Newcastle United FC | Dos milhões da Arábia às contratações low cost

- Advertisement -

As notícias que deram conta das negociações para a venda do Newcastle United FC ao Fundo de Investimento Público (PIF), da Arábia Saudita, rapidamente se transformaram numa das maiores novelas dos últimos tempos, que prometiam abanar por completo as fundações do futebol inglês e mundial, com a criação de mais uma superequipa europeia financiada pelo dinheiro do médio-oriente.

Entre avanços e recuos num negócio que envolveria números estratosféricos, quem esfregava as mãos de contente certamente seriam os adeptos dos magpies, que viam grandes estrelas do futebol a serem apontadas pela comunicação social à formação do norte de Inglaterra, entre eles Kylian Mbappé, Philippe Coutinho, Gareth Bale e até treinadores de renome, como Mauricio Pochettino e Massimiliano Allegri.

E quando tudo indicava para o sucesso na concretização do negócio, eis que a novela sofreria mais um twist: a intervenção da Liga. Segundo o clube, a entidade que regula o futebol inglês colocou um travão no processo, pondo em causa a legalidade da proveniência do dinheiro saudita e as negociações caíram por terra.

Assim, o clube manteve-se nas mãos de Mike Ashley e os objetivos da formação inglesa foram certamente reajustados para uma visão mais realista da conjuntura atual do clube. Descartados os muitos milhões sauditas, a abordagem ao mercado também mudou, sendo que, até ao momento, os toon gastaram cerca 38,75 milhões em dois atletas. A aquisição mais sonante foi a de Callum Wilson, avançado de 28 anos, que abandonou os relegados do Bournemouth AFC a troco de 22,25 milhões de euros, enquanto que Jamal Lewis, jovem lateral de 22 anos, foi contratado ao Norwich City FC por 16,5 milhões de euros.

A custo zero chegou o extremo escocês Ryan Fraser, também proveniente do Bournemouth AFC, Jeff Hendrick, médio ex-FC Burnley, e Mark Gillespie, guarda-redes ex-Motherwell FC. Ainda que longe da equipa que era expectável com a venda do clube, a época 20/21 já teve início em terras de Sua Majestade e não podia ter começado da melhor maneira para o Newcastle, que conquistou os primeiros três pontos da temporada no terreno do West Ham United FC, depois de derrotar os da casa por 2-0, em partida a contar para a primeira jornada da Liga Inglesa. Os novos reforços Callum Wilson e Jeff Hendrick deram uma preciosa ajuda, ao apontarem os tentos da vitória.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting volta ao top 8 da Champions League: última vez tinha sido em 1983

O Sporting conseguiu eliminar o Bodo/Glimt esta terça-feira e apurou-se para os quartos de final da Champions League.

Kjetil Knutsen destaca diferença de nível entre equipas e elogia Sporting: «Uma das melhores equipa contra quem jogámos»

Kjetil Knutsen fez a análise do Sporting x Bodo/Glimt. Treinador dos noruegueses falou em conferência de imprensa.

Sporting com baixa de peso para a primeira-mão dos quartos de final da Champions League

Morten Hjulmand vai falhar o encontro da primeira-mão dos quartos de final da Champions League, devido a castigo.

Rui Borges: «Continuo de alguma forma a marcar a história do Sporting e é isso que me deixa feliz»

Rui Borges fez a análise do Sporting x Bodo/Glimt. O encontro da segunda mão da Champions League jogou-se em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Trincão: «Fizemos um jogo histórico»

Francisco Trincão fez a análise do Sporting x Bodo/Glimt. O encontro da segunda mão da Champions League jogou-se em Alvalade.

Nuno Santos: «Isto é a minha vida, o que eu sempre sonhei»

Nuno Santos fez a análise do Sporting x Bodo/Glimt. O encontro da segunda mão da Champions League jogou-se em Alvalade.

Rafael Nel estreia-se na Champions League, estreia-se a marcar pelo Sporting e fecha goleada contra o Bodo/Glimt por 5-0

Rafael Nel fechou a goleada dos leões nos oitavos de final da Champions League. O Sporting x Bodo/Glimt joga-se em Alvalade.