Sonho Cada Vez Mais Real

- Advertisement -

cab premier league liga inglesa

Da luta pela manutenção a principais candidatos ao título da Barclays Premier League. Esta é a realidade do “pequeno” clube do centro de Inglaterra. Se gostam de contos de fadas este é dos meus favoritos. Claudio Ranieri vai comandando o sonho do Leicester City FC, que partirá para a 26.ª com cinco pontos de avanço sobre o segundo classificado Tottenham.

De facto, o que o treinador italiano tem feito ao serviço dos Foxes é absolutamente fantástico. Mas a verdade é que de italiana esta equipa não tem nada. Ao invés da segurança defensiva, Ranieri preferiu construir um ataque avassalador que já conta com 47 golos esta temporada – o melhor registo do campeonato, a par do Manchester City.

Comecemos pelo princípio. Termina a época 2014-2015, o Leicester de Nigel Pearson garante a manutenção depois de um final de campanha espetacular em que a equipa das “raposas” consegue sete vitórias nos últimos nove jogos. No entanto, um escândalo que envolveu o filho do treinador leva a direção do clube a terminar a ligação com o inglês.

A 13 de Julho de 2015, a direção do Leicester contrata Claudio Ranieri para a nova época. O antigo treinador do Chelsea chega a um Leicester cujos objetivos são modestos, aspirando a uma época tranquila, sem grandes sustos.

A verdade é que, a 6 de Fevereiro de 2016, a 13 jornadas do final do campeonato, a realidade é bastante diferente. Ora bem, o pequeno clube que aspirava à tranquilidade da segunda metade da tabela está a protagonizar a surpresa do século ao liderar o principal escalão do futebol inglês, com cinco pontos de vantagem.

A liderança do Leicester foi sendo menosprezada ao longo do passar das jornadas. Toda a gente acreditava que, eventualmente, a equipa sensação cairia. No entanto, as jornadas foram passando e o Leicester não vacilava, e neste momento continua com apenas duas derrotas no campeonato, frente ao Arsenal e ao Liverpool.

Hoje, finalmente, as raposas deram o seu grito de afirmação, ao derrotar, categoricamente, o Manchester City, no Etihad, por três bolas a uma.

Jamie Vardy assumiu-se como o porta-estandarte desta equipa, liderando a lista de melhores marcadores com 18 golos marcados. E quem melhor para simbolizar este clube do que o jogador que há cinco anos era um operário fabril e neste momento detém o recorde de mais jogos consecutivos a marcar?

A dupla Vardy-Mahrez tem sido a mais prolífica do campeonato e já levam 32 golos no campeonato Fonte: Leicester City FC
A dupla Vardy-Mahrez tem sido a mais prolífica do campeonato e já leva 32 golos no campeonato
Fonte: Leicester City FC

Mas Vardy não é o único que merece destaque; aliás, todos os elementos desta equipa são merecedores de todos os elogios possíveis. A força, a união, a ambição e o caráter desta equipa são tudo aquilo que pretendemos ver no futebol, tudo aquilo que dá magia ao desporto rei. Mas, como estava a dizer, existem outros dois jogadores que gostaria de destacar, Riyad Mahrez e N’Golo Kanté. O extremo argelino é incrível, dotado de uma técnica apuradíssima. É um jogador capaz de criar desequilíbrios a qualquer momento, é fortíssimo no um para um e ainda possui uma qualidade de passe e visão de jogo muito acima da média. Por seu lado, o médio francês é um poço sem fundo de energia, trabalho e dedicação. Trata-se de um box-to-box autêntico, com todas as virtudes necessárias para desempenhar a função. É rápido, tem técnica e drible, tem qualidade de passe e excelentes atributos defensivos.

A dupla Vardy-Mahrez tem sido a mais prolífica do campeonato e já leva 32 golos no campeonato. Jogam em perfeita sintonia, como se se conhecessem desde pequenos. Trata-se de uma dupla fabulosa e o maior trunfo de Ranieri neste ataque ao título da Premier League.

Claudio Ranieri decidiu implantar um 4-4-2 clássico, privilegiar o futebol ofensivo, os golos e o espetáculo, descurando um pouco o trabalho defensivo. Mas, como uma vez disse um grande imperador Romano, “a melhor defesa é o ataque”, e a verdade é que, além do melhor ataque, o Leicester detém o sexto melhor registo defensivo do campeonato, com 27 golos sofridos. Este sistema de Ranieri depende muito da capacidade dos seus jogadores de jogarem a um ritmo absolutamente fascinante e o facto de terem conseguido manter esse ritmo até ao último terço do campeonato é uma façanha deveras formidável. Afinal, estamos a falar do campeonato mais difícil do mundo e onde se exige mais, tanto a nível físico como mental, dos atletas.

Sem dúvida que futebol espetáculo e os jogos do Leicester têm sido sinónimos esta época. Esta equipa é das que mais prazer dá ver jogar. Transborda alegria, vontade e magia, coloca tudo em campo, joga sempre olhos nos olhos seja com quem for. À partida para esta jornada disse aos meus amigos que estas duas próximas jornadas eram decisivas para o desfecho da época dos Foxes. Deslocações ao Etihad e ao Emirates para defrontar City e Arsenal, respetivamente. O primeiro teste foi passado com classe e de forma assertiva, como já foi referido. Falta agora a partida em Londres. Na primeira volta, o Arsenal bateu o Leicester por 5-2, mas tratava-se de um momento bastante diferente para a turma de Wenger. Os Gunners já não vencem há quatro jogos e deram de barato a liderança atingida há seis jornadas. A pressão estará portanto toda do lado dos londrinos e sentirão certamente enormes dificuldades em bater o Leicester. Se o Leicester vencer em Londres dará um passo enorme em direção à concretização do sonho de conquistar o seu maior título da história.

Foto de capa: Leicester City

Afonso Pais
Afonso Paishttp://www.bolanarede.pt
O interesse pelo futebol surgiu já tarde, por volta dos 11 anos, mas a paixão pelo desporto rei é enorme. Em Portugal, o seu clube do coração é o Sporting Clube de Portugal. Lá fora, e pelo enorme interesse que tem na Premier League, o Chelsea FC é a equipa que apoia, pela qual também sofre e rejubila.                                                                                                                                                 O Afonso escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga e o lance polémico de Gianluca Prestianni: «No máximo até à última gota de suor»

O Braga publicou nas redes sociais do clube uma imagem da entrada de Gianluca Prestianni após a vitória frente ao Benfica na Taça da Liga.

Alex Pinto chega a acordo com o Arouca para uma rescisão amigável

Na passada quarta-feira, o Arouca anunciou a rescisão amigável do contrato do defesa-lateral português, Alex Pinto.

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.