📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma «Floresta» de ambições correspondidas

- Advertisement -

Ainda antes do início oficial do passado mercado de Verão – decorria o dia 14 de junho – foi anunciada a transferência, a título definitivo, de João Carvalho para o Nottingham Forest Football Club.

Aos 21 anos, o futebolista natural de Castanheira de Pêra, que com apenas oito ingressara no Sport Lisboa e Benfica, encarou a mudança para Inglaterra (a sua primeira experiência no estrangeiro) como sendo o rumo certo para impulsionar a carreira. Depois de uma temporada de escassa utilização na formação principal do SL Benfica (357 minutos, repartidos por dez encontros, em quatro competições), João Carvalho estava ciente que necessitaria de mais espaço para explanar o seu futebol.

Assim, em Inglaterra poderia continuar a progredir com vista a atingir o grande potencial que lhe fora apontado, primeiramente, durante a sua formação ao serviço dos escalões jovens das Águias (e, também, da seleção nacional) e, mais tarde, ao serviço da equipa B e do Vitória de Setúbal FC.

Se, por um lado, é verdade que a ambição é um aspeto que move João Carvalho nesta sua passagem por «Terras de Sua Majestade», o mesmo se pode afirmar em relação ao emblema do condado de Nottinghamshire, que se encontrando a disputar a English Football League Championship – o segundo principal escalão do «desporto-rei» em Inglaterra – há já uma década, procura avidamente regressar aos grandes palcos.

De facto, o próprio investimento realizado na aquisição do médio internacional sub -21 português (20 internacionalizações; seis golos), que representou uma quantia recorde despendida pelo Forest, assim o espelha. Por conseguinte, o avultado montante envolvido na transação bem como o fato de se tratar de um jovem com experiência na UEFA Champions League  fez acrescer as expetivas em torno de um jogador cujo rendimento, diga-se, não tem vindo a desiludir.

João Carvalho é descrito no sítio oficial do Forest como um jogador em cuja «mestria no ataque» poderia recair o sucesso do clube
Fonte: Nottingham Forest FC

Numa primeira fase, e sob orientação do espanhol Aitor Karanka – um admirador confesso do futebol atrativo -, o promissor meio-campista português desempenhara um papel de relevo na dinâmica ofensiva do Nottingham Forest, formação que se perfilava exclusivamente num esquema-tático (4-2-3-1), constituindo o principal apoio, em zona central, do ponta de lança inglês Lewis Grabban, com o qual veio a estabelecer uma proveitosa parceria.

Entretanto, e tendo sido titular em 24 das 26 jornadas iniciais do Championship, o jovem luso que se destaca pela apurada visão de jogo e precisão de passe vivenciou o seu melhor período, entre os meses de outubro e novembro – altura em que o conjunto liderado pelo técnico basco de 45 anos somou 16 pontos em 27 possíveis -, no decurso dos qual realizou dois golos e, também, quatro assistências (três das quais tiveram como destinatário o avançado mencionado anteriormente).

Todavia, uma série de resultados negativos (duas vitórias em sete encontros) acabaria por dar azo ao despedimento de Karanka, tendo o ex-adjunto de José Mourinho sido rendido, em janeiro, pelo experientíssimo Martin O’Neill. Consequentemente, o médio português de 22 anos acabou por perder o seu lugar no onze, atuando em seis (fez a sua estreia como titular, somente no passado dia 13 do corrente mês) dos 11 jogos realizados sob as ordens do técnico norte-irlandês.

Ainda assim, e em jeito de balanço, a estada de João Carvalho no City Ground tem se vindo a revelar bastante positiva, com o número 10 dos The Reds a acumular (para já) 2226 minutos de utilização, complementados com quatro golos e seis assistências – possui, neste capítulo, o segundo melhor registo do clube.

 

Foto de Capa: Nottingham Forest

Artigo revisto por: Jorge Neves

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hansi Flick critica ausência de Raphinha no melhor onze de 2025: «Foi o jogador com mais influência na nossa equipa»

Na antevisão ao Villarreal x Barcelona, Hansi Flick mostrou o seu desagrado com a ausência de Raphinha no melhor onze do ano de 2025.

Thiago Silva pode reforçar o FC Porto: eis os números do seu último ano e meio pelo Fluminense

Thiago Silva já não é jogador do Fluminense e pode reforçar o FC Porto. Defesa-central brasileiro está livre no mercado.

Chelsea recupera desvantagem de dois golos e empata no terreno do Newcastle

Newcastle e Chelsea empataram a dois golos no St. James’ Park, no encontro referente à 17.ª jornada da Premier League.

Thiago Silva perto de um regresso a Portugal: como foi a sua passagem pelo FC Porto?

Thiago Silva está cada vez mais perto do FC Porto. Defesa-central brasileiro já vestiu a camisola azul e branca há cerca de 21 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Premier League: Pedro Neto marca com o braço e lance é invalidado

O Newcastle está a jogar contra o Chelsea na Premier League. Pedro Neto fez golo com o braço e o lance foi invalidado.

Imprensa italiana garante: Thiago Silva e FC Porto a finalizar detalhes

Thiago Silva está cada vez mais perto do FC Porto. Partes encontram-se a fechar detalhes e negócio intensifica-se.

UEFA reparte “bolo” de 9 milhões de euros por clubes que tiveram jogadoras no Euro 2025: Maior fatia portuguesa vai para o Benfica

A UEFA vai repartir 9 milhões de euros pelos clubes com jogadoras no Euro 2025 Feminino. Benfica é a equipa portuguesa que mais recebe.