Juventus FC | Um novo paradigma em Turim

- Advertisement -

Após a eliminação precoce da Juventus FC nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões pela mão do Olympique de Lyon, bastaria um dia para a direcção do clube bianconero anunciar o despedimento de Maurizio Sarri, apenas um ano após a sua chegada a Turim.

Sob a sua orientação técnica, a Juventus viria a conquistar o Scudetto pela oitava época consecutiva. Porém, as derrotas na Supertaça para a Lazio, na final da Taça de Itália para o Nápoles e a eliminação nos oitavos da Champions, bem como o futebol praticado pela equipa, acabariam por ditar o despedimento do treinador de 61 anos.

A verdade é que o futebol praticado pela Vecchia Signora esteve longe de convencer. Não se assistiu ao “Sarriball” com o qual o ex-bancário atingiu os seus tempos áureos no Nápoles. Muitos consideraram este despedimento uma decisão precipitada por parte do clube, devido ao envelhecimento de alguns jogadores-chave do plantel, bem como pelo facto de Sarri se ter estreado numa nova realidade.

No entanto, tendo verificado alguns exemplos ao longo desta época, chego à conclusão de que, apesar de gostar muito de Maurizio Sarri, este não é o homem certo para conduzir a Juve até ao topo da Europa. Num clube que atravesse um ciclo de vitórias, ter uma boa ideia de jogo não basta. Também é preciso mostrar as qualidades mentais e de liderança necessárias para gerir um balneário que está habituado a ganhar e que está repleto de egos fortes.

Para a sua sucessão, foram apontados alguns nomes como Zinedine Zidane e Sérgio Conceição. No entanto, a escolha acabaria por surpreender tudo e todo, ao recair para Andrea Pirlo, que ainda há semanas atrás tinha sido apresentado como o treinador da equipa sub-23 bianconera.

A lenda do futebol italiano na altura, tinha mesmo declarado que tinha recebido propostas de clubes da Série A e da Premier League, mas optou por treinar os sub-23 da Juventus porque entendia que deveria começar a carreira de treinador por baixo.

No entanto, será que Andrea Pirlo vai ser capaz de trazer o troféu europeu mais desejado para Turim? Bem, tendo em conta o seu estilo enquanto jogador, provavelmente enquanto treinador irá procurar implementar um estilo de jogo atractivo e com muita posse de bola.

O principal ponto de interrogação em relação a Andrea Pirlo resume-se à capacidade de liderança. Nesse aspecto, a vantagem que Pirlo tem em relação a Sarri é que este já partilhou balneário com alguns jogadores e poderá usá-los para conquistar a confiança dos restantes jogadores.

Porém, sendo um treinador em início de carreira, também será necessário perceber se terá capacidade para se ambientar uma nova realidade num clube que tem a ambição para ganhar em todas as frentes, e se a partir do banco terá estofo para lidar com essa pressão.

Vejo em Andrea Pirlo alguém com potencialidades para se tornar num grande treinador, mas um passo destes no início da carreira, num clube que não possui o melhor contexto neste momento, tem tudo para correr mal. Veremos os próximos episódios em Turim.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Cabo Verde bate Sérvia por 3-0 no Restelo: eis mais resultados de jogos particulares

O Cabo Verde venceu a Sérvia por 3-0 num jogo de preparação para o Mundial 2026. Duelo decorreu este domingo no Estádio do Restelo.

O fim de uma era nos relvados: Jéssica Silva despede-se mais cedo do futebol para abraçar o papel de mãe

Em entrevista ao Record, a internacional portuguesa Jéssica Silva anunciou o ponto final na carreira profissional.

Konaté despede-se com mensagem sentimental: «Amo-vos a todos e levarei o Liverpool comigo para onde quer que vá»

Ibrahima Konaté publicou mensagem de despedida do Liverpool. Reds já oficializaram a saída do defesa-central.

Já é conhecido o Jogador do Ano e a Revelação da Champions League 2025/26

Khvicha Kvaratskhelia (PSG) é o Jogador do Ano da Champions League 2025/26. Já Arda Guler (Real Madrid) foi eleito a Revelação do Ano.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançam em Espanha: Bernardo Silva já tem acordo total com o Barcelona

Bernardo Silva e o Barcelona alcançaram acordo total. Negócio está bem encaminhado, porém ainda não está fechado.

Vitinha e Nuno Mendes escolhidos para o Onze do Ano da Champions League

Este domingo, a UEFA anunciou o Onze do Ano da edição 2025/26 da Champions League, contando com a presença de dois internacionais portugueses.

Liverpool recebe proposta de 20 milhões de euros por médio e aponta mais alto

O Inter Milão quer contratar Curtis Jones e ofereceu 20 milhões de euros. Liverpool pretende receber cerca de 30 milhões de euros pelo médio.