Manchester United 1-1 Liverpool FC: Cultura de vitória suspensa

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

Perante o trambolhão do Manchester City em Goodison Park, minutos antes do apito inicial deste jogo, sabia-se que esta contenda ia ter um carácter que transcendia o seu peso histórico. Não jogavam apenas dois rivais, jogavam dois rivais em busca de afirmação: pessoal, que confirmaria um bom momento (possibilidade se atingir a 10ª vitória seguida para o United) ou desmentiria um mau (Liverpool com 3 jogos sem vencer, incluindo um humilhante nulo frente ao modesto Plymouth); ou perante os adversários directos na luta pelo sonho do título (o City podia ser igualado na tabel classificativa pelo United ou ficar a 5 pontos do Liverpool).

Com esta ideia em mente, e talvez com a cultura de vitória enraizada, o Manchester United começou o maior clássico do futebol ingês por cima do rival, apesar de não materializar esse domínio em jogadas de muito perigo. Ia tendo mais posse de bola, mastigando o jogo, mas foi preciso esperar 19 minutos para se ver perigo efectivo… em dose dupla. Primeiro Zlatan, a espreitar um passe mal medido por Lovren, que quase ganhou o ressalto a Mignolet e introduziu a bola na baliza, depois foi Pogba, isolado por um passe fantástico de Mkhitaryan, a desperdiçar o golo inaugural.

O United não soube aproveitar os erros contrários. Mas o oposto aconteceu. Numa altura em que os red devils tinham o domínio da posse, mas não conseguiam transportá-la até ao último terço, o Liverpool fingiu-se de adormecido, e espreitou o erro, que aconteceu. Primeiro Phil Jones atrasou mal para De Gea, o que originou um canto. Na sequência deste, Pogba, desconcentrado, tocou com a mão na bola dentro da àrea. Penalti bem assinalado. Milner não desperdiçou.

O United manteve o domínio territorial, alicerçado no controlo posicional oferecido por Carrick e Herrera, e até foi mais perigoso, mas Zlatan (em livre na periferia central da àrea) e Mkhitaryan (isolado, atirou para boa defesa de Mignolet) não conseguiram fazer com que Old Trafford fosse para o descanso do jogo mais animado.

Coutinho regressou aos relvados no Clássico Fonte: Liverpool F.C.
Coutinho regressou aos relvados no Clássico
Fonte: Liverpool F.C.

Chegou o segundo tempo e Mourinho achou que se tinha controlo territorial e esse de nada servia, devia abdicar deste para ser mais objectivo no último terço. Tirou Carrick, colocou Rooney. A equipa ressentiu-se. Perdeu o controlo do meio-campo e “abriu” mais o jogo, sujeitando-se às transições rápidas de um adversário que, a dada altura, contou com o regresso do diabrete Coutinho.

A zona central dos visitantes ia ganhando ascendente e a subida de bloco, aliada à exploração das alas, ia-se revelando infrutífera por parte dos da casa. Mourinho deu, por isso, músculo ao jogo. Fellaini entrou para o lugar de Darmian. E a equipa beneficiou disto. O meio-campo, fruto da acção do belga, começou a ganhar mais bolas na zona central e a conseguir bascular o seu jogo para as alas. O United passava a ser mais equipa, e a conseguir chegar ao último terço com perigo.

Neste contexto, um golo seria mais provável, até pela maior presença física na àrea. E assim foi. Rooney, aproveitando uma sobra de bola procurou a cabeça de Fellaini, o belga atirou ao poste, a bola sobrou para Valência e este cruzou para a cabeça de Ibrahimovic. Golo. 1-1.

O United continuou a carregar, mas até final, não se voltou a verificar perigo efectivo.

Ninguém aproveitou, portanto, a 100%, a queda dos citizens.O Liverpool garantiu o distanciamento para o City, com 3 pontos de vantagem, sim, mas agora vai ter de dividir a vice-liderança com o Tottenham, o United garantiu o encurtamento de distâncias, mas não alcançou os rivais de Manchester.

Ficam, porém, apontamenos positivos para Mourinho e a confirmação de que este United está aí para a luta pelo top 4.

Foto de capa: Manchester United

 

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol de praia: Eis os convocados de Bruno Torres para  estágio de preparação frente à Ucrânia

Bruno Torres, selecionador nacional de futebol de praia, chamou 15 jogadores para um estágio de preparação de 4 a 6 de maio, que inclui dois jogos frente à Ucrânia.

João Mario está lesionado e é baixa no Bolonha

O João Mário sofreu uma lesão muscular e deverá ficar fora das opções do Bolonha nas próximas semanas, numa fase decisiva da temporada em Itália.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória épica do PSG sobre o Bayern Munique na Champions League

O PSG venceu o Bayern Munique por 5-4 na primeira mão das meias-finais da Champions League. Jogo com impacto no Ranking UEFA.

Rafael Leão radiante com PSG x Bayern Munique: «Futebol de verdade…»

Rafael Leão esteve atento ao PSG x Bayern Munique da Champions League. Internacional português gostou do que viu.

PUB

Mais Artigos Populares

Dani Alves e Derlei juntos em jogo da Liga 3

Dani Alves e Derlei estiveram juntos no Fafe x São João de Ver. Antigos jogadores assistiram ao duelo lado a lado.

Jogo do ano: PSG vence Bayern Munique com contribuição de João Neves em jogo épico com 9 golos

Que grande jogo de futebol. O PSG venceu o Bayern Munique na primeira mão das meias-finais da Champions League.

Vítor Pereira em ação: onde ver as meias-finais da Europa League entre o Nottingham Forest e o Aston Villa

Vai haver duelo inglês nas meias-finais da Europa League. Nottingham Forest e Aston Villa têm encontro marcado com vista à final da competição.