📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Juventus FC | Um novo paradigma em Turim

- Advertisement -

Após a eliminação precoce da Juventus FC nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões pela mão do Olympique de Lyon, bastaria um dia para a direcção do clube bianconero anunciar o despedimento de Maurizio Sarri, apenas um ano após a sua chegada a Turim.

Sob a sua orientação técnica, a Juventus viria a conquistar o Scudetto pela oitava época consecutiva. Porém, as derrotas na Supertaça para a Lazio, na final da Taça de Itália para o Nápoles e a eliminação nos oitavos da Champions, bem como o futebol praticado pela equipa, acabariam por ditar o despedimento do treinador de 61 anos.

A verdade é que o futebol praticado pela Vecchia Signora esteve longe de convencer. Não se assistiu ao “Sarriball” com o qual o ex-bancário atingiu os seus tempos áureos no Nápoles. Muitos consideraram este despedimento uma decisão precipitada por parte do clube, devido ao envelhecimento de alguns jogadores-chave do plantel, bem como pelo facto de Sarri se ter estreado numa nova realidade.

No entanto, tendo verificado alguns exemplos ao longo desta época, chego à conclusão de que, apesar de gostar muito de Maurizio Sarri, este não é o homem certo para conduzir a Juve até ao topo da Europa. Num clube que atravesse um ciclo de vitórias, ter uma boa ideia de jogo não basta. Também é preciso mostrar as qualidades mentais e de liderança necessárias para gerir um balneário que está habituado a ganhar e que está repleto de egos fortes.

Para a sua sucessão, foram apontados alguns nomes como Zinedine Zidane e Sérgio Conceição. No entanto, a escolha acabaria por surpreender tudo e todo, ao recair para Andrea Pirlo, que ainda há semanas atrás tinha sido apresentado como o treinador da equipa sub-23 bianconera.

A lenda do futebol italiano na altura, tinha mesmo declarado que tinha recebido propostas de clubes da Série A e da Premier League, mas optou por treinar os sub-23 da Juventus porque entendia que deveria começar a carreira de treinador por baixo.

No entanto, será que Andrea Pirlo vai ser capaz de trazer o troféu europeu mais desejado para Turim? Bem, tendo em conta o seu estilo enquanto jogador, provavelmente enquanto treinador irá procurar implementar um estilo de jogo atractivo e com muita posse de bola.

O principal ponto de interrogação em relação a Andrea Pirlo resume-se à capacidade de liderança. Nesse aspecto, a vantagem que Pirlo tem em relação a Sarri é que este já partilhou balneário com alguns jogadores e poderá usá-los para conquistar a confiança dos restantes jogadores.

Porém, sendo um treinador em início de carreira, também será necessário perceber se terá capacidade para se ambientar uma nova realidade num clube que tem a ambição para ganhar em todas as frentes, e se a partir do banco terá estofo para lidar com essa pressão.

Vejo em Andrea Pirlo alguém com potencialidades para se tornar num grande treinador, mas um passo destes no início da carreira, num clube que não possui o melhor contexto neste momento, tem tudo para correr mal. Veremos os próximos episódios em Turim.

Artigo revisto por Mariana Plácido

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Marselha goleia e Lyon de Paulo Fonseca vence com ajuda de Afonso Moreira: Eis os resultados do dia na Taça de França

Marselha venceu 6-0 ao Bourg-en-Bresse, enquanto o Lyon bateu o Saint-Cyr Collonges por 3-0. As equipas já conhecem o próximo adversário.

Ariana Grande disse “Santa Telma” e só aí o Sporting competiu com o Benfica

Quando Ariana Grande disse “Santa, tell me if you're really there”, ocorreu numa clara homofonia. Quem estava cá era, realmente, a Santa Telma.

Futsal: Seleção Nacional fecha o ano com triunfo sobre a Ucrânia

Portugal venceu por 5-2 a Ucrânia, em Tavira. Depois do empate no primeiro particular, a seleção nacional ganhou e fechou o ano da melhor forma.

Corinthians leva a melhor sobre o Vasco da Gama e conquista a Taça do Brasil

O Corinthians venceu o Vasco da Gama durante este domingo por duas bolas a uma, em jogo da segunda mão da final da Taça do Brasil.

PUB

Mais Artigos Populares

Já jogou no Casa Pia e faz parte da equipa revelação da La Liga 2

Samuel Obeng representou o Casa Pia durante a temporada 2024/25. Atualmente, veste a camisola do Ceuta, conjunto da La Liga 2.

Micael Sequeira responde ao Bola na Rede: «Fomos beneficiados pela ousadia que tivemos e pelo risco na segunda parte»

Micael Sequeira analisou o empate entre o Sporting e o Benfica. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede: «Conseguimos controlar a construção e tipologia do jogo do Sporting, que se resumia muito a profundidade e...

Ivan Baptista analisou o empate entre o Sporting e o Benfica. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.