Em Liverpool, depois da bonança veio a tempestade?

- Advertisement -

O campeão europeu Liverpool FC tem protagonizado uma pré-época muito aquém daquilo que era expectável. Alguns resultados negativos juntam-se a exibições pálidas, chegadas (muito) tardias de peças fundamentais da máquina de Jürgen Klopp, por força dos compromissos de seleções neste verão, e indefinições quanto ao plantel final. E o tempo está a contar pois o primeiro jogo oficial é já no dia 4 de agosto, frente ao Manchester City, a contar para a Supertaça inglesa.

É verdade que não há campeões de pré-época e que os resultados nos jogos amigáveis não são garantia de coisa nenhuma, nem para o bem nem para o mal. Mas o facto é que, apesar de algumas vitórias contra adversários teoricamente mais acessíveis, nos jogos com grau de dificuldade mais elevado (Borussia Dortmund e Napoli), os reds perderam. E não só perderam, como mostraram estar ainda longe do futebol apresentado na época transata e que tanto encantou os seus adeptos.

Apesar das ausências de alguns dos jogadores mais importantes, o que é facto é que o Liverpool manteve a espinha dorsal da equipa que se sagrou campeã europeia, pelo que se esperava mais da equipa nesta fase da época.

Uma das grandes dificuldades com que Klopp teve que se debater neste defeso foi apenas poder contar com Alisson, Mané, Salah e Firmino na última semana da pré-época, a menos de uma semana do primeiro jogo oficial da época. Alisson e Firmino estiveram ao serviço do Brasil na Copa América, competição que acabaram por vencer, ao passo que Mané e Salah representaram os seus países na Taça das Nações Africanas. O treinador dos reds já sabia que teria esta contrariedade mas, ainda assim, sai prejudicado por ver estes jogadores, fundamentais na sua equipa, chegarem à Supertaça inglesa com menos de uma semana de trabalho às suas ordens.

A equipa de Jürgen Klopp tem feito uma pré-época aquém do expectável
Fonte: Liverpool FC

Relativamente à pouca atividade do Liverpool neste mercado de transferências, Klopp afirmou de forma pragmática que o clube tem que pagar contas e já investiu na equipa, mas que neste momento não o está a fazer. Ainda assim, esta semana foi anunciada a contratação de Harvey Elliott, o mais jovem futebolista a estrear-se na Premier League, com 16 anos e 30 dias. No sentido contrário, fala-se muito na eventual saída de Salah ou Mané, algo que preocupa o treinador alemão e que obriga o Liverpool a procurar soluções, tendo já sido referenciados jogadores como Neymar, François Kamano, Nicolas Pepe e Franck Ribéry.

Noutro “campo” e também apoiado por Pep Guardiola, Klopp voltou a criticar o atual “modelo” de pré-época dos clubes, que prioriza os prémios monetários e não a preparação dos jogadores para a época que se avizinha. O treinador alemão afirmou que prejudica o seu trabalho o facto de os jogadores chegarem de férias, treinarem três ou quatro dias e depois partirem em tournée para o outro lado do mundo para disputar séries extenuantes de jogos.

E a prova de que as coisas não vão bem no atual campeão europeu foi o desentendimento recente entre Van Dijk e Klopp na derrota do Liverpool frente ao Napoli. Após o jogo o defesa holandês desvalorizou o caso mas ficou a nítida sensação que em Liverpool a euforia da conquista da Liga dos Campeões deu lugar a uma fase difícil de adjetivar mas que tem sido tudo menos tranquila. Os reds não partem como favoritos para o jogo deste domingo mas já se sabe que o Liverpool é perito em fazer aquilo que ninguém espera. No domingo todas as dúvidas serão dissipadas se depois da bonança veio a tempestade ou se o Liverpool conseguiu prolongar o seu estado de graça por mais algum tempo.

Foto de Capa: Liverpool FC

artigo revisto por: Ana Ferreira

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pazes feitas e conflito resolvido: ânimos estão sanados entre Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo e treinador vai explicar tudo

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo reuniram-se no final do dia de terça-feira. Caso ficou resolvido e polémicas colocadas para trás.

Micael Sequeira e Beatriz Cameirão esperam por reviravolta do Sporting: «Tem de ser de uma noite épica»

Micael Sequeira e Beatriz Cameirão fizeram a antevisão do Sporting x Brondby. Leoas esperam por reviravolta na Europa Cup.

«Vemos mais treinadores e jogadores não a jogar futebol na praia, mas a jogar futebol de praia» – Entrevista Bola na Rede a Madjer

Pela alcunha de Madjer, são poucos os que não se lembraram nas genialidades de um dos melhores de sempre a jogar na areia, futebol de praia e não futebol na praia

Gonçalo Nunes e Catarina Pereira lançam novo jogo histórico do Torreense: «Podemos gerir os tempos e momentos de jogo de forma criteriosa e inteligente»

O Torreense está em vantagem na eliminatória contra o Kharkiv na Europa Cup. Gonçalo Nunes e Catarina Pereira lançaram eliminatória.

PUB

Mais Artigos Populares

Andebol: Benfica derrotado pelo Torrelavega em estreia na Liga Europeia

O Benfica perdeu com o Torrelavega por 31-24 no primeiro jogo da Liga Europeia de andebol. Jogo decorreu na Luz.

Gana de Carlos Queiroz derrotado com reviravolta: eis todos os resultados do dia da qualificação para a CAN

O Gana de Carlos Queiroz perdeu com a Gâmbia por 4-2 na qualificação para a CAN. Fica com todos os resultados do dia.

Benfica: Eis a lista de convocadas para o jogo com o Bayern Munique na Champions League Feminina

Já são conhecidas as convocadas do Benfica para enfrentar o Bayern Munique na segunda jornada da Campions League Feminina.