Mkhitaryan: O jogador certo para o Arsenal

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

Contratado pelo Manchester United no verão de 2016, aos alemães do Borussia Dortmund, Mkhitaryan nunca se adaptou totalmente em Old Trafford. O médio-ofensivo arménio foi, provavelmente, contratado por Mourinho com a intenção de dar mais criatividade ao ataque da equipa. Apesar do seu perfil futebolístico contrastar em muito com o tipo de jogadores que o treinador português prefere, Mkhitaryan é também um médio que marca muitos golos, e que chega com facilidade a zonas de finalização. Neste aspeto, tem algumas semelhanças com o ex-jogador de Mourinho Frank Lampard, e essa sua característica terá sido chave para a sua chegada a Manchester.

No entanto, Mkhitaryan nunca conseguiu encontrar maneira de exprimir o seu futebol sob os rigorosos esquemas táticos de Mourinho. A sua falta de empenho em tarefas defensivas, mais a sua inflexibilidade em adaptar o seu estilo de jogo aos pedidos do treinador, fizeram com que o ex-Dortmund deixasse de contar como opção válida para o ataque do Manchester United.

Ao chegar ao seu novo clube, o Arsenal, Mkhitaryan deu um passo importante na carreira. Não só entrou numa equipa onde o seu estilo de futebol é muito bem visto, como também chega numa altura em que os gunners precisam de reforços de qualidade. Juntando tudo isto à necessidade do arménio em ter mais minutos de jogo, e relançar de certa forma a sua carreira, é possível ver que o médio pode ser uma peça-chave num regresso do Arsenal ao topo do futebol inglês.

Sem um título da Premier League desde 2004, os gunners perderam um pouco a imagem de clube grande que tinham no início do século XXI. O técnico Arsène Wenger, que orienta a equipa há mais de 20 anos, tem sido muito criticado, e a ideia que o treinador francês está ultrapassado e o clube precisa de alguém novo tem ganho força junto dos adeptos londrinos.

Mkhitaryan nunca se afirmou em absoluto no Manchester United Fonte: Manchester United FC
Mkhitaryan nunca se afirmou em absoluto no Manchester United
Fonte: Manchester United FC

Se Mkhitaryan conseguir afirmar-se rapidamente no Arsenal, e o clube subir na classificação do campeonato, a tensão à volta do Emirates pode diminuir um pouco. E, mesmo que Wenger continue como treinador, os adeptos podem esquecer a sua insatisfação.

Por outro lado, a chegada dum jogador do seu nível, que vem motivado para mostrar toda a sua qualidade, serve como exemplo ao restante plantel do Arsenal, cujas exibições mostram muitas vezes uma equipa pouco aguerrida, ou interessada em ganhar. Assim, de certa forma, o arménio pode ser o jogador que transforma uma equipa, algo que não é inédito nos londrinos.

Nos primeiros anos ao serviço do Arsenal, Wenger contratou vários jogadores franceses, como Henry ou Vieira, que não só ajudaram a equipa a ganhar títulos, como foram tão influentes que mudaram a identidade do clube. Tal como Mkhitaryan, a maioria destes futebolistas chegaram ao clube com algo a provar, depois de passagens discretas por outras equipas europeias.

A situação é, portanto, a ideal para o médio-ofensivo ex-Manchester United voltar a brilhar.

Visto pelos adeptos em geral como um jogador inferior a Alexis Sánchez, mas reunindo também o consenso de ser um futebolista com um estilo à Arsenal, o arménio é das melhores contratações feitas pelos gunners nos últimos anos.

Há anos com um orçamento para transferências curto, e esforçando-se para gastar menos dinheiro que outros clubes grandes ingleses, o Arsenal tem tido, nas últimas temporadas, plantéis com lacunas evidentes. No entanto, a perda de Sánchez para um clube rival, como o Manchester United, parece ter tornado mais evidente que nunca a necessidade do clube londrino em gastar mais em reforços, sob pena de perder de vez o estatuto de candidato ao título em Inglaterra,

Ao contratar Mkhitaryan, e possivelmente Aubameyang, outro jogador que tem sido falado como reforço, o Arsenal aproxima-se mais da qualidade de outras equipas rivais, e deixa de insistir em tentar ganhar troféus sem recorrer a grandes transferências.

Se mantiver esta abertura para ir buscar grandes jogadores, e todos os reforços tiverem o perfil de Mkhitaryan, o Arsenal está no caminho certo para voltar a somar títulos.

Foto de Capa: Arsenal FC

Artigo revisto por: Jorge Neves

Guilherme Malheiro
Guilherme Malheiro
É na música e no futebol que encontra a sua inspiração. Quando escreve, gosta de manter escondido o lado de adepto. Também gosta de ténis, snooker e boxe.                                                                                                                                                 O Guilherme não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafa Silva entra no onze titular do Benfica depois de quase dois anos

21 meses depois, Rafa Silva regressou ao onze titular do Benfica na vitória por 2-1 sobre o Alverca, na 21.ª jornada da Primeira Liga.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «As distâncias entre as linhas eram muito grande e sofremos um golo muito cedo»

Sotiris Silaidopoulos refletiu sobre a derrota do Rio Ave diante do Braga. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Há várias desvantagens em já ter 41 jogos disputados, mas também há vantagens»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga sobre o Rio Ave. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Al Najma anuncia saída de Mário Silva e oficializa Nestor El Maestro como substituto

Mário Silva está de saída do Al Najma, clube que orientou na histórica subida à primeira divisão na última temporada, com a direção já a ter definido o sucessor para o cargo.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Arbeloa elogia Kylian Mbappé: «Pensávamos que não iríamos ver nada igual a Cristiano Ronaldo e parece que Mbappé está a seguir esse caminho»

O treinador do Real Madrid elogiou o avançado francês: «É um jogador com muito talento. Pensávamos que não iríamos ver nada igual a Cristiano e parece que Mbappé está a seguir esse caminho».

Francisco Conceição agrava lesão e preocupa Juventus

Francisco Conceição, mostrou sinais de estar pronto para entrar na segunda parte do jogo entre Juventus e Lazio, mas acabou por ressentir-se de uma lesão, tornando-se uma dúvida para os próximos jogos da equipa.

Sotiris Silaidopoulos reflete sobre derrota na Pedreira: «É uma nova era para nós e temos de encontrar o caminho para voltar aos triunfos»

Sotiris Silaidopoulos esteve presente na conferência de imprensa após a derrota do Rio Ave por 3-0 frente ao Braga na Primeira Liga.