📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Liverpool: 24 anos depois

- Advertisement -

O Liverpool está, na minha opinião, em 2014/15 mais perto do que nunca de ganhar pela primeira vez a Premier League no seu actual formato. Suárez saiu, mas chegaram mais opções para o conjunto de Brendan Rodgers.

Começando pela baliza: Mignolet. O belga é dos melhores guarda-redes a actuar em Inglaterra e isso foi provado na época passada. Depois de grandes temporadas ao serviço do Sunderland, chegou ao Liverpool e não desiludiu. Transmite uma segurança à equipa que creio que Pepe Reina nunca chegou a transmitir. É um guarda-redes seguro e muito low profile.

No centro da defesa havia Skrtel, Sakho, Kolo Touré e Agger. Olhando para os nomes esta parece ser uma muralha, mas na prática não o é. Sakho chegou com vários problemas físicos e falhou vários jogos em 2013/14, mas tem tudo para explodir definitivamente nesta nova época. Kolo Touré foi demasiado mau; erros infantis e inconcebíveis para alguém com a carreira e experiência do costa-marfinense. Já o dinamarquês Agger viveu também parte da época lesionado e não manteve o seu nível de jogo e a sua veia goleadora. Skrtel, esse sim, apresentou um excelente aproveitamento no ataque, com sete golos marcados. Foi, sem dúvida, o melhor central. Se todos estes centrais estivessem na sua plena forma, como já disse, constituiriam uma das melhores defesas no mundo, mas creio que a sua irregularidade é algo preocupante, e daí o Liverpool ter ido ao mercado buscar Lovren – um dos vários nomes do Southampton que chegaram a Anfield -, que é muito forte no jogo aéreo, causa muito perigo em lances de bola parada e certamente será titular indiscutível.

Nas laterais há ainda um problema por resolver. Glen Johnson não teve uma época muito boa e fez também um Mundial para esquecer. O titular na direita deve ser mesmo o jovem Flanagan, que jogou a última época encostado à esquerda, abrindo espaço para o regresso de José Enrique, ou para uma mais do que possível contratação de Moreno, do Sevilla. Seja como for, acho que a defesa, ainda assim, será o elo mais fraco desta equipa.

Chegamos ao meio-campo e vemos muitas mais opções do que no ano passado. Começando pelo sector mais recuado do miolo, Lucas Leiva está de regresso, depois de quase um ano de paragem; Gerrard tem descido no terreno de ano para ano e o que é incrível é que parece que está cada vez melhor e com um remate cada vez mais potente – esta pode muito bem ser a última época do mítico ‘8’ do Liverpool. Avançamos e temos Jordan Henderson, que está numa forma absolutamente fantástica: parece que não se cansa e corre sempre os 90 minutos sem qualquer dificuldade. Tem demonstrado também ser muito bom a aparecer em zonas de finalização. Joe Allen continuará a ser um bom substituto quer para a zona de médio defensivo, quer para médio centro. A tudo isto, o Liverpool juntou ainda a força bruta de Emre Can. Depois de uma temporada soberba no Bayer Leverkusen, o Liverpool gastou cerca de 12,5M€ no jogador formado no Bayern München, e fez muito bem. Alia a força da técnica à técnica da força e creio que pode muito bem vir a ser titular na equipa de Brendan Rodgers.

Emre vem dar muito músculo ao meio campo dos reds Foto: Liverpool FC
Emre vem dar muito músculo ao meio campo dos reds
Foto: Liverpool FC

Quem também chegou esta época foi Lallana. O inglês é mais um vindo do Southampton. Dono de uma técnica, velocidade e precisão de remate ao alcance de poucos, viu premiada assim a sua excelente época ao serviço dos Saints, com uma transferência muito lucrativa para o clube de Liverpool. Para Coutinho creio que já não há palavras. Um prodígio. Tanta falta fez no Brasil este Mundial… É dos melhores ’10’ a jogar em Inglaterra, e depois da pré-época que fez tem tudo para se afirmar como um dos melhores da próxima época. Chegamos às alas e temos Sterling, que, para mim, é o jogador que actualmente mais se parece com Messi. Não falo em qualidade no seu todo, mas no seu estilo de jogo. A sua estatura, o seu drible com a bola colada ao pé, os piques com as mudanças de velocidade, os remates certeiros e os passes milimétricos fazem dele uma das maiores promessas a nível mundial. Depois de se ter afirmado como titular e peça fundamental no esquema do Liverpool, pede-se a Sterling que mantenha o seu nível de jogo, mas o mais provável é que continue a melhorar de treino para treino e de jogo para jogo. Do outro lado, quem pode aparecer é o ex-Benfica Lazar Markovic. Depois de uma temporada ao mais alto nível e recheada de títulos, o jovem sérvio mudou-se para Inglaterra por 25M€. Não se podia ter mudado para sítio melhor. O ataque contínuo e a pressão infernal do Liverpool servirão para que Marko continue a melhorar o seu jogo e para que continue a sua evolução como excelente jogador de futebol que é.

Para o centro do ataque há Sturridge. O inglês foi o segundo melhor marcador da época passada e é a minha aposta para ser o melhor na presente época. Velocidade, explosão, técnica, remate, irreverência… todos estes factores contribuem para que Sturridge possa vir a ser o melhor dos melhores em Inglaterra. Depois de uma pré-época mais do que boa, a tripla Coutinho-Sterling-Sturridge vai dar muito que falar. Do Southampton chegou também Rickie Lambert. Não é nenhum jovem, mas é um excelente avançado com um instinto matador que poucos têm. Produto das escolas do Liverpool, chega ao clube com 32 anos e com muita experiência em colocar a bola no fundo das redes.

Uma dança que se vai repetir muitas vezes este ano Fonte: lovethatmag.com
Uma dança que se vai repetir muitas vezes este ano
Fonte: lovethatmag.com

Mas creio que o principal trunfo do Liverpool está no banco. Não falo só de Brendan Rodgers, que é um dos melhores treinadores da actualidade e já o demonstrou na última época, mas sim da profundidade do plantel. O Liverpool vai ter um banco de luxo, algo que não tinha há largos anos, sobretudo no ano passado. Para além de jogadores que seriam habituais titulares em 90% das equipas do mundo, há ainda jovens a despertar, como é o caso do português Teixeira, que já jogou na época passada. Há ainda o também português Ilori, Jerome Sinclair, Adorján, Yesil, Ibe ou Borini.

Esta será uma Premier League de loucos, com várias equipas a disputar o primeiro lugar, mas a minha aposta pessoal recai neste Liverpool, que faz do trabalho de equipa a sua principal arma e que joga sempre um futebol demasiado apaixonante para dele não se gostar.

Telmo Soares Ribeiro
Telmo Soares Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Quando Telmo nasceu, Jardel voava entre os centrais. Quando começou a ver futebol, Deco fintava meio mundo e servia na perfeição. Mais tarde viu as trivelas de Quaresma. Recentemente, foi a vez de Hulk e Falcao destruírem as defesas adversárias. Actualmente assiste à elegância e às acrobacias de Jackson Martínez. O que é que todos estes pontos têm em comum? FC Porto, golos, vitórias e uma paixão que simplesmente não pára de crescer.                                                                                                                                                 O Telmo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Richard Ríos atento ao universo Benfica: médio no pavilhão para ver o futsal

Richard Ríos continua atento aos jogos do Benfica. Médio presente no pavilhão para assistir ao Benfica x Braga da Primeira Liga de Futsal.

Rui Borges promoveu 1 estreia na Champions League na derrota do Sporting em casa do Bayern Munique

Ricardo Mangas estreou-se na Champions League na carreira. Estreia do lateral na derrota do Sporting contra o Bayern Munique.

Vincent Kompany e saída de Raphael Guerreiro para o Benfica: «Não presto atenção aos rumores. É uma parte importante da nossa equipa»

Vincent Kompany analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.

Matheus Reis iguala Rui Patrício em registo importante pelo Sporting na Champions League

Matheus Reis atingiu os 26 jogos na Champions League, tornando-se o jogador do Sporting com mais presenças na competição, ao lado de Rui Patrício.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez triste com o resultado: «Despistámo-nos nalguns detalhes na bola parada e isso custou-nos o jogo»

Luis Suárez analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.

Luis Enrique revela que Nuno Mendes falhou treino do PSG: «Vamos fazer o que fazemos sempre quando há um lesionado»

Luis Enrique já fez a antevisão ao Athletic Club x PSG para a Champions League. Técnico abordou situação de Nuno Mendes.

Rui Borges analisa derrota do Sporting e atira: «Às vezes, queixamo-nos tanto dos nossos árbitros em Portugal e se calhar somos melhores»

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Leões perderam por 3-1 na sexta jornada da Champions League.