Bem vinda de volta, Vecchia Signora!

- Advertisement -

cab serie a liga italiana

A Juventus está nos quartos de final da Liga dos Campeões. Para meu júbilo, para ser sincera. A vecchia signora venceu categoricamente o Borussia Dortmund no Westfalenstadion por 3-0, e temos de o dizer: mesmo com a crise da equipa alemã, nem todos são capazes de o fazer. Mas a Juve não é uma equipa qualquer.

O séc. XXI começou bem, com a Bola de Ouro de Nedved e dois campeonatos consecutivos. Mas depois vieram os escândalos: corrupção, resultados combinados e subornos; a Juventus foi pontapeada para os escalões inferiores e obrigada a atingir novamente o palmarés de mais de um século. Degrau a degrau, ignorando as humilhações, com o apoio nas bancadas e a raça de Del Piero, os bianconeros regressaram à Serie A e fizeram o que ninguém esperava. Foram subindo na tabela, são tricampeões italianos e estão a caminho de mais um campeonato. Vai escapando a glória europeia.

Esta Juve da segunda década do século é diferente; tem juventude, garra, querer; quer ganhar, quer ser o que já foi. Pogba trouxe elegância e modernidade. Pode talvez estar cumprir a sua última temporada ao serviço da Juventus, mas fá-lo brilhantemente. Arturo Vidal é um excelente organizador, Tévez leva ao desespero os centrais e ainda tem lances de génio. E Morata. Dá a esta Juve o seu coração, e ela devolve, se tudo correr bem, com gratidão e títulos.

Pirlo, o maestro da Jue  Fonte: Wikipédia
Pirlo, o maestro da Juve!
Fonte: Wikipédia

Parágrafo para falar de coisas diferentes, de um homem diferente: Andrea Pirlo. Sempre o admirei enquanto jogava no Milan e como capitão da azurra, e foi com enormíssima alegria que o vi transferir-se para o meu clube italiano predilecto. Colmatou a dor da saída de Del Piero. É o maestro, o capitano ventuno; orquestra os outros 10 heróis que estão a repor a Juve no sítio onde ela merece estar. Passes magistrais, livres marcados como se estivesse a jogar PlayStation, subtileza a tocar na bola, como se de um filho se tratasse. Obrigada, Pirlo. Graças a ti escolhi ser médio-centro quando ainda nem tinha resistência para o ser.

Podia estar aqui o dia todo a elogiar Buffon, Chiellini, Evra e Llorente. Mas é mais importante dizer que todos estes jogadores, juntamente com aqueles que já saíram (como Felipe Melo), mostraram que é possível bater no fundo e voltar a estar no topo do Mundo. Que grande lição, que clube. A Juventus está nos quartos de final da Liga dos Campeões. Venha o Mónaco.

Foto de Capa: Facebook da Juventus

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo alvo do Estrela da Amadora apresentado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação do defesa-lateral de 18 anos, Wedtoin Ouedraogo, que foi apontado ao Estrela da Amadora neste mercado de janeiro.

Antevisão UFC 324: As Tartarugas na Árvore

Antevisão: A luta principal do UFC 324, pode ser...

Treinador do Torino e a chegada de Rafael Obrador: «Tem qualidade, técnica e capacidade de corrida»

Marco Baroni, treinador do Torino, falou sobre a contratação de Rafael Obrador. Lateral foi emprestado pelo Benfica ao emblema de Turim.

PUB

Mais Artigos Populares

AVS SAD recupera desvantagem de 3 golos a partir dos 75′ e empata na Primeira Liga

O Casa Pia empatou 3-3 com o AVS SAD na jornada 19 da Primeira Liga. Equipa de Vila das Aves recuperou desvantagem de três golos.

Levante de Luís Castro ganha ao Elche de Martim Neto e André Silva com final muito dramático

O Levante de Luís Castro venceu ao Elche por 3-2 na jornada 21 da La Liga. Final dramático com dois golos nos descontos.

Fernando Gomes reage e quer que FPF conteste pagamento de 2,6 milhões à Segurança Social

Fernando Gomes reage e quer que a FPF conteste o pagamento de cerca de 2,6 milhões de euros à Segurança Social.