Manchester City FC 2-1 Arsenal FC: Um café ao intervalo

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

O jogo era aflitivo para ambas as equipas, dada a distância para o líder Chelsea. Havia o risco de se ficar a 9 (Arsenal) ou 10 (Manchester City) do objectivo do primeiro lugar. Seria, por isto, um duelo na perseguição ao prejuízo acumulado das últimas jornadas, porém, o medo de perder não assombrou a identidade das duas equipas assente num futebol positivo em que a prioridade está na circulação de bola e na procura pelo último terço. A opção por ataques móveis, sem referências ofensivas fixas, assim o fazia prever.

O início do jogo, brindado com um golo, começou a justificar essa “profecia” dos esquemas tácticos. Aos 5 minutos, Alexis Sanchez, completamente à vontade, descobriu a desmarcação de Walcott perante o buraco destapado pelo eixo central dos citizens e este, sem meias medidas, inaugurou o marcador.

O City tentou reagir, logo a seguir, num lance desenhado por De Bruyne e concluído por Sterling (o belga arranjou espaço e mediu passe milimétrico para o inglês, na àrea), mas o cabeceamento saiu ao lado da baliza defendida por Cech. Depois disto e até ao intervalo, mais nada. O City continuou a passear a bola no meio-campo contrário, mas esta parecia ter medo de entrar no último terço atacante dos sky-blue. Mérito, também, para a pressão defensiva do Arsenal, especialmente Gabriel, importantíssimo no controlo da profundidade, mas demérito, em proporção maior para a falta de agressividade dos citizens, que, depois de perdida a bola, não pressionavam o portador da bola, sendo obrigados a iniciar o processo de construção junto à própria àrea. Valeu o desacerto do Arsenal na transição ofensiva (tanto passe falhado!) até ao intervalo.

Jogadores do City deram força a Gundogan (de fora até final da época) no início do encontro Fonte: Mirror
Jogadores do City deram força a Gundogan (lesionado até final da época) no início do encontro
Fonte: Mirror

Pep Guardiola, apercebendo-se da sonolência da sua equipa, terá oferecido um café a cada um dos seus jogadores, para que acordassem e disputassem cada lance com o afinco de que a equipa sentia falta. E o efeito fez-se sentir desde logo. Estavam decorridos 4 minutos na segunda parte e, após uma segunda bola ganha por Sterling (lá está), Silva descobriu Sané a fugir nas costas da defesa arsenalista e o alemão, num remate meio destrambelhado, lá colocou a bola no fundo das redes. Estava igualado o jogo.

O City não ficou por aqui. O efeito do tal café continuava a fazer fervilhar o sangue dos seus jogadores, que fizeram desaparecer o Arsenal do jogo. Sané voltou a criar perigo, desta vez servido por De Bruyne. Logo a seguir, Sterling, num disparo à entrada da àrea, atirou a rasar o poste e, depois, foi o belga a tentar a sorte, num disparo que obrigou Cech a aplicar-se.

Três avisos para que o Arsenal se pusesse em sentido. Não pôs. E colocou-se a jeito de uma reviravolta esperada. De Bruyne, depois de párar no peito um lançamento no lado direito do ataque citizen, virou completamente o jogo para o flanco contrário num passe fantástico. Descobriu Sterling, que guiou a bola atè à àrea londrina, onde fuzilou, com sucesso, o inimigo. 2-1 aos 71 minutos e uma sentença no encontro.

O Arsenal, até final, não conseguiu incomodar a equipa da casa e até foi esta quem teve oportunidade de ampliar a vantagem, num lance em que De Bruyne, servido por Navas, viu o poste negar o golo ao seu… joelho.

Contas feitas, os gunners vão na segunda derrota consecutiva, estando cada vez mais longe do primeiro lugar. O Mancheter City mantém a perseguição. Bem-dito café.

Foto de capa: Manchester City F.C.

 

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Faltou-nos uma maior presença na área de jogadores para finalizar»

Francesco Farioli analisou a derrota do FC Porto frente ao AVS SAD. Técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede na conferência de imprensa.

João Henriques responde ao Bola na Rede: «O lado onde o FC Porto salta com o ala no central, e o lateral a bater...

João Henriques analisou a triunfo do AVS SAD frente ao FC Porto. Técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede na conferência de imprensa.

Botafogo de Franclim Carvalho empata frente ao Atlético Mineiro com golo de Arthur Cabral perto do final

Na 15.ª jornada do Brasileirão, o Botafogo de Franclim Carvalho empatou a uma bola na visita ao Atlético Mineiro.

Eis os 5 destaques do Alverca x Estoril da penúltima jornada do campeonato

O Alverca defrontou o Estoril numa partida a contar para a 33.ª jornada da Liga Portuguesa. Eis os cinco destaques da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG aproxima-se do título francês e Lyon de Paulo Fonseca é derrotado na visita ao Toulouse: Eis os resultados do dia na Ligue 1

O PSG venceu o Brest por uma bola a zero, ficando mais próximo do título da Ligue 1, e o Lyon foi batido por 2-1 no terreno do Toulouse.

Zicky Té é o MVP da final four da Champions League de Futsal: «Preferi responder com trabalho no momento certo»

Zicky Té ganhou o prémio de melhor jogador da final four da Champions League de Futsal. Eis o que disse o pivot do Sporting.

FC Porto com baixa confirmada para o jogo frente ao Santa Clara

O FC Porto não poderá contar com Dominik Prpic na última jornada da Primeira Liga. Defesa-central viu cartão vermelho.