Gabriel Martinelli, prazer

- Advertisement -

Os mais atentos à realidade do futebol internacional já terão, certamente, ouvido este nome que soa a italiano, mas que denomina um brasileiro em ascensão na zona norte de Londres. Trata-se de Gabriel Martinelli. Uma das (poucas) coisas boas que o Arsenal FC tem apresentado esta temporada. Um diamante por lapidar, e uma enorme surpresa, devido ao salto hiperdimensional que deu para chegar aí.

Martinelli mudou-se para a capital inglesa no verão de 2019, proveniente do Ituano FC (atualmente na Série C) por uma verba a rondar os sete milhões de euros. Destacou-se no campeonato Paulista com apenas 17 anos, onde foi premiado como “Jogador Revelação”. Antes de ingressar nos gunners, chegou a prestar provas no Manchester United e no Genk.

Numa era em que o Arsenal não vive os seus melhores dias, o jovem brasileiro aproveitou a falta de alternativas aos consagrados (Aubameyang e Lacazette) e começou a dar nas vistas, sobretudo na fase de grupos da Liga Europa. É ponta de lança de origem, mas também pode jogar a partir da faixa esquerda ou como segundo avançado.

Apesar de não ser um titular indiscutível, tem sido impressionante a rápida adaptação ao futebol europeu e à Premier League, por parte de um jogador, que nem sequer jogou o Brasileirão, nem tinha vestido a camisola das camadas jovens do escrete até novembro do ano passado, quando foi chamado aos sub-23.

A atitude também é uma das virtudes de Martinelli, apontada por treinador e companheiros
Fonte: Arsenal FC

Em termos de perfil, é um atleta que, apesar de franzino, não se encolhe nos duelos. É perfeito para jogar em contra-ataque, ainda que em ataque organizado também não seja carta fora do baralho. Tecnicamente, carateriza-se pelo fino recorte técnico, mas não é daqueles que se agarra à bola com “rodriguinhos” (o que seria normal na sua idade). Acima de tudo, vejo-o como um jogador objetivo e com uma maturidade, a todos os níveis, fora do normal.

Voltando ao panorama das seleções, é bom que o Brasil se apresse em convocá-lo para a equipa principal, nem que seja, com a intenção de o “reservar” para o futuro. Martinelli, à imagem de diversos jogadores brasileiros, tem passaporte italiano, o que significa que também pode ser chamado para representar a squadra azurra.

Em dezembro passado, tornou-se no mais jovem da história do Arsenal a marcar na Premier League, na sua estreia como titular. A cumprir a primeira época em Inglaterra, Gabriel Martinelli, soma dez golos e quatro assistências, em 22 jogos para todas as competições. Números bem interessantes para quem passa da quarta divisão do país do samba, para o “melhor campeonato do mundo”.

Se formos a ter em conta o contexto em que se encontra, parece-me o melhor possível para continuar a sua evolução. Num clube grande, agora com um treinador da “escola Guardiola” e conhecedor do futebol inglês, tem todos os ingredientes para uma carreira de sucesso. Pode contar ainda com dois “professores catedráticos” para lhe ensinarem tudo o que sabem sobre a posição: Pierre-Emerick Aubameyang e Alexandre Lacazette.

Ronaldinho já veio a público compará-lo com Ronaldo “Fenómeno” … Não elevem demasiado as expectativas. Vamos lá ter calma com os miúdos.

Foto de Capa: Arsenal

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Não estamos habituados a ver dois centrais de pé esquerdo e estamos habituados a ver dois centrais...

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Queríamos ser capazes de tirar a profundidade e o jogo interior e obrigar o Sporting a jogar...

Álvaro Pacheco analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Benfica: Andreas Schjelderup torce o nariz a equipa da Serie A

Andreas Schjelderup está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado. O Parma pretende contratar o extremo escandinavo

Rui Borges recusa falar de reforço e indica: «A recuperação do Daniel foi fantástica»

Rui Borges analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano: «Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo»

Foram lances isolados em que o Sporting explorou falhas nossas. Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo. Sabemos a grandeza do Sporting. Estamos a habituar-nos às ideias do Álvaro, esta foi a primeira semana com ele, mas já tentámos colocar algumas ideias em prática. Ele quer que levemos a paixão para dentro de campo e por isso buscámos o resultado, com vontade e determinação. Acho que vão haver grandes coisas esta época.

Daniel Bragança: «Não era o cenário sonhado para o regresso, foi melhor do que aquilo que estava a espera»

Daniel Bragança analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting sobre o Casa Pia por 3-0

O Sporting venceu o Casa Pia por 3-0 na 18.ª jornada da Primeira Liga. Eis os cinco destaques do encontro.