O que pode Riyad Mahrez acrescentar ao Manchester City FC?

- Advertisement -

Riyad Mahrez é um nome que dificilmente iremos esquecer na Premier League. O argelino é um dos principais obreiros do inédito campeonato conquistado pelo Leicester City na temporada 2015/2016. Desde então, o médio ala tem sido um ‘namorado antigo’ do clube azul celeste da cidade de Manchester, o atual campeão inglês. Os «foxes» dificilmente esquecerão o contributo de Mahrez na história do clube.

Na janela de transferências que dá o pontapé de saída à temporada 2018/2019, o Manchester City não tem estado tão ativo no mercado como tem sido apanágio nos últimos anos, logo agora que o mercado em Inglaterra fecha mais cedo, a 9 de agosto. Mahrez foi a única aquisição de relevo até ao momento, que custou nem mais nem menos que 85 milhões de euros. O argelino fica com contrato válido para as próximas cinco épocas.

Atendendo às opções que o Manchester City tem nas posições que Mahrez pode jogar e o valor que o clube despendeu para adquirir o jogador, qual será a necessidade de Pep Guardiola em querê-lo neste plantel que já é de luxo? Pergunta difícil.

Riyad Mahrez abandona o Leicester City para vestir uma camisola azul mais clara: a do City
Fonte: Manchester City FC

Não há dúvidas que o argelino é um jogador que, de certeza, faz as delícias a Pep Guardiola. Não é por acaso que Mahrez já foi apontado a clubes de estilo de jogo semelhante ao catalão como o Barcelona.

Controlo de bola, capacidade em jogar das alas para o interior, servir avançados com faro de golo e em contornar adversários não lhe faltam. Outra qualidade que se pode salientar em Mahrez é a sua resistência e intensidade, algo herdada do jogo altamente vertical do Leicester dos treinadores Cláudio Ranieri, Claude Puel e de Nigel Pearson No entanto, tudo isto pode não passar de (mais) um recurso extra perante o que já existe nas opções fora do onze-base de Guardiola.

Mahrez joga à direita, mas também pode à esquerda e ainda ser lançado no apoio ao avançado. Portanto, há De Bruyne, David Silva, Leroy Sané, Raheem Sterling e ainda Bernardo Silva. Como bons portugueses que somos, juramos que o jovem formado no Benfica salte do banco para a titularidade do Man. City esta temporada. Até porque Guardiola tem rasgado Bernardo em elogios e não quer que ele saía.

Riyad Mahrez é única grande contratação do Man. City neste verão
Fonte: Manchester City FC

Segundo os números, Mahrez até pode ser apontado à titularidade do lado direito dos ‘citizens’. Desde a época 2015/2016 é o quarto jogador com mais dribles efetuados (290). Não há nenhum jogador do City nessa lista de seis futebolistas.

Na gloriosa época do Leicester, onde se deu a conhecer ao mundo do futebol, marcou 12 golos e realizou 10 assistências. Um registo impressionante para um jogador que não pertencia ao ‘big five’ da Premier League. Porém, a nível exibicional isto pode não ter sido tão visível nos últimos dois anos apesar de Mahrez ter sido uma das estrelas do Leicester.

Desde o início da temporada 2015/16, apenas oito jogadores marcaram mais golos na Premier League do que Mahrez (35), enquanto apenas cinco jogadores conseguiram mais assistências (24). Guardiola pode estar aqui a antever uma boa sociedade goleadora com Kun Agüero.

Entretanto, no City, Sterling e Sané contribuíram com 28 golos e 26 assistências entre eles na Premier League na última temporada. Agora, em Manchester, o argelino é mais uma estrela (talvez menor) no meio de uma grande constelação.

O que vai Guardiola inventar para manter o rendimento positivo de todos estes jogadores para revalidar o título inglês e ambicionar a Liga dos Campeões? Outra pergunta difícil.

 

Foto de Capa: Manchester City FC

 

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto chega a acordo com o Rennes para o empréstimo de Seko Fofana

O FC Porto está a ultimar os últimos detalhes com o Rennes para o empréstimo de Seko Fofana até ao final da presente temporada.

FC Porto B vence Vizela e Feirense soma terceiro triunfo consecutivo frente ao Portimonense: Eis os resultados do dia da Segunda Liga

O FC Porto venceu o Vizela por 1-0 e o Feirense derrotou o Portimonense pelo mesmo resultado, na 19.ª jornada da Segunda Liga.

Benfica goleia Racing Power e distancia-se na liderança da Primeira Liga Feminina

O Benfica goleou o Racing Power por 4-0, no encontro referente à 10ª. jornada da Primeira Liga Feminina.

Saint-Étienne pensa em João Sacramento para substituir Eirik Horneland no comando técnico

O Saint-Étienne equaciona a contratação de João Sacramento para substituir Eirik Horneland no comando técnico do clube francês.

PUB

Mais Artigos Populares

Maurizio Sarri critica direção da Lazio e confessa: «Os rapazes disseram-me que querem sair porque não veem grandes ambições no clube»

Maurizio Sarri teceu críticas à direção da Lazio na conferência de imprensa após o empate com o Lecce para a Serie A.

Olheiro BnR | Alioune Ndoye

No ano de 2001, a cidade senegalesa de Rufisque foi o berço do mais recente herói da nossa cidade berço. A pequena cidade nos arredores de Dakar viu crescer Alioune Ndoye.

Antigo internacional irlandês refere que Ruben Amorim estava interessado num dos avançados da moda da Premier League

Clinton Morrison, nome histórico do Crystal Palace, afirmou que Ruben Amorim tinha interesse em Jean-Philippe Mateta e que chegou mesmo a encorajar o Manchester United a intensificar esforços pela sua contratação neste mercado.