Análise ao primeiro terço da Serie A

- Advertisement -

Concluído o primeiro terço do principal campeonato italiano, é possível, desde já, projectar aquilo que poderá acontecer no resto da competição.

Numa Liga constituída por vinte equipas, temos, para já, três clubes na luta pela liderança, outros três a disputar o quarto posto e depois as restantes formações espalhadas pela tabela sem se encontrarem muito espaçadas, à excepção do lanterna vermelha Chievo, que tem menos três pontos que o penúltimo, Catania.

O trio da frente é constituído por Roma, com 32 pontos, Juventus, com 31, e Nápoles, com 28. A Roma tem sido a grande surpresa deste início de campeonato, ao ter vencido 10 dos 12 jogos disputados, não perdendo nenhum e tendo só sofrido três golos. Orientada por Rudi Garcia, a formação romana tem-se mostrado muito sólida no plano defensivo, aliando a isso um meio-campo fortíssimo, com Pjanic, De Rossi e Strootman, não descurando o talento de Totti na frente. Afastada da luta pelo scudetto nos últimos anos, a equipa da capital volta a sonhar com o título.

A bicampeã Juventus parece ser a mais fiável candidata à vitória no campeonato. Sem exibir o futebol das últimas duas épocas, a formação de Antonio Conte continua, apesar de tudo, a mostrar uma fiabilidade absolutamente incrível. Cedeu pontos em apenas dois dos 12 jogos, e na última jornada mostrou todo o seu poder, ao bater o Nápoles por 3-0. Pirlo, à semelhança de Totti, continua a provar que o talento não tem prazo de validade, mas no meio-campo vai também brilhando a jovem estrela denominada Pogba. O francês tem enchido o campo com exibições memoráveis e é já um dos activos mais preciosos da equipa de Turim.

O Nápoles tenta reconquistar o título que lhe foge desde 1990, aquando da presença de Maradona no clube. Tendo crescido muito nas últimas temporadas em termos de competitividade, a formação orientada por Rafa Benitez está na luta pelo campeonato e pela qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Equipa sólida, que, apesar da saída de Cavani, viu chegar Higuain e Callejon, que se juntaram a Hamsik, Insigne e companhia. Há que contar com eles.

Atrás deste trio, aparecem Inter, com 25 pontos, Fiorentina, com 24, e Hellas Verona, com 22. O Inter, apesar de perto das equipas da frente, parece ainda uma equipa vulnerável, com dificuldade em ser consistente e sem muito maior margem de evolução. Walter Mazzari tem feito um trabalho incrível no comando técnico da equipa de Milão, naquela que é a 19ª época de Javier Zanetti no clube.

A Fiorentina atacou forte o mercado depois da saída da estrela Jovetic. Com Gomez e Rossi a fazer estragos na frente e um Cuadrado a fixar-se cada vez mais como um homem preponderante na zona intermediária, a formação de Florença parece ser finalmente capaz de voltar à Liga Milionária.

Finalmente, o Hellas Verona vem com o andamento da boa temporada passada realizada na Serie B, e, com os contributos de Iturbe e Luca Toni, tem tudo para realizar uma época tranquila e, quem sabe, lutar por um lugar europeu.

Luca Toni tem sido decisivo em Verona / Fonte: sportsmole.co.uk
Luca Toni tem sido decisivo em Verona / Fonte: sportsmole.co.uk

A meio da tabela, aparece de forma surpreendente o Milan. Com mais derrotas do que vitórias ou empates, com mais golos sofridos do que marcados e a jogar um péssimo futebol, é de crer que a equipa só pode fazer melhor no futuro, já que pior é quase impossível. A grande decepção do campeonato tentará, assim, salvar a época com a Taça de Itália e a qualificação para a Liga Europa, já que chegar a um lugar de Champions parece utópico.

Na base da tabela é de destacar as equipas que estão abaixo da linha de água. A Sampdoria, que parece não conseguir viver épocas tranquilas, o Catania, que, com a sua armada de treze argentinos, não consegue lidar com o estatuto de única formação da Sicília (o Palermo desceu na última época), e o Chievo, que, só tendo vencido um jogo, está no último lugar e em risco de descer seis épocas depois.

Com a tabela a desenhar-se, falta ainda muito campeonato, que promete ser recheado com grandes jogos, muitos golos e muita emoção até ao fim.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges faz antevisão das meias-finais da Taça de Portugal: «FC Porto à sua imagem e Sporting à sua imagem»

Rui Borges lança o FC Porto x Sporting da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Leões em vantagem na eliminatória.

Nuno Espírito Santo e a luta contra a despromoção na Premier League: «Todos os dias são importantes e vai ser uma luta até ao...

Nuno Espírito Santo, após o empate do West Ham frente ao Crystal Palace, abordou a importância do ponto e falou sobre o empenho dos seus jogadores nesta reta final de época.

Rob Edwards e a despromoção do Wolverhampton: «Estou tão zangado e desapontado quanto os adeptos»

O Wolverhampton teve a descida ao Championship confirmada, após o empate entre West Ham e Crystal Palace. Rob Edwards mostrou-se desapontado, mas acredita que é possível dar a volta à situação.

Corrida ao título da Liga do Catar reabre após decisão disciplinar e Al Sadd e Al Shamal vão disputar autêntica final

O Al Shamal beneficiou de uma decisão disciplinar que lhe garantiu três pontos, reabrindo a disputa pelo título da Qatar Stars League.

PUB

Mais Artigos Populares

NBA anuncia finalistas dos prémios da temporada com Victor Wembanyama em destaque

A NBA anunciou os finalistas dos prémios da fase regular da temporada, com Victor Wembanyama entre os principais nomes.

Javi Navarro, herói da Youth League do Real Madrid, convocado por Álvaro Arbeloa para jogo contra o Alavés

Javi Navarro, destaque da Youth League pelo Real Madrid, foi convocado para a equipa principal que defrontará o Alavés.

Venezia confirma abordagem do Sporting por Issa Doumbia: «Houve manifestação de interesse»

O Sporting manifestou o interesse por Issa Doumbia. Médio do Venezia é alvo dos leões para reforçar o meio-campo.