📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Análise ao primeiro terço da Serie A

- Advertisement -

Concluído o primeiro terço do principal campeonato italiano, é possível, desde já, projectar aquilo que poderá acontecer no resto da competição.

Numa Liga constituída por vinte equipas, temos, para já, três clubes na luta pela liderança, outros três a disputar o quarto posto e depois as restantes formações espalhadas pela tabela sem se encontrarem muito espaçadas, à excepção do lanterna vermelha Chievo, que tem menos três pontos que o penúltimo, Catania.

O trio da frente é constituído por Roma, com 32 pontos, Juventus, com 31, e Nápoles, com 28. A Roma tem sido a grande surpresa deste início de campeonato, ao ter vencido 10 dos 12 jogos disputados, não perdendo nenhum e tendo só sofrido três golos. Orientada por Rudi Garcia, a formação romana tem-se mostrado muito sólida no plano defensivo, aliando a isso um meio-campo fortíssimo, com Pjanic, De Rossi e Strootman, não descurando o talento de Totti na frente. Afastada da luta pelo scudetto nos últimos anos, a equipa da capital volta a sonhar com o título.

A bicampeã Juventus parece ser a mais fiável candidata à vitória no campeonato. Sem exibir o futebol das últimas duas épocas, a formação de Antonio Conte continua, apesar de tudo, a mostrar uma fiabilidade absolutamente incrível. Cedeu pontos em apenas dois dos 12 jogos, e na última jornada mostrou todo o seu poder, ao bater o Nápoles por 3-0. Pirlo, à semelhança de Totti, continua a provar que o talento não tem prazo de validade, mas no meio-campo vai também brilhando a jovem estrela denominada Pogba. O francês tem enchido o campo com exibições memoráveis e é já um dos activos mais preciosos da equipa de Turim.

O Nápoles tenta reconquistar o título que lhe foge desde 1990, aquando da presença de Maradona no clube. Tendo crescido muito nas últimas temporadas em termos de competitividade, a formação orientada por Rafa Benitez está na luta pelo campeonato e pela qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Equipa sólida, que, apesar da saída de Cavani, viu chegar Higuain e Callejon, que se juntaram a Hamsik, Insigne e companhia. Há que contar com eles.

Atrás deste trio, aparecem Inter, com 25 pontos, Fiorentina, com 24, e Hellas Verona, com 22. O Inter, apesar de perto das equipas da frente, parece ainda uma equipa vulnerável, com dificuldade em ser consistente e sem muito maior margem de evolução. Walter Mazzari tem feito um trabalho incrível no comando técnico da equipa de Milão, naquela que é a 19ª época de Javier Zanetti no clube.

A Fiorentina atacou forte o mercado depois da saída da estrela Jovetic. Com Gomez e Rossi a fazer estragos na frente e um Cuadrado a fixar-se cada vez mais como um homem preponderante na zona intermediária, a formação de Florença parece ser finalmente capaz de voltar à Liga Milionária.

Finalmente, o Hellas Verona vem com o andamento da boa temporada passada realizada na Serie B, e, com os contributos de Iturbe e Luca Toni, tem tudo para realizar uma época tranquila e, quem sabe, lutar por um lugar europeu.

Luca Toni tem sido decisivo em Verona / Fonte: sportsmole.co.uk
Luca Toni tem sido decisivo em Verona / Fonte: sportsmole.co.uk

A meio da tabela, aparece de forma surpreendente o Milan. Com mais derrotas do que vitórias ou empates, com mais golos sofridos do que marcados e a jogar um péssimo futebol, é de crer que a equipa só pode fazer melhor no futuro, já que pior é quase impossível. A grande decepção do campeonato tentará, assim, salvar a época com a Taça de Itália e a qualificação para a Liga Europa, já que chegar a um lugar de Champions parece utópico.

Na base da tabela é de destacar as equipas que estão abaixo da linha de água. A Sampdoria, que parece não conseguir viver épocas tranquilas, o Catania, que, com a sua armada de treze argentinos, não consegue lidar com o estatuto de única formação da Sicília (o Palermo desceu na última época), e o Chievo, que, só tendo vencido um jogo, está no último lugar e em risco de descer seis épocas depois.

Com a tabela a desenhar-se, falta ainda muito campeonato, que promete ser recheado com grandes jogos, muitos golos e muita emoção até ao fim.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.