Tanguy Ndombélé | “Flop” da época na Liga Inglesa

- Advertisement -

Esperava-se que o impacto de Tanguy Ndombélé no jogo do Tottenham Hotspur FC fosse tão notório quanto o preço que custou: 60 milhões. Nada mais nada menos, que a contratação mais cara da história do clube londrino, superando a larga escala, jogadores como Davinson Sánchez, Moussa Sissoko ou Giovani Lo Celso.

Todos sabemos como o mercado do futebol está mais inflacionado do que nunca (apesar de poder vir a alterar-se depois da pandemia da Covid-19), porém, o que me salta à vista são as condições em que o negócio foi realizado. Apesar do excelente desempenho, o jogador apenas representou o Olympique Lyonnais durante uma época de alto nível, antecedida por outra em que esteve emprestado, pelo clube em que iniciou o seu percurso como sénior – SC Amiens.

O que está em causa não são os clubes ou o campeonato que disputou, mas o modo como se contrata de forma quase “descartável” nos dias que correm. Torna-se mais estranho ainda, quando uma instituição como o Tottenham, teve Bruno Fernandes na mão, deixou-o cair e depois teve de se contentar com as “sobras” do mercado. Apesar de não ser tão fácil e linear quanto isto, preferiam pagar 100 milhões pelo conjunto (Ndombélé e Lo Celso) ou 80 pelo internacional português (a contar com os objetivos)? Sem querer “puxar a brasa à nossa sardinha”.

Voltando ao tema central, o médio francês participou em 27 jogos, tendo feito quatro assistências e marcado dois golos. Números normais, considerando que joga mais recuado no terreno. Em termos exibicionais é que fica algo a desejar, é como que um “corpo estranho” no onze. Lento e previsível, quer seja a pensar ou a executar. Raramente acrescenta qualidade ao futebol da equipa do norte de Londres. Em sentido contrário, Lo Celso tem surpreendido e de que maneira!

Agora, podemos dar o benefício da dúvida pelo facto de ser primeira época no campeonato mais competitivo do mundo (e tratando-se de um jovem de 23 anos, ainda tem margem de progressão). Além disso, foi contratado com o “dedo” de Pochettino e não por Mourinho. Por outro lado, é complicado não fazer a ligação entre o preço e o desempenho ao longo da temporada. Contextualizando: o Tottenham tem muitas lacunas e Ndombélé não será certamente o único “a mais” naquele plantel (vice-campeão europeu, diga-se).

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção de Portugal: Uzbequistão já partiu para os EUA

O Uzbequistão está no Grupo de Portugal no Mundial 2026 e comitiva partiu esta terça-feira para os Estados Unidos da América.

Eis o salário que o Benfica oferece a José Mourinho para renovar contrato

O Benfica quer renovar contrato com José Mourinho. Já são conhecidos detalhes da oferta salarial encarnada ao treinador.

André Villas-Boas elogia João Brandão ao abordar renovação: «Essa é a linha de continuidade que se pretende»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, deixou elogios a João Brandão. Técnico de 43 anos renovou contrato até 2028.

Rafael Obrador tem interessado de peso em Itália e pode deixar o Benfica para jogar Champions League

A AS Roma está muito interessada na contratação de Rafael Obrador. Torino ainda tem opção de compra pelo defesa do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Polónia divulga convocados com presença de trio do FC Porto

A Polónia divulgou os convocados para os dois próximos jogos particulares. Jan Bednarek, Jakub Kiwior e Oskar Pietuszewski foram chamados.

Benfica poderá ter 4 jogos particulares na pré-época

Estão previstos quatro jogos particulares para a pré-temporada do Benfica. Águias regressam aos trabalhos no dia 25 de junho.

«O futebol é visto como uma indústria e um clube é visto como uma empresa e isso requer resultados imediatos» – Entrevista Bola na...

Dos métodos ao balneário, das decisões difíceis às razões para o insucesso, Filipe Martins é o mais recente entrevistado, numa conversa que tem o futebol no círculo central.