Newcastle United FC | Dos milhões da Arábia às contratações low cost

- Advertisement -

As notícias que deram conta das negociações para a venda do Newcastle United FC ao Fundo de Investimento Público (PIF), da Arábia Saudita, rapidamente se transformaram numa das maiores novelas dos últimos tempos, que prometiam abanar por completo as fundações do futebol inglês e mundial, com a criação de mais uma superequipa europeia financiada pelo dinheiro do médio-oriente.

Entre avanços e recuos num negócio que envolveria números estratosféricos, quem esfregava as mãos de contente certamente seriam os adeptos dos magpies, que viam grandes estrelas do futebol a serem apontadas pela comunicação social à formação do norte de Inglaterra, entre eles Kylian Mbappé, Philippe Coutinho, Gareth Bale e até treinadores de renome, como Mauricio Pochettino e Massimiliano Allegri.

E quando tudo indicava para o sucesso na concretização do negócio, eis que a novela sofreria mais um twist: a intervenção da Liga. Segundo o clube, a entidade que regula o futebol inglês colocou um travão no processo, pondo em causa a legalidade da proveniência do dinheiro saudita e as negociações caíram por terra.

Assim, o clube manteve-se nas mãos de Mike Ashley e os objetivos da formação inglesa foram certamente reajustados para uma visão mais realista da conjuntura atual do clube. Descartados os muitos milhões sauditas, a abordagem ao mercado também mudou, sendo que, até ao momento, os toon gastaram cerca 38,75 milhões em dois atletas. A aquisição mais sonante foi a de Callum Wilson, avançado de 28 anos, que abandonou os relegados do Bournemouth AFC a troco de 22,25 milhões de euros, enquanto que Jamal Lewis, jovem lateral de 22 anos, foi contratado ao Norwich City FC por 16,5 milhões de euros.

A custo zero chegou o extremo escocês Ryan Fraser, também proveniente do Bournemouth AFC, Jeff Hendrick, médio ex-FC Burnley, e Mark Gillespie, guarda-redes ex-Motherwell FC. Ainda que longe da equipa que era expectável com a venda do clube, a época 20/21 já teve início em terras de Sua Majestade e não podia ter começado da melhor maneira para o Newcastle, que conquistou os primeiros três pontos da temporada no terreno do West Ham United FC, depois de derrotar os da casa por 2-0, em partida a contar para a primeira jornada da Liga Inglesa. Os novos reforços Callum Wilson e Jeff Hendrick deram uma preciosa ajuda, ao apontarem os tentos da vitória.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Andreas Schjelderup marca e dá o início perfeito ao Benfica

Benfica e Nacional da Madeira estão a enfrentar-se no final de tarde deste domingo, num encontro da 29.ª jornada da Primeira Liga.

Roberto De Zerbi pede desculpa depois da derrota do Tottenham e elogia jogadores: «Eles não precisam de um treinador»

Roberto De Zerbi estreou-se pelo Tottenham com uma derrota. Técnico deixou elogios aos jogadores e falou em falta de confiança.

Alverca vence Casa Pia que continua aflito na tabela e sobe ao top-10 da Primeira Liga

O Alverca venceu o Casa Pia no primeiro jogo deste domingo na Primeira Liga. Ribatejanos sobem ao 10.º lugar da tabela.

Leixões afunda ainda mais Oliveirense na tabela e dá passo importante pela manutenção: eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Leixões recebeu e venceu a Oliveirense na Segunda Liga. Jogo envolveu duas equipas que lutam pela manutenção na prova.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho não facilita e coloca dois pesos-pesados no onze inicial

José Mourinho colocou Amar Dedic e Leandro Barreiro diretamente no onze titular do Benfica, para o jogo frente ao Nacional da Madeira.

Eis o horário das conferência de imprensa de Mikel Arteta e Rui Borges na antevisão ao Arsenal x Sporting da Champions League

Mikel Arteta e Rui Borges, além de um jogador de cada uma das equipas, farão a antevisão do Arsenal x Sporting. Jogo dos quartos de final da Champions League.

Benfica: Gonçalo Moreira no banco frente ao Nacional da Madeira

Gonçalo Moreira faz parte da ficha de jogo da partida entre o Benfica e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.