Tanguy Ndombélé | “Flop” da época na Liga Inglesa

- Advertisement -

Esperava-se que o impacto de Tanguy Ndombélé no jogo do Tottenham Hotspur FC fosse tão notório quanto o preço que custou: 60 milhões. Nada mais nada menos, que a contratação mais cara da história do clube londrino, superando a larga escala, jogadores como Davinson Sánchez, Moussa Sissoko ou Giovani Lo Celso.

Todos sabemos como o mercado do futebol está mais inflacionado do que nunca (apesar de poder vir a alterar-se depois da pandemia da Covid-19), porém, o que me salta à vista são as condições em que o negócio foi realizado. Apesar do excelente desempenho, o jogador apenas representou o Olympique Lyonnais durante uma época de alto nível, antecedida por outra em que esteve emprestado, pelo clube em que iniciou o seu percurso como sénior – SC Amiens.

O que está em causa não são os clubes ou o campeonato que disputou, mas o modo como se contrata de forma quase “descartável” nos dias que correm. Torna-se mais estranho ainda, quando uma instituição como o Tottenham, teve Bruno Fernandes na mão, deixou-o cair e depois teve de se contentar com as “sobras” do mercado. Apesar de não ser tão fácil e linear quanto isto, preferiam pagar 100 milhões pelo conjunto (Ndombélé e Lo Celso) ou 80 pelo internacional português (a contar com os objetivos)? Sem querer “puxar a brasa à nossa sardinha”.

Voltando ao tema central, o médio francês participou em 27 jogos, tendo feito quatro assistências e marcado dois golos. Números normais, considerando que joga mais recuado no terreno. Em termos exibicionais é que fica algo a desejar, é como que um “corpo estranho” no onze. Lento e previsível, quer seja a pensar ou a executar. Raramente acrescenta qualidade ao futebol da equipa do norte de Londres. Em sentido contrário, Lo Celso tem surpreendido e de que maneira!

Agora, podemos dar o benefício da dúvida pelo facto de ser primeira época no campeonato mais competitivo do mundo (e tratando-se de um jovem de 23 anos, ainda tem margem de progressão). Além disso, foi contratado com o “dedo” de Pochettino e não por Mourinho. Por outro lado, é complicado não fazer a ligação entre o preço e o desempenho ao longo da temporada. Contextualizando: o Tottenham tem muitas lacunas e Ndombélé não será certamente o único “a mais” naquele plantel (vice-campeão europeu, diga-se).

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: jogador importante em dúvida para a partida contra o Casa Pia

Leandro Barreiro chegou condicionado do Luxemburgo e pode falhar o encontro entre o Benfica e o Casa Pia.

Sporting: médio não impressiona e regresso a Alvalade e cenário quase certo em 2026/27

Alexandre Brito não está a conseguir afirmar-se no Pafos e deve regressar aos quadros do Sporting no final da época.

Sporting: sucessor de Pauleta está na Arábia Saudita

O Sporting está interessado em contratar Chape, jogador que pertence aos quadros do Al Qadsiah, equipa da Arábia Saudita.

Treino do Benfica contou com novidade importante: jogador treina pela primeira vez em 2026/27

Nuno Félix está oficialmente de regresso, depois de ter estado de fora durante os últimos meses, devido a lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges desvia-se de polémicas entre Sporting e FC Porto: «Temos de crescer a esse nível. Esqueçam isso»

Rui Borges esteve presente esta quinta-feira na sala de imprensa de Alcochete, para fazer a antevisão do Sporting x Santa Clara.

Rui Borges dá más notícias em relação a Morten Hjulmand: «Chegou doente»

Rui Borges esteve presente esta quinta-feira na sala de imprensa de Alcochete, para fazer a antevisão do Sporting x Santa Clara.

Rui Borges garante que Geovany Quenda está fora do Sporting x Santa Clara: «Precisamos de ter alguma paciência»

Rui Borges esteve presente esta quinta-feira na sala de imprensa de Alcochete, para fazer a antevisão do Sporting x Santa Clara.