📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tottenham Hotspur FC 2-1 Middlesbrough FC: “Passaporte carimbado” à segunda tentativa

- Advertisement -

A CRÓNICA: PRIMEIRA PARTE “A TODO O GÁS”, SEGUNDA A GERIR

Depois de ter estado a perder no campo do Middlesbrough, no primeiro jogo, o Tottenham conseguiu empatar essa partida e forçou a repetição do encontro, tal como mandam as regras da FA Cup. A entrada “de sonho” dos “Spurs” no segundo jogo facilitou uma missão que podia ter sido complicada, dada a imprevisibilidade e a alma que as equipas dos escalões inferiores sempre demonstram nestes jogos a eliminar.

Dois golos nos primeiros quinze minutos, apontados pelos argentinos Lo Celso e Lamela, respetivamente, frutos de dois erros da formação do “Boro”, trouxeram conforto à exibição dos londrinos. Se o Tottenham podia cometer o erro de adormecer perante esta vantagem, a verdade é que nunca baixaram a intensidade de jogo e tiveram mesmo mais algumas oportunidades para fazer golo antes do intervalo, mas o 2-0 permaneceu. Na segunda parte, os “Spurs” tentaram gerir o esforço e acalmar um pouco o ritmo de jogo, mas nunca perderam a concentração nem deixaram de ir em busca do golo. Ainda assim, o número de oportunidades para os londrinos marcarem diminui, e em oposição, as oportunidades para o “Boro” foram aumentando.

Foi numa destas oportunidades que os jogadores de Jonathan Woodgate conseguiram reduzir a desvantagem, por Saville, a sete minutos do fim. No entanto, foi tarde demais, e o Tottenham acabou por se agarrar à vitória e, assim, segue para a quarta eliminatória da Taça de Inglaterra.

A FIGURA

Fonte: Tottenham Hotspur FC

Erik Lamela – Exibição de “primeira água” do extremo argentino, que marcou um golo e podia ainda ter somado mais um par de tiros certeiros. Sempre a mostrar-se ao jogo e a combinar com os restantes elementos ofensivos, nunca teve posição fixa, o que abonou a seu favor. Uma menção honrosa também para Lo Celso, que numa semana onde se fala de um possível reforço do meio-campo dos “Spurs”, mostrou a José Mourinho que é uma opção muito válida.

O FORA DE JOGO

Fonte: Middlesbrough FC

Tomas Mejías – Ofereceu o primeiro golo ao Tottenham e, a partir daí, nunca transmitiu segurança ao resto da equipa. Protagonizou uma boa intervenção na segunda parte, após remate em curva de Eriksen, mas as restantes intervenções, sobretudo com os pés, revelaram uma tremenda falta de confiança, que se alastrou ao resto dos jogadores do “Boro”.

ANÁLISE TÁTICA – TOTTENHAM HOTSPUR FC

Imagem de marca deste Tottenham de José Mourinho, o 4-2-3-1 voltou a ser o esquema escolhido para dispor o 11 inicial do técnico português. Apesar de Tanganga, pela direita, não ter aparecido muitas vezes em terrenos adiantados, as constantes subidas de Sessegnon, pela esquerda, aliadas às brilhantes exibições de Lamela e Lo Celso, foram fatores chave para o bom desempenho dos “Spurs” neste encontro. Os dois argentinos, a par de Lucas Moura e Eriksen, formaram uma frente de ataque muito móvel, com constantes trocas de posição e, consequentemente, deixando a cabeça dos defesas adversários “à roda”. 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Paulo Gazzaniga (5)

Japhet Tanganga (7)

Davinson Sánchez (6)

Jan Vertonghen (6)

Ryan Sessegnon (6)

Eric Dier (6)

Harry Winks (6)

Giovani Lo Celso (7)

Christian Eriksen (6)

Erik Lamela (8)

Lucas Moura (6)

SUBS UTILIZADOS

Son Heung-Min (6)

Dele Alli (6) 

ANÁLISE TÁTICA – MIDDLESBROUGH FC

Com uma formação claramente defensiva e a procurar não sofrer, dispostos em 5-3-2, os planos de Jonathan Woodgate sofreram dois reveses nos primeiros 15 minutos. As dificuldades em reagir foram evidentes e a única maneira que o “Boro” encontrou para incomodar (muito pouco) a defesa contrária foi o jogo direto, fazendo-se valer do poderio físico dos seus dois avançados, Fletcher e Nmecha, que estão habituados aos duros confrontos do Championship. A intervenção dos três homens do meio-campo foi praticamente nula, o que dificultou a ligação de jogo e não permitiu a criação de oportunidades através de jogo apoiado.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Tomas Mejias (5)

Djed Spence (5)

Jonathan Howson (6)

Paddy McNair (5)

Dael Fry (6)

Marvin Johnson (6)

Adam Clayton (6)

Ben Liddle (5)

Lewis Wing (5)

Lukas Nmecha (6)

Ashley Fletcher (6)

SUBS UTILIZADOS

George Saville (7)

Marcus Tavernier (6)

Rudy Gestede (6)

Foto de Capa: Tottenham Hotspur

Revisto por: Jorge Neves

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

Olheiro BnR | Anísio Cabral

Anísio Cabral foi o melhor marcador da seleção portuguesa de sub-17 neste mundial e um dos grandes destaques da competição

Luís Estrela renova com a Seleção Nacional de Futsal Feminina da Indonésia

Luís Estrela renovou o seu contrato com a seleção de Futsal Feminina da Indonésia. O técnico vai ficar ligado até 2028.

Paulo Alves assume comando do Al Batin da Arábia Saudita

Paulo Alves é o novo treinador do Al Batin. A equipa da Arábia Saudita está no segundo escalão e no 17.º lugar.

Nuno Campos eleito treinador do mês na Hungria

O treinador português Nuno Campos venceu o prémio de treinador do mês. O ZTE está numa sequência de três vitórias consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Camarões revelam convocatória para a CAN 2025 e há uma grande ausência

A seleção dos Camarões já revelou a lista final para a CAN 2025. André Onana é a grande baixa nos eleitos.

Benfica prepara-se para atacar 3 reforços em janeiro e já há 2 nomes definidos

O Benfica quer reforçar o plantel no mercado de janeiro e dar mais opções a José Mourinho. Dois extremos e ponta de lança vistos como prioridade.

Neto de Pinto da Costa depois dos Dragões de Ouro: «Perdoa-lhes avô, porque eu não consigo»

Nuno Pinto da Costa recorreu ao livro «Azul até ao fim» da autoria do avô para reagir aos Dragões de Ouro. Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu «Dragão de Honra».