Burnley FC: ‘Sweet’ Turf Moor

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

Minuto 90: Courtouis, depois de um ataque inconsequente do Burnley, atira a bola para a bancada. O esférico fica no telhado do estádio e, lentamente, vai descendo e chega ao relvado. Sem o contributo de apanha-bolas. É um pouco a magia de Turf Moor. O estádio do Burnley que tem sido um aliado fortíssimo. Os treinadores costumam negar as diferentes personalidades de uma equipa mas, neste caso, não há como fugir: o Burnley está a fazer um campeonato tranquilo e o principal culpado é o seu estádio.

Se algum dia estivermos à procura de uma definição sobre o que é, ou o que era – o futebol globalizou-se e perdeu identidades – o futebol inglês, esta equipa do Burneley pode servir de exemplo. Equipa compacta, forte fisicamente e aposta no kick and rush. É claro que o processo ofensivo da equipa não se resume a isso pois, em alguns momentos, a equipa também sabe ter bola no chão.

Os comandados de Sean Dyche – treinador duro e que procura sempre que a sua equipa se mantenha ao seu estilo – têm sido um osso duro de roer… em casa. O comportamento da equipa fora de casa é frágil. As individualidades não fazem a diferença, ainda que, inseridas num determinado contexto, podem ser eficientes. Keane dá segurança defensiva, Barton, patinho-feio, dá consistência ao meio-campo e, na frente, três avançados fortes (Gray, Barnes e Vokes). Brady, recente reforço, mostrou frente ao Chelsea para aquilo que vem: ser decisivo.

O futebol mudou, e muito nos últimos tempos. As identidades dos diferentes campeonatos ficaram desvirtuadas e, aquilo que há décadas era uma coisa, hoje em dia, em Inglaterra é outra. O futebol britânico está cheio de diferentes influências mas, no meio de tantas e boas ideias vindas de diferentes cantos do mundo futebolístico, ficamos com esta proposta mais clássica. Sabe sempre bem.

Foto de capa: Burnley FC

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.

Tiago Martins foi escolhido como melhor VAR da primeira volta da Primeira Liga

Esta terça-feira, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol escolheu Tiago Martins como o melhor VAR da primeira volta da Primeira Liga.

Arjen van der Heide confirmado como reforço do CD Tondela

O CD Tondela anunciou a contratação de Arjen van der Heide. O avançado neerlandês de 24 anos assinou contrato até junho de 2029.

Vitória SC empresta Vando Félix ao Vojvodina até ao final da temporada

Vando Félix já não faz parte do plantel do Vitória SC. O avançado de 23 anos foi emprestado ao Vojvodina até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Carreras na antevisão ao Benfica x Real Madrid: «Estou no melhor clube do Mundo e joguei no maior de Portugal»

Álvaro Carreras esteve presente na conferência de imprensa de antevisão ao embate entre o Benfica e o Real Madrid, na Champions League.

Sporting CP destaca-se em chuva de recordes em Pombal | Atletismo

O Expocentro de Pombal recebeu este domingo, dia 25 de janeiro, uma edição histórica do Meeting Professor Mário Moniz Pereira.

Os registos de Rui Silva contra o Athletic

Rui Silva passou vários anos ao serviço de equipas espanholas e enfrentou em várias ocasiões o Athletic, emblema de Bilbao.