📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Douglas Costa renasce em Turim

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

A fazer 27 anos em Setembro, o brasileiro é conhecido por ser “bom de bola”, por fazer coisas com ela que poucos fazem, que é um craque,… Foi estrela no Shakhtar, só faltava provar essas valias num grande clube europeu. Quando chegou ao Bayern de Munique em 2015, todos esses apelidos lhe assentavam que nem uma luva. Era, de facto, um craque. Porém, esse período correspondeu com a ausência do ainda mais craque Franck Ribery. Nessa sua primeira época ao serviço dos germânicos, Douglas Costa deixou água na boca aos adeptos, deixou-os na ânsia de ter de ver mais dele.

Na época seguinte, dou grande relevância ao facto de Ribery ter encontrado o seu melhor nível novamente (depois de 9 meses de recuperação!), o que retira, logo em primeira instância, o ex-Shakhtar do onze titular. Claro que o problema não é uma questão de compatibilidade entre os dois extremos, o problema é o intocável trio Ribery, Robben e Lewandowski.

Douglas Costa ia perdendo ímpeto na equipa bávara. Entrar saído do banco parece não estar nas suas pretensões neste momento da carreira. Posto isto, o seu empréstimo à Juventus parece-me ser uma excelente opção, tem melhores condições para lutar por um lugar e mantém-se como um ativo de um tubarão europeu.

Julgo que Allegri terá de mudar o sistema tático. É verdade que Mandzukic cumpriu bem a tarefa de atuar pela extrema esquerda, mas com a entrada deste brasileiro, camisa 11, penso que o croata não perca a titularidade, porém será movido para posições mais centrais e avançadas do terreno. O seu habitat natural, digamos. O que me levanta dúvidas é a possibilidade de a Juventus passar a jogar com 2 pontas de lança fixos. Certamente o treinador saberá o que fazer…

O que este Douglas Costa acrescentará à equipa hexacampeã italiana? Fácil: velocidade, técnica, enfim, perigo pela esquerda. Este jogador ao seu melhor nível é “something else”. É bastante irreverente, qualidade que aprecio imenso num “ala”. Coisa que contrasta na totalidade com a função desempenhada por Mario Mandzukic. Apesar de serem estilos absolutamente diferentes, a justiça e o bom senso não aprovariam a ida do croata para o banco de suplentes. Os dois estilos dão frutos. Podem constituir dois diferentes métodos de atingir um golo (fim), mas ambos são válidos e eficientes. Dou bastante ênfase a este ponto.

Douglas Costa brilhou ao serviço do Bayern Fonte: Youtube
Douglas Costa brilhou ao serviço do Bayern
Fonte: Youtube

A sua capacidade de drible é algo muito benéfico para a equipa. Permite-lhe ultrapassar o oponente direto (no caso da imagem acima, o extremo “arruma” Bellerín sem o próprio dar por isso…), e depois disto existe muito espaço para explorar. No caso de um avançado, quer jogue na ala direita ou esquerda, depois e ultrapassar, normalmente, o defesa lateral adversário, fica em situação tremendamente privilegiada, pois o facto de se dirigir à linha final perto do primeiro poste, passando a bola para trás, caso surja um companheiro de equipa livre de marcação, é meio golo. As sucessivas “dobras”, como se diz na gíria, que são realizadas pelos centrais são recorrentes e requerem perícia. Ou isso, ou combinando com o seu lateral ou pivot, ou outro companheiro que ande nas redondezas, seja possível criar uma situação perigosa. É algo relativo, afinal, futebol não é uma ciência, não é verdade?

No final de contas, este jogador pode acrescentar muito à Vecchia Signora. Pode ser comparável a Juan Quadrado, o que até poderá ter algum fundamento, mas caso atinja o nível alcançado no início da primeira época de Bayern (2015-16), torna-se um caso sério. Contudo, agora para o final desta sua passagem pela Baviera, a qualidade de jogo contou-se a uns bons furos abaixo, comparando com o seu primeiro ano.

Mesmo assim, estou muito ansioso por o ver atuar nesta equipa, principalmente na prova máxima da UEFA. Trata-se de um jogador que sempre me cativou, é imprevisível e forte tecnicamente. “É show de bola. É Douglas Costa, camisa 11!”

Foto de Capa: Juventus

Diogo Fresco
Diogo Frescohttp://www.bolanarede.pt
Fã de um futebol que, julga, não voltará a ver, interessa-se por praticamente tudo o que envolve este desporto, dando larga preferência ao que ocorre dentro das quatro linhas. Vibra bastante com a Seleção Portuguesa de Futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Celtic trocou de treinador e em 4 jogos foi igualado um recorde negativo de 1978

A vida para Wilfried Nancy no Celtic começou de forma difícil. O técnico francês assumiu a equipa escocesa e perdeu os primeiros quatro jogos oficiais.

La Liga: Deportivo Alavés abre a porta a ex-Real Madrid devido a avançado que já passou pelo FC Porto

O Deportivo Alavés está disposto a deixar sair Mariano Díaz no mercado de janeiro, avançado que já representou o Real Madrid.

Benfica não dá azo a surpresas e segura jovem promessa

Miguel Vieira vai prosseguir com a camisola do Benfica. O defesa assinou o seu primeiro contrato profissional com as águias.

Tottenham prepara saídas no plantel e coloca avançado na porta de saída

Thomas Frank pretende reformular o plantel em janeiro e necessita de obter fundos. Nesse sentido, o Tottenham tomou a decisão de colocar Brennan Johnson no mercado, sendo o Crystal Palace o principal interessado na sua contratação.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Banjaqui ‘enfrentou’ o balneário do Benfica após vitória frente ao Farense: «Espero poder voltar a estar aqui com vocês»

Daniel Banjaqui falou com o balneário do Benfica depois da vitória das águias frente ao Farense, encontro válido pela Taça de Portugal.

Juventus ataca defesa do Olympique Marselha com 25 milhões e enfrenta concorrência de luxo

Leonardo Balerdi é o alvo prioritário da Juventus. O clube italiano quer antecipar-se a Newcastle, Atlético Madrid e aos rivais da Serie A.

Villarreal garante promessa do Vélez Sarsfield a custo zero

Thiago Fernández assina até 2031 e chega em janeiro. O jovem avançado recupera de lesão grave e poderá rodar na equipa B para ganhar ritmo.