsequente do Burnley, atira a bola para a bancada. O esférico fica no telhado do estádio e, lentamente, vai descendo e chega ao relvado. Sem o contributo de apanha-bolas. É um pouco a magia de Turf Moor. O estádio do Burnley que tem sido um aliado fortíssimo. Os treinadores costumam negar as diferentes personalidades de uma equipa mas, neste caso, não há como fugir: o Burnley está a fazer um campeonato tranquilo e o principal culpado é o seu estádio.

Se algum dia estivermos à procura de uma definição sobre o que é, ou o que era – o futebol globalizou-se e perdeu identidades – o futebol inglês, esta equipa do Burneley pode servir de exemplo. Equipa compacta, forte fisicamente e aposta no kick and rush. É claro que o processo ofensivo da equipa não se resume a isso pois, em alguns momentos, a equipa também sabe ter bola no chão.

Os comandados de Sean Dyche – treinador duro e que procura sempre que a sua equipa se mantenha ao seu estilo – têm sido um osso duro de roer… em casa. O comportamento da equipa fora de casa é frágil. As individualidades não fazem a diferença, ainda que, inseridas num determinado contexto, podem ser eficientes. Keane dá segurança defensiva, Barton, patinho-feio, dá consistência ao meio-campo e, na frente, três avançados fortes (Gray, Barnes e Vokes). Brady, recente reforço, mostrou frente ao Chelsea para aquilo que vem: ser decisivo.

O futebol mudou, e muito nos últimos tempos. As identidades dos diferentes campeonatos ficaram desvirtuadas e, aquilo que há décadas era uma coisa, hoje em dia, em Inglaterra é outra. O futebol britânico está cheio de diferentes influências mas, no meio de tantas e boas ideias vindas de diferentes cantos do mundo futebolístico, ficamos com esta proposta mais clássica. Sabe sempre bem.

Foto de capa: Burnley FC

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Sporting x CD Nacional para a jornada 5 da Primeira Liga?

O Sporting vai receber o CD Nacional para a quinta jornada da Primeira Liga. Duelo será transmitido na Sport TV 2.

Dragões querem manter distâncias no campeonato | FC Porto x Moreirense

O FC Porto de Francesco Farioli procura manter o registo perfeito e continuar isolado na liderança do campeonato português.

Ponto final: Daniel Bragança e Pedro Gonçalves não voltam ao Sporting

Daniel Bragança e Pedro Gonçalves não vão voltar a jogar pelo Sporting, mesmo que as respetivas cláusulas de compra não sejam ativadas.

Onde ver o Marítimo x Benfica para a jornada 5 da Primeira Liga?

O Marítimo e o Benfica enfrentam-se para a quinta jornada da Primeira Liga. Duelo será transmitido na Sport TV 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: 2 reforços ainda atrás de João Palhinha

Souffian El Karouani e Claudio Echeverri não chegaram ao Benfica no topo das condições físicas, ao contrário de João Palhinha.

Nacional da Madeira: eis o novo treinador dos insulares

O Nacional da Madeira deverá oficializar nos próximos dias a contratação de Alexandre Santos para o comando técnico da equipa principal.

Francesco Farioli sem tempo a perder: FC Porto com reforços na convocatória

O FC Porto enfrenta o Moreirense durante a noite desta sexta-feira, num encontro relativo à quinta jornada da Primeira Liga.