📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Obrigado, Premier League

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

As primeiras jornadas dos principais campeonatos europeus, coincidentes com o último mês de abertura do mercado de transferêncais, parecem dissociadas do resto dessas provas. É uma fase de adaptação à intensidade da competição, mas também um período de incerteza relativamente à constituição dos plantéis de cada equipa. Isto afeta, naturalmente, os jogadores. Os que sabem que vão ficar, incertos sobre se vão continuar a contar com os que podem partir, e os que podem partir, ansiosos por não ficar. Alguns deles até são afastados do plantel principal e são forçados a ter, mais tarde, o mês de adaptação competitiva. O desempenho desportivo é, claro, afetado.

Mas não é só. A verdade desportiva (tão em voga nos dias que correm) também é perturbada, porque pode acontecer que um jogador dispute a primeira jornada por um clube e que, na seguinte, represente a do adversário que enfrentou. Também se pode dar o caso de esse jogador ser afastado da competição, de forma a preservá-lo fisica e mentalmente para uma futura transferência, mas aí o jogador ficaria privado da tal adaptação competitiva, pelo que o clube que vende (que não tem o seu jogador em campo), o clube que compra e, sobretudo, o jogador ficariam, de certa forma, prejudicados. O único beneficiado seria o seu agente, que aproveitaria a espera para lançar especulação de forma a aumentar o preço de transferência, que lhe iria garantir um maior ganho com a suposta “comissão de agenciamento”.

Coutinho protaginozou uma das 'novelas' do mercado de transferências Fonte: Mirror
Coutinho protaginozou uma das ‘novelas’ do mercado de transferências
Fonte: Mirror

Onde fica o espetáculo no meio disto tudo? Onde fica o suposto principal protagonista (o Futebol) no meio de um guião inundado pela ganância de uma pessoa que nada tem a ver com ele? Continua a existir, sim (a bola rola na mesma), mas estará condicionado pelo facto dos seus interesses não serem atendidos. Afinal, a credibilidade do jogo que tanta gente ama fica afectada e esfuma-se por entre guerras de bastidores. É o futebol-negócio, com todo o mal que isso tem, a atingir o seu esplendor em prejuízo do futebol-desporto.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica x Nápoles: eis os onzes prováveis de mais um jogo na Champions League

O Benfica enfrenta esta noite o Nápoles na sexta jornada da Champions League. Fica com os onzes prováveis.

Rui Borges aborda bolas paradas: «Claramente frustrado por causa disso»

Rui Borges falou sobre vários temas em conferência de imprensa, após a derrota do Sporting com o Bayern Munique.

Rui Borges explica decisão de não utilizar Gonçalo Inácio: «Achei que era um risco enorme pô-lo em jogo»

Rui Borges falou sobre vários temas em conferência de imprensa, após a derrota do Sporting com o Bayern Munique.

Rui Borges explicou irritação durante o Bayern Munique x Sporting

Rui Borges falou sobre vários temas em conferência de imprensa, após a derrota do Sporting com o Bayern Munique.

PUB

Mais Artigos Populares

Ronald Araújo viaja até Israel à procura de paz interior e pausa competitiva e desfalca Barcelona

Ronald Araújo, defesa do Barcelona, afasta-se temporariamente dos relvados para recuperar mentalmente, após o impacto provocado pela expulsão na Champions League.

Agente de Benjamin Sesko revela conversa com o jogador e elogia Ruben Amorim: «Ele tem a sua própria visão e sabe como levar o...

Elvis Basanovic, agente de Benjamin Sesko, garante que o avançado não tem dúvidas sobre a escolha pelo Manchester United e destaca o perfil humano e profissional de Ruben Amorim.

Artur Jorge elogia o trabalho de Filipe Luís no Flamengo: «É um treinador que eu aprecio»

Artur Jorge relembra a sua curta experiência na Taça Intercontinental, aponta o descanso como o principal trunfo do Flamengo e destaca a competência de Filipe Luís no comando do campeão do Brasileirão e da Libertadores.