Newcastle United FC | Dos milhões da Arábia às contratações low cost

- Advertisement -

As notícias que deram conta das negociações para a venda do Newcastle United FC ao Fundo de Investimento Público (PIF), da Arábia Saudita, rapidamente se transformaram numa das maiores novelas dos últimos tempos, que prometiam abanar por completo as fundações do futebol inglês e mundial, com a criação de mais uma superequipa europeia financiada pelo dinheiro do médio-oriente.

Entre avanços e recuos num negócio que envolveria números estratosféricos, quem esfregava as mãos de contente certamente seriam os adeptos dos magpies, que viam grandes estrelas do futebol a serem apontadas pela comunicação social à formação do norte de Inglaterra, entre eles Kylian Mbappé, Philippe Coutinho, Gareth Bale e até treinadores de renome, como Mauricio Pochettino e Massimiliano Allegri.

E quando tudo indicava para o sucesso na concretização do negócio, eis que a novela sofreria mais um twist: a intervenção da Liga. Segundo o clube, a entidade que regula o futebol inglês colocou um travão no processo, pondo em causa a legalidade da proveniência do dinheiro saudita e as negociações caíram por terra.

Assim, o clube manteve-se nas mãos de Mike Ashley e os objetivos da formação inglesa foram certamente reajustados para uma visão mais realista da conjuntura atual do clube. Descartados os muitos milhões sauditas, a abordagem ao mercado também mudou, sendo que, até ao momento, os toon gastaram cerca 38,75 milhões em dois atletas. A aquisição mais sonante foi a de Callum Wilson, avançado de 28 anos, que abandonou os relegados do Bournemouth AFC a troco de 22,25 milhões de euros, enquanto que Jamal Lewis, jovem lateral de 22 anos, foi contratado ao Norwich City FC por 16,5 milhões de euros.

A custo zero chegou o extremo escocês Ryan Fraser, também proveniente do Bournemouth AFC, Jeff Hendrick, médio ex-FC Burnley, e Mark Gillespie, guarda-redes ex-Motherwell FC. Ainda que longe da equipa que era expectável com a venda do clube, a época 20/21 já teve início em terras de Sua Majestade e não podia ter começado da melhor maneira para o Newcastle, que conquistou os primeiros três pontos da temporada no terreno do West Ham United FC, depois de derrotar os da casa por 2-0, em partida a contar para a primeira jornada da Liga Inglesa. Os novos reforços Callum Wilson e Jeff Hendrick deram uma preciosa ajuda, ao apontarem os tentos da vitória.

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola avança: Eis o possível preço de Andreas Schjelderup face ao interesse do Barcelona

Imprensa espanhola afirma que Andreas Schjelderup poderia sair por 30/40 milhões de euros. Barcelona interessado no extremo do Benfica.

Real Sociedad de Gonçalo Guedes bate Atlético Madrid nos penáltis e ganha Taça do Rei

A Real Sociedad venceu o Atlético Madrid em penáltis e conquistou a Taça do Rei. Gonçalo Guedes fez uma assistência na partida.

Eis os 4 destaques do Gil Vicente x Vitória SC

O Vitória SC venceu por 1-0 na visita ao Gil Vicente, num encontro da 30.ª jornada da Primeira Liga. Estes foram os 4 destaques do encontro.

Sonho europeu do Gil Vicente sofre duro golpe com derrota caseira frente ao Vitória SC

Na 30.ª jornada da Primeira Liga, o Vitória SC venceu por uma bola a zero na visita ao terreno do Gil Vicente.

PUB

Mais Artigos Populares

Andebol: Benfica e Sporting jogarão a final da Taça de Portugal

O Benfica eliminou o Águas Santas e qualificou-se para a final da Taça de Portugal de Andebol. Já o Sporting afastou o Marítimo.

Atenção, Paulo Fonseca: Lille escorrega e empata com Nice na Ligue 1

O Lille empatou 0-0 com o Nice na jornada 30 e segue em 3.º lugar com 54 pontos. Lyon de Paulo Fonseca leva 51 pontos sem ainda ter jogado.

AS Roma empata com a Atalanta e pode distanciar-se dos lugares de Champions League

A AS Roma empatou 1-1 com a Atalanta na jornada 33 da Serie A. Ambos os golos aconteceram na primeira parte do jogo.