📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Southampton – Um exemplo a seguir

- Advertisement -

O Villarreal em Espanha, o Hellas Verona em Itália e o Nantes em França. Estas são, até ao momento, as equipas sensação dos principais campeonatos europeus, mas nenhuma bate a prestação do Southampton. Após 11 jornadas, os saints seguem num fantástico terceiro lugar na Premier League, destacando-se pelo facto de serem a melhor defesa (apenas 5 golos sofridos, um deles marcado por Begovic). Um conjunto muito bem orientado por Mauricio Pochettino e que vale essencialmente pela força do seu colectivo.

União nos Saints Fonte: www.sportsmole.co.uk
União nos Saints
Fonte: www.sportsmole.co.uk

Depois de 7 anos no Championship, o Southampton regressou à Premier League em 12/13, terminando a última época no 14º lugar. Nada de surpreendente, já que habitualmente o emblema que joga no St. Mary’s Stadium luta apenas pela manutenção. No entanto, o investimento realizado no último defeso – com as contratações de Lovren, por 10 milhões, de Wanyama, por 15 milhões, e de Osvaldo, por 18 milhões – veio aumentar bastante o nível de uma equipa que tinha como principal referência o experiente Rickie Lambert.

O excelente registo defensivo dos saints não se deve exclusivamente aos 4 jogadores que compõem esse sector – liderado pelo central português José Fonte, que se está a exibir ao melhor nível da carreira e que, nesta fase, já merecia atenção por parte de Paulo Bento. O duplo pivot constituído por Schneiderlin e por Wanyama, queniano que impressionou na temporada passada ao serviço do Celtic, confere um equilíbrio tremendo à equipa, dando maior liberdade aos laterais – os jovens Clyne, à direita, e Shaw, à esquerda – para se envolverem no ataque. Destaque ainda para o croata Lovren, que forma uma dupla muito eficaz com Fonte e está a justificar o valor investido na sua contratação.

Ao contrário da defesa e do meio campo defensivo, onde não existe rotação, do meio campo para a frente existem 6 jogadores para 4 posições – Pochettino tem aproveitado da melhor maneira a versatilidade das opções para o ataque. Na teoria, o extravagante Pablo Osvaldo seria a grande estrela, mas a verdade é que ainda não conseguiu mostrar o seu melhor futebol. Rickie Lambert continua a ser o principal goleador da equipa. Um jogador com um percurso muito invulgar: aos 31 anos chegou à selecção inglesa (marcou na estreia e é bem possível que vá ao Mundial), depois de uma carreira feita maioritariamente nos escalões secundários. Nas alas, os elementos mais utilizados são Adam Lallana, extremo com uma capacidade de desequilíbrio simplesmente do outro mundo, e Jay Rodriguez, mais um jogador resgatado nas divisões inferiores. James Ward-Prowse é um médio centro de origem que, face à consistência exibida pela dupla Schneiderlin-Wanyama, tem sido aposta para o flanco direito. O norte-irlandês Steven Davis é também lançado de forma regular.

Rickie Lambert, a referência ofensiva da equipa Fonte: http://i.telegraph.co.uk
Rickie Lambert, a referência ofensiva da equipa
Fonte: http://i.telegraph.co.uk

Num clube que lançou nomes como Bale, Walcott ou Oxlade-Chamberlain, a aposta na formação é, naturalmente, muito elevada. São dadas todas as condições para que os jovens que chegam à equipa principal possam evoluir. Neste momento, as principais esperanças do clube são Luke Shaw, indiscutivelmente um dos laterais esquerdos mais promissores do futebol europeu (tem apenas 18 anos), e James Ward-Prowse, médio muito semelhante a Steven Gerrard. A curto prazo, estes dois talentos (ainda se pode acrescentar Clyne) podem ser chamados à principal selecção inglesa, juntando-se a Lallana e Lambert, convocados por Roy Hodgson para os particulares frente ao Chile e à Alemanha. Há ainda o caso de Morgan Schneiderlin, que demonstra bem a valorização actual dos jogadores do Southampton. O médio defensivo, internacional sub-21 por França, tem dupla nacionalidade e pode mesmo vir a representar a selecção dos três leões.

A Premier League é um campeonato em que, até à última jornada, tudo pode acontecer. Num ano em que o número de candidatos ao título e às posições cimeiras é maior do que nunca, não é expectável que o Southampton se mantenha na terceira posição. Independentemente disso, a política do clube merece todos os elogios. A aposta na formação, acompanhada de um excelente aproveitamento de jogadores que actuavam em escalões secundários, permitiu o fulgor financeiro que o emblema agora apresenta. Nos próximos anos, tendo em conta a margem de progressão da equipa, certamente vamos ter os saints a lutar por objectivos bem mais ambiciosos do que a manutenção.

Subscreve!

Artigos Populares

Lens vence Nantes e reforça liderança da Ligue 1

O Lens reforçou a liderança da Ligue 1 ao bater o Nantes por 2-1, em jogo da 15.ª jornada da competição.

Ferran Torres marca grande golo depois de bela jogada de Bardghji: avançado espanhol está a ter 2025/26 em grande

Ferran Torres marcou um grande golo no encontro do Barcelona frente ao Real Bétis, em jogo da 15.ª jornada da La Liga.

Vítor Matos conquista primeira vitória no comando técnico do Swansea e sai da zona de despromoção do Championship

Vítor Matos celebrou a primeira vitória ao comando do Swansea. O conjunto inglês bateu o Oxford United por 2-0, no jogo da 19ª. jornada do Championship.

Portugal no Mundial 2026: eis os horários dos jogos da fase de grupos

Portugal está presente no Mundial 2026. A seleção orientada por Roberto Martínez foi colocada no Grupo K.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara vence Casa Pia e regressa às vitórias na Primeira Liga

O Santa Clara recebeu e derrotou o Casa Pia por 1-0, no encontro da 13.ª da Primeira Liga. Frederico Venâncio apontou o golo dos açorianos.

Benfica ‘provocado’ por diretor do Midtjylland: «Claro que se devem arrepender de não terem renovado o contrato»

O Benfica deixou sair Franculino Djú no final do seu contrato e o avançado tem sido o goleador de serviço do Midtjylland.

Mohamed Salah novamente no banco: está a chegar ao fim a sua era no Liverpool?

Mohamed Salah está novamente no banco de suplentes do Liverpool, não figurando no onze inicial dos reds desde 16 de novembro.