Em Roma há coragem, reforços e um toque de portugalidade. O que esperar para esta época?

- Advertisement -

“A única coisa que posso prometer é construir uma equipa competitiva e corajosa (…) tenho a certeza que vamos construir uma equipa com a qual os adeptos podem ficar orgulhosos. Vai acontecer, tenho a certeza. Uma equipa corajosa e ambiciosa. E se tens esses ingredientes, tens mais possibilidades de ganhar”.

Foi este o discurso de Paulo Fonseca na sua apresentação como novo técnico da AS Roma, histórico clube da capital italiana. Determinado, com vontade de jogar um futebol atrativo e dinâmico, que catapulte os giallorossi de novo para a alta roda do futebol italiano, Paulo Fonseca tem entusiasmado os adeptos romanos nesta pré-época com vitórias, futebol empolgante e eficaz integração dos reforços que recebeu neste defeso, sinónimo de que a direção da AS Roma espera muito desta época.

No que toca à Serie A, Paulo Fonseca terá como missão fazer melhor que o sexto lugar alcançado por Eusebio Di Francesco na temporada transata, ao passo que na Taça de Itália o treinador português tentará melhor que a saída nos quartos-de-final, após derrota humilhante por 7-1 com a AC Fiorentina. A nível europeu, o objetivo passará por alcançar as rondas mais avançadas da Liga Europa, não só pela experiência do clube nas competições da UEFA mas também pela profundidade do plantel à disposição de Paulo Fonseca.

Não será indiferente para o clube a saída do histórico capitão dos romanos, De Rossi, para o Boca Juniors, assim como de Gerso, que se juntou ao Flamengo de Jorge Jesus. Para além destes, Paulo Fonseca viu outras referências deixarem o clube, como Manolas que rumou ao SSC Napoli, Lucas Pellegrini para a Juventus FC, El Shaarawy juntou-se ao Shanghai Shenhua, Marcano regressou ao FC Porto e Ezequiel Ponce deixou os italianos para se juntar aos russos do Spartak Moskovo.

A AS Roma derrotou o Real Madrid esta pré-época
Fonte: AS Roma

No sentido inverso, a AS Roma viu chegar Leonardo Spinazzola por 30 milhões de euros, Pau López por 23,5 milhões e Amadou Diawara por 21. Para a equipa orientada por Paulo Fonseca chegou também o francês Jordan Veretout, por empréstimo da Fiorentina, com opção de compra obrigatória no final da época. Para além disso, o clube da capital italiana conseguiu segurar elementos chave da equipa, como Zaniolo e Cengiz Ünder, que estavam na mira de vários tubarões europeus. Atualmente há ainda a possibilidade de saírem N’zonzi (Galatasaray) e Olsen (SL Benfica, entre outros, na corrida), ao passo que Icardi é alvo para o ataque, apesar das notícias mais recentes apontarem a preferência do jogador pela Juventus.

Relativamente ao trabalho de Paulo Fonseca propriamente dito, a AS Roma obteve bons resultados nos jogos de pré-época, com particular destaque para a vitória frente ao Real Madrid, que permite ao treinador português manter-se invicto desde que chegou ao comando da equipa. Pelo que apresentou na pré-época, o sistema base da AS Roma de Paulo Fonseca deverá ser o 4-3-3, com Pau López na baliza e quarteto defensivo composto por Florenzi, Fazio, Juan e Kolarov. No meio-campo a três, Diawara, Pellegrini, Cristante e Zaniolo irão lutar pela titularidade, enquanto que na frente a referência é Edin Dzeko, apoiada por dois extremos muito verticais, que poderão ser, Ünder, Perotti ou Kluivert. O futebol apresentado pela equipa assentou em transições ofensivas rápidas e um futebol direto, com poucos passes, apostando fortemente na mobilidade dos extremos da equipa, algo que tem encantado os exigentes adeptos giallorossi.

A caminhada para a AS Roma começa no dia 25 de agosto, quando receber o Genoa no Stadio Olimpico para a primeira jornada da Serie A. Paulo Fonseca chegou à capital italiana com muitos créditos após a passagem pelos ucranianos do Shakhtar Donetsk e as primeiras impressões que deixou foram muito positivas, pelo que a expetativa é grande para ver o que irá fazer ao comando deste histórico do futebol italiano.

Foto de Capa: AS Roma

artigo revisto por: Ana Ferreira

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Um ano depois: Almería garante sucessor de Luis Suárez

O Almería não conseguiu encontrar um sucessor para Luis Suárez a título definitivo. Miguel de la Fuente vai prosseguir na equipa.

João Santos assina com o Lusitânia de Lourosa

O Lusitânia de Lourosa oficializa João Santos como reforço. Avançado deixa o Fafe e assina contrato de dois anos até 2028.

Jaime Faria derrota Luka Pavlovic e avança para a terceira ronda da qualificação de Wimbledon

Jaime Faria derrotou o francês Luka Pavlovic por 6-4 e 6-4 e avançou para a terceira e última ronda de qualificação de Wimbledon.

Bruno Fernandes deve continuar no Manchester United: eis o que diz a imprensa inglesa

Bruno Fernandes deve continuar no Manchester United. Médio português de 31 anos tem contrato válido por mais uma época.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Cabral eliminado na primeira ronda de pares em Maiorca

Francisco Cabral e o austríaco Lucas Miedler foram eliminados na primeira ronda de pares do torneio de Maiorca.

Florentino Luís: «O Benfica é elite e dá todas as condições para chegarmos à equipa principal com a mentalidade de ganhar»

Florentino Luís concedeu uma entrevista à Liga Portugal onde abordou a sua carreira profissional até à chegada ao Burnley.

Nilton Varela sobre o Mundial 2026: «Portugal tem de estar no lote dos favoritos»

Nilton Varela é o mais recente convidado do Bola na Rede. Lateral de 25 anos joga agora no Beerschot VA (Bélgica) e falou sobre vários temas.