Potter e o seu regresso a Inglaterra

- Advertisement -

Graham Stephen Potter é o novo treinador do Swansea City. O nome pode ser desconhecido para o adepto comum, mas, para quem estiver atento, sabe que Potter acaba de ter uma oportunidade que há muito merecia. Em 2011, quando começou a carreira de treinador, estava na 4ª divisão da Suécia…

Foram sete anos. Sete anos ao serviço do Ostersunds, clube do centro da Suécia e, com Graham ao comando, o clube conheceu os seus anos mais dourados da história, coroados com três promoções até à 1ª divisão do país escandinavo. Depois de duas promoções consecutivas (2011 e 2012) que fizeram a equipa catapultar da 4ª para a 2ª divisão da Suécia, o Ostersunds, ao cabo de três épocas na ‘2ª’, almejou subir ao ‘Allsvenskan’, escalão primodivisionário da Suécia. Mais, em 2017 ergueu a Taça.

Como consequência da conquista da Taça, o Ostersunds causou impacto europeu na Liga Europa, pois, ao entrar na 2ª pré-eliminatória, foi eliminando equipas de renome, tais como Galatasaray ou PAOK, passou a fase de grupos onde esteve integrado com Athletic Bilbao, Zorya e Hertha de Berlim e só viu interrompida este surpreendente trajeto nos 16 avos de final quando caiu aos pés do Arsenal – derrota na Suécia por 3-0 e vitória em pleno Emirates Stadium por 2-1 (os suecos fizeram o 2-0 ainda cedo e reabriram de certa forma a eliminatória).

Graham Potter deixa o Ostersunds pela porta grande depois de uma ascensão incrível nos últimos sete anos
Fonte: Ostersunds Fotbollsklubb

Como jogador, Graham teve uma carreira modesta e só jogou em clubes ingleses, tais como Stoke City, West Bromwich ou York City. Sendo assim, conclui-se que este é um regresso ao futebol britânico e ao cabo de vários anos de trabalho num país onde o futebol não é de longe o mais apreciado e, quando chegou, pegou num clube completamente entregue ao amadorismo, levando-o até viver, como se assistiu esta época, dias europeus.

Deixa o emblema sueco na 6.ª posição do campeonato e agora abraça um novo desafio, o primeiro como treinador em terras de Sua Majestade. O objetivo é devolver os ’Swans’ à Premier League depois da inglória descida desta temporada. Ainda que esteja no Championship, Potter vai ser protagonista em palcos do melhor futebol do mundo, o que só se deve ao seu mérito de lá ter chegado. Aos 43 anos, o técnico ainda é jovem e tem tudo para dar cartas ao melhor nível no futebol europeu. Depois da história de encantar na Suécia, Graham Potter tem um novo capítulo a escrever.

Foto de Capa: Swansea City FC

Artigo revisto por: Jorge Neves

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.